Ata da Sessão do Conselho Universitário Realizada no dia 17 de Janeiro de 1967.

Pauta: 

Passando à "Ordem do Dia" o Magnífico Reitor informou que o ítem a) era referente á apresentação do trabalho da Comissão de Reforma, explicando que a Comissão referida trabalhou intensamente de maneira a poder orientar o trabalho dentro das normas fixadas pelo Conselho Universitário, preparando um trabalho que representa uma parte do Estatuto da Universidade, o qual, para conhecimento de todos os Professores e das respectivas Congregações, está sendo impresso.
Em seguida S. Magnificência anunciou os itens b) e c) da "Ordem do Dia" - incorporação da Escola Agronômica e da Escola de Medicina Veterinária.  Após exposição feita pelo Magnífico Reitor sobre o assunto, e de falarem, como consta das notas taquigráficas anexas, os Conselheiros Thales De Azevedo, Magalhães Neto, Orlando Gomes, Jorge Valente, Sylvio Faria e Lafayete Pondé, o Conselho, por unanimidade, aprovou o Parecer da Comissão de Orçamento, sendo Relator o Conselheiro Sylvio Faria.
Dando prosseguimento à “Ordem do Dia”, anunciado o item d) - Parecer da Comissão de Ensino sobre o anteprojeto de Resolução para criação da Comissão Permanente de seleção se alunos (vestibular único) - concedendo a palavra à CONSELHEIRA Ivete Oliveira para apresentar o Parecer da referida Comissão.
Após discussão, da qual participaram o Magnifico Reitor e os Conselheiros João Mendonça, Ivete Oliveira, Newton Guimarães, Magalhães Neto, Walter Baptista, Thales de Azevedo e Messias Lopes, foi então, aprovada pelo Conselho a seguinte Resolução:
Resolução do Conselho Universitário da Universidade Federal da Bahia para criação de órgão central destinado a realizar a seleção de candidatos ao ingresso na Universidade Federal da Bahia. O Conselho Universitário da Universidade Federal da Bahia, no uso de suas atribuições legais, resolve:
Item I - Criar a Comissão Permanente de Seleção de Alunos (COPESA) com a incumbência de, observado o disposto na Legislação Federal, fixar normas concernentes às atividades de seleção de candidatos ao Ingresso na Universidade Federal da Bahia, para preenchimento de vagas existentes;

 Item II - A COPESA será constituída, mediante ato de designação do Reitor pelos seguintes membros;
            a) Diretores das Escolas e Faculdades ou representantes por eles indicados;
            b) representantes do CECIBA, IDOV e DCE; c) representantes de outros órgãos ou                                  entidades que exerçam atividades relacionadas com o assunto, a juízo do Reitor;
Item III - A execução das provas de seleção, segue do as normas estabelecidas pela Comissão, caberá a uma Comissão Executiva, integrada por grés membros designados pelo Reitor;
 Item IV - Compete à Comissão Executiva:
            a) planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar o processo de seleção, em todas as suas fases, devendo desenvolver as suas atividades com observância dos princípios normativos fixados pela COPESA e constantes da Legislação federal;
             b) encaminhar às Unidades Universitárias relação dos candidatos habilitados ao ingresso na Universidade, consoante os resultados obtidos nas provas de seleção;
Item V - Para execução das atividades constantes desta Resolução deverão as Unidades  Universitárias:
             a) fixar e encaminhar à Comissão Executiva, até 30 de novembro de cada ano o numero de vagas para o ingresso na série de seus cursos;
             b) por à disposição da Comissão Executiva o pessoal docente que se fizer necessário para a realização e fiscalização das provas de seleção;
            c) fornecer outros dados e ele - mentos que sejam solicitados pela Comissão Executiva;
Item VI - Revogam-se as disposições em contrário constantes dos Regimentos das Faculdades, Escolas e Instituições complementares desta Universidade Federal da Bahia".
Novamente com a palavra a Conselheira Ivete Oliveira apresentou o Parecer da Comissão de Ensino referente ao processo nº 0034/66, da Faculdade de Filosofia, propondo a modificação do currículo do Curso de Jornalismo. O PARECER, unanimemente aprovado Conselho, foi favorável à alteração da proposta.
Novamente com a palavra a Conselheira Ivete Oliveira apresentou o Parecer da Comissão  e Ensino sobre o processo n9 19.59676' da Faculdade de Filosofia, referente à situação dos alunos já matriculados em face a ampliação do curso de jornalismo. O Parecer da Comissão de Ensino, no sentido de que fosse o processo remetido à Comissão de Legislação e Recursos, foi unanimemente aprovado.
Em seguida o Conselheiro Lafayete Pondé apresentou o Parecer da Comissão e Legislação e Recursos sobre o processo da Faculdade de Filosofia referente à consolidação dos seus dispositivos regimentais.  O Parecer da Comissão, favorável a proposta apresentada, foi unanimemente aprovado.
O Conselheiro Magalhães Neto solicitou a inclusão, na "Ordem do Dia" da próxima reunião, do processo referente ao Regimento interno da Faculdade de Arquitetura.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.
 
