Ata da Sessão do Conselho Universitário Realizada no dia 15 de Maio de 1967.

Pauta: 

Não havendo mais quem quisesse usar da palavra o Senhor Presidente anunciou a “Ordem do Dia” – dar cumprimento ao disposto na letra p) do artigo 36 do Estatuto da Universidade (organizar a lista tríplice para o provimento do cargo de Reitor, mediante eleição em três escrutínios consecutivos por votação uninominal). Convidando o Conselheiro Pedro Pina para servir como escrutinador.
Em razão do resultado apurado, o Senhor Presidente declarou que a lista tríplice a ser encaminhada a alta consideração do Exmo. Senhor Presidente da República, para escolha do Reitor desta Universidade, ficou assim constituída: Professor Orlando Gomes (1º escrutínio), Professor Roberto Santos (2º escrutínio) e Professor Hernani Sobral (3º escrutínio).
Franqueada a palavra fez o uso da mesma o Conselheiro Orlando Gomes, o qual proferiu as seguintes palavras: "Magnífico Reitor, peço que se registre na ata dos trabalhos de hoje o meteu comovido agradecimento a essa demonstração de apreço que acabo (10 receber, tanto mais quanto ela significa uma dignificante prova de confiança. Ao expressar meu reconhecimento a todos os meus pares deste Conselho, Diretores de Faculdade, professores catedráticos, docentes livres e estudantes, quero apenas dizer que os meus 33 anos de magistério superior e 20 de constante dedicação a esta Universidade encontram nesta indicação espontânea  a maior recompensa que o destino reservaria a um homem sem ambições. Distinguido como fui, mas não distinto, devo dizer que, sejam quais forem as vicissitudes, provações ou desenganos que o futuro contenha, jamais me esquecerei dessa prova de simpatia e de afeto porque sou daqueles que cultivam a flor da gratidão. A todos que me prestaram esta homenagem, tão emocionante para mim, a minha gratidão, o meu reconhecimento, o meu profundo agradecimento".
 Usando da palavra o Conselheiro Alceu Hiltner consultou a Casa sobre a maneira de agir em relação ao recente Decreto Presidencial suspendendo a realização de concursos para o magistério Superior. Após discussão, da qual participaram os Conselheiros Orlando Gomes, Queiroz Muniz, João Mendonça, Arnaldo Silveira e Carlos Geraldo, o Conselho resolveu que o assunto deverá ser examinado pela Comissão de Legislação e Recursos.
 
 Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.

Local: 
Não consta.
Data: 
seg, 15/05/1967 - 09:00
O que ocorrer: 

Não houve. 

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Dr. Adriano Pondé
Vice -Reitor
Conselheiro Shiguemi Fujimori
Conselheiro Pedro Tavares
Conselheiro Jorge Novis
Conselheiro Carlos Geraldo
Conselheiro Nilmar Rocha
Conselheiro Magalhães Neto
Conselheira Alba Farias
Conselheiro Alceu Hiltner
Conselheiro Ivete Oliveira
Conselheiro Queiroz Muniz
Conselheiro Dyrce Araújo
Conselheiro Torres Homem
Conselheiro Evandro Sclineider
Conselheiro Messias Lopes
Conselheiro Lafayete Pondé
Conselheiro João Mendonça
Conselheiro Orlando Gomes
Conselheiro Sylvio Faria
Conselheiro Pedro Pina
Conselheiro Thales de Azevedo
Conselheiro Juarez Paraiso
Conselheiro Oscar Caetano
Conselheiro Arnaldo Silveira
Acadêmico Carlos Rodrigues
Académico Walter Baptista.
Expediente: 

 Havendo numero legal o Senhor Presidente declarou aberta a sessão, convidando o Secretário a proceder à leitura da Ata da sessão realizada no dia 13 de abril do corrente ano, a qual , depois de lida e Posta em discussão, foi unanimemente aprovada.
 Em seguida foi lida posta em discussão e unanimemente aprovada, com a retificação proposta pelo Conselheiro João Mendonça no sentido de que constasse que foi a mesma realizada na Escola de Enfermagem, a Ata da sessão realizada no dia 25 de abril, o Senhor Presidente proferiu a algumas palavras sobre o falecido Miguel Calmon.
Franqueada a palavra fez o uso da mesma o Conselheiro Queiroz Muniz, o qual propôs fossem transcritos na Ata da sessão e publicados no Boletim Cultural os artigos dos Professores Pedro Calmon e Zitelmann de Oliva sobre a personalidade do Magnífico Reitor Miguel Calmon. A proposta do Conselheiro Queiroz Muniz foi unanimemente aprovada.
Em seguida foi unanimemente aprovada proposta formulada pelo Conselheiro  Sylvio Faria para designar o "Núcleo Miguel Calmon" o núcleo universitário da Federação. O Conselheiro Carlos Geraldo propôs que, ao lado dos dois artigos referidos pelo Conselheiro Queiroz Muniz fosse, também, inserido o proferido pelo Conselheiro Jorge Novis no "Rotary Clube" e publicado no Jornal "A Tarde". A proposta do Conselheiro Carlos Geraldo foi unanimemente aprovada.
Após tecer considerações sobre a personalidade do Reitor Miguel Calmon, o Conselheiro Thales de Azevedo informou ao Conselho que, logo após o falecimento do Reitor, um grupo de alunos do Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia endereçou à direção do estabelecimento urna proposta para que fosse o mencionado Colégio denominado "Colégio de Aplicação Reitor Miguel Calmon". Informou que o referido projeto já foi aprovado pelo Conselho Departamental e será submetido à Congregação e trazido à ratificação deste Conselho.
Por proposta do Conselheiro João Mendonça o Conselho, por unanimidade, resolveu, de logo, aprovar a sugestão apresentada pelos alunos.
Usando da palavra o Conselheiro Evandro Schneider registrou os relevantes serviços prestados pelo Reitor Miguel Calmon à Escola de Belas Artes.
 
Em seguida foi unanimemente aprovada a proposta do Conselheiro Juarez Paraíso para se construir um monumento à memória do Reitor Miguel Calmon, ficando a realização deste trabalho a cargo da Escola de Belas Artes.