Ata da Sessão do Conselho Universitário Realizada no dia 10 de Julho de 1967.
Em seguida o Magnífico Reitor anunciou a "Ordem do Dia" - dar cumprimento ao disposto na letra q) do artigo 36 do Estatuto da Universidade, eleição do Vice -Reitor, convidando o Conselheiro Pires da Veiga para servir como escrutinador. Procedida à eleição, com 24 votantes, observou-se o seguinte resultado: Professor Hernani Sobral 22 votos, Professor Adriano Pondé 2 votos. Face ao resultado apurado, Magnífico Reitor declarou eleito ao cargo de Vice - Reitor, no período 1967/1970, o professor Hernani Sobral. Após manifestar a sua satisfação pela escolha do Professor Hernani Sobral o Magnifico Reitor ressaltou e agradeceu os relevantes serviços prestados pelo Professor Adriano Pondé a Universidade da Bahia, durante seis anos, no exercício do cargo de Vice-Reitor.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.
Não houve.
Havendo número legal o Magnífico Reitor declarou aberta a sessão, convidando o SECRETARIO a proceder a leitura da ATA da sessão anterior, a qual, depois de lida e posta em discussão, foi unanimemente aprovada.
Na hora do expediente o secretário leu diversos telegramas acerca do óbito do Reitor Miguel Calmon.
- Ofício da Faculdade de Farmácia informando sobre a recondução ao cargo de Vice-Diretor, o Prof. Adalberto de Carvalho e para representante e suplente no Conselho Universitário, os Professores Nilmar Vicente Pereira da Rocha e Elsimar Metzker Coutinho.
- Ofício da Faculdade de Direito informando que elegeu para representar no Conselho Universitário o Professor Lafayete Pondé, e para suplente Aderbal da Cunha Gonçalves.
Após a leitura do expediente o Magnífico Reitor agradeceu a confiança depositada nele, pelos Colegas Conselheiros.
Em seguida S. Magnificência fez referencia ao trabalho já realizado pela Comissão de Reforma, salientando a urgência com que deve a Universidade completar os trabalhos relativos ao plano de reestruturação, em atendimento a prazo estabelecido em lei, comunicando, ainda a presença desta Capital dos Professores Walnir Chagas e Nilton Sucupira, os quais vão colaborar com a Comissão de Reforma.
Ainda com a palavra, disse que irá visitar todas as unidades para poder observar as condições de trabalho e a suas necessidades.
Em seguida S. Magnificência disse que ocorreram várias modificações na composição do Conselho, umas permanentes outras temporárias. Comunicou ainda a reeleição dos Professores Sylvio Faria e Luiz Fernando Macedo Costa, respectivamente para representante e suplente dos Docentes Livres e a aposentadoria compulsória do Professor Magalhães Neto, ressaltando os numerosos serviços prestados pelo eminente Professor ao Conselho de Curadores e ás Faculdades de Medicina e Filosofia.
Franqueada a palavra fez uso da mesma o Conselheiro Queiroz Muniz, o qual, após ressaltar os relevantes serviços prestados à Universidade pelo Professor Magalhaes Neto, recentemente aposentado, apresentou uma moção de reconhecimento e de admiração ao mencionado Professor. Por proposta do Conselheiro Adriano Pondé a Moção apresentada pelo Conselheiro Queiroz Muniz foi aprovada por aclamação.
Também o Conselheiro João Mendonça teceu considerações sobre a personalidade do Professor Magalhães Neto, informando que, oportunamente, apresentará emenda ao Estatuto da Universidade para se considerar como membros do Conselho aqueles que Já tivessem exercido o mandato por mais de 15 anos. O Magnífico Reitor sugeriu ao Conselheiro João Mendonça que formulasse por escrito a sua proposta para que fosse a mesma encaminda à Comissão de Legislação e Recursos para a devida apreciação.
O Conselheiro Pires da Veiga justificou a ausência do Conselheiro Carlos Geraldo, o qual se encontra na Guanabara em viagem de estudos.