Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada no dia 12 de agosto de 1966.

Pauta: 

“ORDEM DO DIA”
Eleições para as vagas nas Comissões Permanentes. Face aos resultados verificados o Senhor Presidente declarou eleitos e empossados – para a Comissão de Orçamento o Conselheiro Carlos Simas; Para a Comissão de Ensino a Conselheira Ivete Oliveira; para a Comissão de Publicações o Conselheiro João José Rescala e para suplente da Comissão de Publicações o Conselheiro Queiroz Muniz.
Dando prosseguimento à Ordem do Dia o Conselheiro Magalhães Neto, Presidente da Comissão de Legislação e Recursos, relatou o processo proveniente da Diretoria da Escola Politécnica, relativo à segunda representação estudantil no Conselho Departamental e na Congregação. O Conselheiro disse que o Parecer da Comissão há havia sido proferido na sessão anterior e que, naquela ocasião, o Presidente do Diretório Acadêmico pedira “vistas” do processo, devolvendo o sem contrariar o Parecer. O Conselho, por unanimidade, aprovou o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos.
O Senhor Presidente disse que deixava de ser apreciado o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos sobre o recurso do Professor José Simões e Silva Junior, por causa da ausência do Conselheiro Relator Lafayete Pondé.
O Conselheiro Magalhães Neto explicou que está informado que, de referência ao processo mencionado pelo Senhor Presidente, o aludido processo foi novamente convertido em diligência pelo Conselheiro Relator.
O Conselheiro Magalhães Neto apresentou o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos sobre processo proveniente da Escola de Belas Artes e referente a designação pela Diretoria de Acadêmico  para responder pelo expediente do Diretório, em razão da não realização da eleição.
O Conselheiro Magalhães Neto disse que, em face da Lei nº4464, o Parecer da Comissão era contrário à designação efetuada pela Diretoria da Escola, devendo o Diretório permanecer vago enquanto não se realizar a eleição, ficando em conseqüência, suspensa a representação estudantil nos órgãos deliberativos. Após discussão, o Conselho, contra os votos dos Conselheiros João Rescala e João Mendonça, aprovou o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos.
O Conselheiro Jorge Novis apresentou o Parecer da Comissão de Ensino referente ao processo da Escola de Belas Artes, no qual a Congregação indica nomes de Professores de outras unidades a fim de completar seu “quorum” para a realização de dois concursos. Os nomes indicados foram os dos professores Albérico Fraga, Alberto Valença, Americo Simas Filho, Carlos Simas, Elisio Lisboa, Hernani Sobral, Frederico Simas Saraiva, Godofredo Filho, Guilherme Ávila, Hélio Simões, Ismael de Barros, Jair Brandão, José Calasans, Lauro Sampaio, Magno Valente, Messias Lemos Lopes, Pedro Tavares Filho, Raymundo de Aguiar e Walter Veloso Gordilho. O Parecer da Comissão de Ensino, favorável à mencionada proposta, foi unanimemente aprovada.
Continuando com a palavra o Conselheiro Jorge Novis apresentou Parecer da Comissão de Ensino sobre a proposta de concessão do título de Professor Honorário ao Professor Hendrik Zwarenoteyn, fórmula pela Escola de Administração. O Parecer, favorável à proposta, foi unanimemente aprovado.
Usando da palavra o Senhor Presidente registrou a presença dos professores Guilherme Ávila e Adalberto Carvalho, Diretores das Faculdades de Arquitetura e Farmácia, respectivamente, dizendo que a Reitoria esperava a colaboração dos mesmos nos trabalhos do Conselho.
 
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão. 

Local: 
Não consta.
Data: 
sex, 12/08/1966 - 09:00
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer. 

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Reitor Dr. Miguel Calmon
Conselheiro Carlos Simas
Conselheiro Luciano Aguiar
Conselheiro Thales de Azevedo
Conselheiro Jorge Novis
Conselheiro Ivete Oliveira
Conselheiro Carlos Geraldo
Conselheiro João Rescala
Conselheiro Adalberto de Carvalho
Conselheiro Lafayete Pondé
Conselheiro Juarez Paraiso
Conselheiro Arnaldo Silveira
Conselheiro Nilmar Rocha
Conselheiro Queiroz Muniz
Conselheiro João Mendonça
Conselheiro Guilherme Avila
Conselheiro Sylvio Faria
Conselheiro Torres Homem
Conselheiro Magalhães Neto
Conselheiro Carlos Sá
Conselheiro Paulo Brandão
Conselheiro Ivo Braga
Conselheiro Mário Barros
Acadêmico Raimundo Araújo.
Expediente: 

Declarada aberta a sessão. Lida e discutida a ata de 21 de junho de 1966, foi unanimemente aprovada. Também, lida e discutida a ata de 27 de junho de 1966, foi unanimemente aprovada.
Pedido que fosse ignorado o ofício expedido pelo encarregado do Serviço de Material da Reitoria porque o mesmo foi enviado à revelia da administração superior e o assunto nele tratado não tem procedência.
Por proposta do Conselheiro Carlos Simas foi unanimemente aprovada uma Moção de pesar pelo falecimento do Dr. Joaquim Inácio Tosta Filho.
Por proposta do Conselheiro Sylvio Faria foi registrado em ata um voto de reconhecimento pelos serviços prestados ao Conselho pela Professora Dyrce Araújo e Hernani Sobral que ocupavam, respectivamente, as funções de Diretores das Faculdades de Farmácia e Arquitetura.
O Acadêmico Raimundo Araújo informou à Casa que ainda de encontram presos os Acadêmicos que foram detidos pela polícia quando, na noite de 23 de julho, afixavam cartazes referentes à REUNIÃO DA une.
O Conselheiro Thales de Azevedo teceu considerações sobre o andamento de duas propostas que fizera ao Conselho para concessão do título de “Doutor Honoris Causa” ao Monsenhor Apio Silva e o Monsenhor Correia, informando, com pesar à Casa o falecimento deste último. O Senhor Presidente informou que os processos foram encaminhados à Comissão de Ensino.
 
Os Conselheiros João Mendonça e Magalhães Neto teceram considerações sobre as eleições para as vagas existentes nas Comissões Permanentes.