Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada no dia 14 de outubro de 1966.

Pauta: 

Passando à "Ordem do Dia" o Magnífico Reitor explicou que, por solicitação do
Diretor da Faculdade de Arquitetura, Conselheiro Messias Lopes, colocou na "ORDEM DO DIA" o Regimento da referida Faculdade, devendo, contudo, o Conselho, preliminarmente, decidir se o assunto é cabível de discussão ou se ele mantem sua decisão anterior de que nenhum Regimento deva ser discutido antes de que seja aprovada a reforma do Estatuto da Universidade. Após discussão, o CONSELHO, em face das ponderações apresentadas pelo Diretor da Faculdade de Arquitetura, por unanimidade, decidiu apreciar o projeto de Regimento apresentado pela Congregação da referida Faculdade, após a mesma refundir o capítulo referente à Constituição do corpo docente e auxiliar de ensino – Capítulo I, título 8º. Esta ultima decisão foi uma consequência da aprovação da proposta do Conselheiro Magalhães Neto, da Comissão de Legislação e Recursos.
 
 
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.

Local: 
Não consta.
Data: 
sex, 14/10/1966 - 09:00
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Reitor Dr. Miguel Calmon
Conselheiro Adriano Pondé
Conselheiro Jorge Novis
Conselheiro Thales de Azevedo
Conselheiro Magalhães Neto
Conselheira Dyrce Araújo
Conselheiro Nilmar Rocha
Conselheiro Messias Lopes
Conselheiro Carlos Simas
Conselheiro Queiroz Muniz
Conselheiro Alba de Farias
Conselheiro Shiguemi Fujimori
Conselheiro Torres Homem
Conselheiro Ivete Oliveira
Conselheiro Juarez Paraiso
Conselheiro João Mendonça
Conselheiro Ivo Braga
Conselheiro Lafayete Pondé
Conselheiro Orlando Gomes
Conselheiro Sylvlo Faria
Conselheiro Alceu Hiltner
Conselheiro Arnaldo Silveira
Acadêmico Saul Quadros
Acadêmico Quadros Neto.
Expediente: 

Declarada Aberta a sessão, convidando o Secretário a proceder a leitura da ata da sessão realizada no dia 26 de agosto do corrente ano, a qual, depois de lida e posta em discussão, foi unanimemente aprovada.
 
Na hora do expediente o Magnífico Reitor deu conhecimento à Casa do ofício recebido do Ministério da Educação e da Cultura, a respeito da composição das listas triplicas, transmitindo o entendimento do Consultor Geral da República sobre dispositivo da Lei de Diretrizes e Bases relativo ao assunto.
 
A seguir S. Magnificência deu conhecimento ao Conselho do ofício recebido da Diretoria da Faculdade de Filosofia referente o funcionamento do Curso de psicologia, explicando que no respectivo há Pareceres das Comissões de Legislação e Recursos e todavia, ainda não foram apreciados pelo Conselho.
 
O Magnífico Reitor, e os Conselheiros, após usarem da palavra, sobre os Pareceres das Comissões de Legislação e Recursos e de Ensino,  ambos favoráveis a. reforma do Regimento Interno da Faculdade de Filosofia visando a criação do Curso de Psicologia, condicionando, porém, o seu funcionamento à deliberação do Conselho de Curadores.
 
 Novamente com a palavra S. Magnificência fez urna exposição a respeito da situação financeira da Universidade, bem como sobre o orçamento para o próximo ano. Em seguida tratou do problema da cobrança de anuidade, informando que o Conselho de Reitores já está procedendo a um estudo sobre a condição socioeconômica do estudante brasileiro, sobre o último assunto falaram, também, os Conselheiros Saul Quadros e João Quadros.
 
Novamente com a palavra o Magnífico Reitor tratou do problema da confecção de um diploma padrão, carteira de identidade para alunos e Professores e concurso de habilitação único para a Universidade, informando que esses assuntos serão estudados pelos órgãos técnicos e, posteriormente, apreciados pelo Conselho. Ainda S. Magnificência fez referência a alguns instrumentos e aparelhos importantes que deveriam ser utilizados por mais de uma unidade,
 
Outra vez usando da palavra o Magnifico Reitor felicitou o Diretório Central dos Estudantes pela Semana de Estudos que estão realizando e a Faculdade de Medicina pelo brilhantismo do espetáculo  proporcionado pelo seu Coral.
 
O Conselheiro Magalhães Neto teceu considerações sobre publicação feita no Boletim Informativo da Universidade parte Cultural, correspondente aos meses de março e abril, pedindo que fossem retificadas suas palavras a respeito da exposição do Professor Durmeval Trigueiros.
 
 
O Conselheiro Thales de Azevedo informou que já oficiou ao Departamento Cultural, a respeito do assunto tratado pelo Conselheiro Magalhães Neto e o Conselheiro Nilmar Rocha teceu considerações sopre o relatório da Comissão de Pesquisa, publicado no Boletim Informativo números 108 e 109, informando que os auxílios financeiros concedidos foram bem maiores do que os ali enumerados e que não constaram do relatório os trabalhos realizados pelos pesquisadores área da Química.
 
 O Conselheiro Saul Quadros comunicou ao Conselho que o Diretório Central dos Estudantes já tem suas eleições marcadas para renovação de sua Diretoria e que, provavelmente, esta será a última reunião a que comparecerá, razão por que queria agradecer a atenção  que foi dispensada à representação estudantil, na sua pessoa, O Magnífico Reitor, interpretando o  pensamento de todos os Senhores Conselheiros, manifestou ao Académico Saul Quadros o agradecimento do Conselho Universitário pela sua atuação equilibrada, sensata e à altura dos anseios da comunidade Universitária.