Ata da Sessão do Conselho Universitário Realizada no dia 10 de Julho de 1967.

Pauta: 

 Em seguida o Magnífico Reitor anunciou a "Ordem do Dia" - dar cumprimento ao disposto na letra q) do artigo 36 do Estatuto da Universidade, eleição do Vice -Reitor, convidando o Conselheiro Pires da Veiga para servir como escrutinador. Procedida à eleição, com 24 votantes, observou-se o seguinte resultado: Professor Hernani Sobral 22 votos, Professor Adriano Pondé 2 votos. Face ao resultado apurado, Magnífico Reitor declarou eleito ao cargo de Vice - Reitor, no período 1967/1970, o professor Hernani Sobral. Após manifestar a sua satisfação pela escolha do Professor Hernani Sobral o Magnifico Reitor ressaltou e agradeceu os relevantes serviços prestados pelo Professor Adriano Pondé a Universidade da Bahia, durante seis anos, no exercício do cargo de Vice-Reitor.
 
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão. 

Local: 
Não consta.
Data: 
seg, 10/07/1967 - 09:00
O que ocorrer: 

Não houve.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Reitor Dr. Roberto Santos
Conselheiro João Mendonça
Conselheiro Arnaldo Silveira
Conselheiro Emídio Magalhães
Conselheiro Juarez Paraiso
Conselheiro Adalberto Carvalho
Conselheiro Hernani Sobral
Conselheiro Oscar Caetano
Conselheiro Queiroz Muniz
Conselheiro Sandoval Silva
Conselheiro José Calazans
Conselheiro Messias Lemos Lopes
Conselheira Ivete Oliveira
Conselheira Alba Farias
Conselheiro Shiguemi Fujimori
Conselheiro Torres Homem
Conselheiro Pires Da Veiga
Conselheiro Alceu Hiltner
Conselheiro Tobias Neto
Conselheiro Elsimar Coutinho
Conselheiro Lafayete Pondé
Conselheiro Adriano Pondé
Acadêmico Carlos Rodrigues
Académico Walter Baptista.
Expediente: 

Havendo número legal o Magnífico Reitor declarou aberta a sessão, convidando o SECRETARIO a proceder a leitura da ATA da sessão anterior, a qual, depois de lida e posta em discussão, foi unanimemente aprovada.
Na hora do expediente o secretário leu diversos telegramas acerca do óbito do Reitor Miguel Calmon.
- Ofício da Faculdade de Farmácia informando sobre a recondução ao cargo de Vice-Diretor, o Prof. Adalberto de Carvalho e para representante e suplente no Conselho Universitário, os Professores Nilmar Vicente Pereira da Rocha e Elsimar Metzker Coutinho.
- Ofício da Faculdade de Direito informando que elegeu para representar no Conselho Universitário o Professor Lafayete Pondé, e para suplente Aderbal da Cunha Gonçalves.
Após a leitura do expediente o Magnífico Reitor agradeceu a confiança depositada nele, pelos Colegas Conselheiros.
Em seguida S. Magnificência fez referencia ao trabalho já realizado pela Comissão de Reforma, salientando a urgência com que deve a Universidade completar os trabalhos relativos ao plano de reestruturação, em atendimento a prazo estabelecido em lei, comunicando, ainda a presença desta Capital dos Professores Walnir Chagas e Nilton Sucupira, os quais vão colaborar com a Comissão de Reforma.
Ainda com a palavra, disse que irá visitar todas as unidades para poder observar as condições de trabalho e a suas necessidades.
Em seguida S. Magnificência disse que ocorreram várias modificações na composição do Conselho, umas permanentes outras temporárias. Comunicou ainda a reeleição dos Professores Sylvio Faria e Luiz Fernando Macedo Costa, respectivamente para representante e suplente dos Docentes Livres e a aposentadoria compulsória do Professor Magalhães Neto, ressaltando os numerosos serviços prestados pelo eminente Professor ao Conselho de Curadores e ás Faculdades de Medicina e Filosofia.
Franqueada a palavra fez uso da mesma o Conselheiro Queiroz Muniz, o qual, após ressaltar os relevantes serviços prestados à Universidade pelo Professor Magalhaes Neto, recentemente aposentado, apresentou uma moção de reconhecimento e de admiração ao mencionado Professor.  Por proposta do Conselheiro Adriano Pondé a Moção apresentada pelo Conselheiro Queiroz Muniz foi aprovada por aclamação.
 Também o Conselheiro João Mendonça teceu considerações sobre a personalidade do Professor Magalhães Neto, informando que, oportunamente, apresentará emenda ao Estatuto da Universidade para se considerar como membros do Conselho aqueles que Já tivessem exercido o mandato por mais de 15 anos. O Magnífico Reitor sugeriu ao Conselheiro João Mendonça que formulasse por escrito a sua proposta para que fosse a mesma encaminda à Comissão de Legislação e Recursos para a devida apreciação.
 
O Conselheiro Pires da Veiga justificou a ausência do Conselheiro Carlos Geraldo, o qual se encontra na Guanabara em viagem de estudos.