Ata da Sessão do Conselho Universitário Realizada no dia 15 de Maio de 1967.
Não havendo mais quem quisesse usar da palavra o Senhor Presidente anunciou a “Ordem do Dia” – dar cumprimento ao disposto na letra p) do artigo 36 do Estatuto da Universidade (organizar a lista tríplice para o provimento do cargo de Reitor, mediante eleição em três escrutínios consecutivos por votação uninominal). Convidando o Conselheiro Pedro Pina para servir como escrutinador.
Em razão do resultado apurado, o Senhor Presidente declarou que a lista tríplice a ser encaminhada a alta consideração do Exmo. Senhor Presidente da República, para escolha do Reitor desta Universidade, ficou assim constituída: Professor Orlando Gomes (1º escrutínio), Professor Roberto Santos (2º escrutínio) e Professor Hernani Sobral (3º escrutínio).
Franqueada a palavra fez o uso da mesma o Conselheiro Orlando Gomes, o qual proferiu as seguintes palavras: "Magnífico Reitor, peço que se registre na ata dos trabalhos de hoje o meteu comovido agradecimento a essa demonstração de apreço que acabo (10 receber, tanto mais quanto ela significa uma dignificante prova de confiança. Ao expressar meu reconhecimento a todos os meus pares deste Conselho, Diretores de Faculdade, professores catedráticos, docentes livres e estudantes, quero apenas dizer que os meus 33 anos de magistério superior e 20 de constante dedicação a esta Universidade encontram nesta indicação espontânea a maior recompensa que o destino reservaria a um homem sem ambições. Distinguido como fui, mas não distinto, devo dizer que, sejam quais forem as vicissitudes, provações ou desenganos que o futuro contenha, jamais me esquecerei dessa prova de simpatia e de afeto porque sou daqueles que cultivam a flor da gratidão. A todos que me prestaram esta homenagem, tão emocionante para mim, a minha gratidão, o meu reconhecimento, o meu profundo agradecimento".
Usando da palavra o Conselheiro Alceu Hiltner consultou a Casa sobre a maneira de agir em relação ao recente Decreto Presidencial suspendendo a realização de concursos para o magistério Superior. Após discussão, da qual participaram os Conselheiros Orlando Gomes, Queiroz Muniz, João Mendonça, Arnaldo Silveira e Carlos Geraldo, o Conselho resolveu que o assunto deverá ser examinado pela Comissão de Legislação e Recursos.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.
Não houve.
Havendo numero legal o Senhor Presidente declarou aberta a sessão, convidando o Secretário a proceder à leitura da Ata da sessão realizada no dia 13 de abril do corrente ano, a qual , depois de lida e Posta em discussão, foi unanimemente aprovada.
Em seguida foi lida posta em discussão e unanimemente aprovada, com a retificação proposta pelo Conselheiro João Mendonça no sentido de que constasse que foi a mesma realizada na Escola de Enfermagem, a Ata da sessão realizada no dia 25 de abril, o Senhor Presidente proferiu a algumas palavras sobre o falecido Miguel Calmon.
Franqueada a palavra fez o uso da mesma o Conselheiro Queiroz Muniz, o qual propôs fossem transcritos na Ata da sessão e publicados no Boletim Cultural os artigos dos Professores Pedro Calmon e Zitelmann de Oliva sobre a personalidade do Magnífico Reitor Miguel Calmon. A proposta do Conselheiro Queiroz Muniz foi unanimemente aprovada.
Em seguida foi unanimemente aprovada proposta formulada pelo Conselheiro Sylvio Faria para designar o "Núcleo Miguel Calmon" o núcleo universitário da Federação. O Conselheiro Carlos Geraldo propôs que, ao lado dos dois artigos referidos pelo Conselheiro Queiroz Muniz fosse, também, inserido o proferido pelo Conselheiro Jorge Novis no "Rotary Clube" e publicado no Jornal "A Tarde". A proposta do Conselheiro Carlos Geraldo foi unanimemente aprovada.
Após tecer considerações sobre a personalidade do Reitor Miguel Calmon, o Conselheiro Thales de Azevedo informou ao Conselho que, logo após o falecimento do Reitor, um grupo de alunos do Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia endereçou à direção do estabelecimento urna proposta para que fosse o mencionado Colégio denominado "Colégio de Aplicação Reitor Miguel Calmon". Informou que o referido projeto já foi aprovado pelo Conselho Departamental e será submetido à Congregação e trazido à ratificação deste Conselho.
Por proposta do Conselheiro João Mendonça o Conselho, por unanimidade, resolveu, de logo, aprovar a sugestão apresentada pelos alunos.
Usando da palavra o Conselheiro Evandro Schneider registrou os relevantes serviços prestados pelo Reitor Miguel Calmon à Escola de Belas Artes.
Em seguida foi unanimemente aprovada a proposta do Conselheiro Juarez Paraíso para se construir um monumento à memória do Reitor Miguel Calmon, ficando a realização deste trabalho a cargo da Escola de Belas Artes.