 

Local: 
Não consta.
Data: 
ter, 17/01/1967 - 09:00
O que ocorrer: 

Não houve.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Reitor Dr. Miguel Calmon
Conselheiro Orlando Gomes
Conselheiro Ivete Oliveira
Conselheiro Juarez Paraiso
Conselheiro Queiroz Muniz
Conselheiro Sylvio Faria
Conselheiro Carlos Simas
Conselheiro Messias Lopes
Conselheira Dyrce Araújo
Conselheiro Magalhães Neto
Conselheiro Thales de Azevedo
Conselheiro Pedro Tavares
Conselheiro Newton Guimarães
Conselheiro Jorge Valente
Conselheiro Nilmar Rocha
Conselheiro Lafaiete Pondé
Conselheiro Adriano Pondé
Conselheiro Ivo Braga
Académico Walter Baptista.
Expediente: 

Declarada aberta a sessão, o secretario a procedeu a leitura da ata da sessão anterior a qual, depois de lida e posta em discussão, foi unanimemente aprovada.
Em seguida S. Magnificência ressaltou as presenças à sessão dos Professores Jorge Valente, como substituto do Diretor da Faculdade de Medicina, Pedro Tavares, substituindo o Diretor da Escola Politécnica, Newton Guimarães, substituto do Conselheiro Carlos Geraldo de Oliveira e do Acadêmico Walter Baptista, representante dos estudantes, manifestando a todos as expressões da sua simpatia e o desejo, de que possam colaborar com intensidade nos trabalhos deste Conselho.
Por proposta do Magnífico Reitor, que a justificou, foi unanimemente aprovada uma Moção de pesar pelo falecimento do Professor Eduardo Bizarria Mamede. O Conselheiro Magalhaes Neto, também, teceu considerações sobre a personalidade do Professor Eduardo Bizarria Mamede .
O Conselheiro Sylvio Faria propôs e justificou a inserção em Ata de um voto de pesar pelo falecimento do Professor Amílcar de Araújo Falcão, a proposta do Conselheiro Sylvio Faria foi unanimemente aprovada.
 
 O Magnífico Reitor, após tecer considerações sobre o problema do vestibular único, concedeu a palavra ao Professor Alexandre Leal Costa, membro da Comissão Permanente sabre vestibular, para apresentar ao Conselho um relatório sobre o que pôde observar de referência ao assunto no sul do país. Como consta das notas taquigráficas anexas, o Conselheiro Alexandre Leal Costa fez uma exposição acerca do assunto e respondeu, em seguida, às indagações dos CONSELHEIROS Magalhães Neto, Newton Guimarães, Juarez Paraíso, Walter Baptista e Jorge Valente.