Ata da sessão do Conselho Universitário Realizada no Dia 2 de Dezembro de 1965.

Pauta: 

O Magnifico Reitor concedeu a palavra ao Conselheiro Alceu Hiltner para apresentar o Parecer da Comissão de Ensino sobre a proposta da Congregação da Faculdade de Direito para se conectar o tÍtulo de Professor Emérito ao Professor Dr. Nestor Duarte Guimarães. O Parecer da Comissão de Ensino, favorável á aludida proposta, foi unanimemente aprovada pelo Conselho.S.Magnificência concedeu a palavra ao Conselheiro Jorge Novis para apresentar o Parecer da Comissão de Ensino sobre a proposta da Escola Politécnica para se conceder ao Professor Dr. Elísio de Carvalho Lisboa o titulo de "Professor Émerito". O Parecer do Conselheiro Relator , favorável á proposta, foi unanimemente aprovada, após discussão da qual participaram os Conselheiros Alceu Hiltner, Thales de Azevedo, Magalhães Neto, Arnaldo Silveira, Jorge Novis e Luciano Aguiar.
E  apresentar uma emenda ao Regimento da Faculdade de Farmácia, que será brevemente apreciado pelo Conselho, permitindo que os alunos da terceira série, que cursam 7 diciplinas, façam 3 matérias em 2a época. Após discussão, da qual participaram o M.Reitor  e os Conselheiros Alceu Hiltner, Magalhães Neto, Hernani Sobral , Carlos Simas , Arnaldo Silveira, Sylvio Faris e Torres Homem, o Conselho resolveu não se pronunciar, no mesmo, sobre a matéria.O Conselheiro Paulo Brandão, atendendo a um pedido do Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, desistiu do pedido de vista feito ao Regimento daquela Faculdade.
 
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão .

Local: 
UFBA
Data: 
qui, 02/12/1965 (All day)
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Participantes: 
Professor Dr. Miguel Calmon
Conselheiros João Rescala
Ivete Oliveira
Arnaldo Silveira
Carlos Sá
Sylvio Faria
Carlos Simas
Paulo Brandão
Benjamin Sales
João Mendonça
Queiroz Muniz
Mário Barros
Torres Homem
Thales de Azevedo
Dyrce Araújo
Adriano Pondé
Ismael de Barros
Luciano Aguiar
Magalhães Neto
Jorge Novis
Alceu Hiltner
Nilmar Rocha
Ivo Braga
Hernani Sobral
Lafayete Pondé.
Expediente: 

O M.Reitor declarou aberta a sessão, convidando o Secretário a proceder a leitura da Ata da sessão anterior, a qual, depois de lida e posta em discussão, foi unanimemente aprovada.
 O M.Reitor disse que era com satisfação que consignava a presença do Professor Mário Barros, na qualidade de Diretor, em exercicio, da Faculdade de Direito, de quem esperava a mesma colaboração dos seus antecessores. A seguir deu conhecimento do Conselho dos entendimentos preliminares, mantidos no Rio de Janeiro, com Diretores do BID sobre a possibilidade de financiamento para instalação da Universidade . Informou ainda que manteve contato com o Diretor da UNESCO, Professor que recentemente esteve aqui, o qual se mostrou bastante interessado nos problemas da Universidade da Bahia. Deu noticia, também, S.Magnificência dos entendimentos mantidos com o adido cultural da França, podendo, então, verificar que a Assistência Técnica Francesa está interessada em dar á Universidade da Bahia uma grande ajuda visando a criação de um curso de pos- graduação para serviço público. A seguir prestou á CASA  várias informações sobre o Orçamento da Universidade para o exercício de 1966. Informou que, oportunamente, irá propor ao Conselho de Curadores que as funções gratificadas, na Universidade, sejam uniformizadas, (mesmo aquelas que ainda não constam no quadro) bem como a uniformização de taxas cobradas pela  Universidade. Os Senhores Conselheiros se manifestaram favoráveis as sugestões apresentadas pelo Magnifico Reitor. Comunicou ainda S.Magnificência que levará ao conhecimento do Conselho de Curadores a sugestão de alguns Diretores de Escolas e Institutos sobre a cobrança de ingresso para os espetáculos da Universidade, bem como no Museu de Arte Sacra. Comunicou também á CASA que o Conselheiro Arnaldo Silveira deu Integral comprimento á decisão do Conselho sobre o provimento de uma cadeira vaga na Faculdade de Odontologia.
O Conselheiro Queiroz Muniz disse que foi recebido com toda gentileza pelo Diretor da Faculdade e Logo investido na Cátedra. Ainda o Conselheiro Muniz fez referência ao êxito obtido pelo Coral da Universidade quando da excussão pelos Estados Unidos da América do Norte , bem como ao sucesso do Concurso sobre composição efetuado pelo Seminário de Música.
 O Conselheiro Paulo Brandão solicitou que o Regimento Interno da Faculdade de Ciências Econômicas fosse apreciado pelo Conselho antes do fim do ano.
 O Conselheiro João Rescala fez idêntico pedido em relação ao Regimento da Escola de Belas Artes.
 O Conselheiro Magalhães Neto explicou qua a Comissão de Legislação e Recursos tem tido muito trabalho e que se há atraso este é em decorrência de força maior.
 O Conselheiro Alceu Hiltner solicitou a inclusão na " Ordem do Dia" do processo proveniente da Escola Politécnica e relativo á eleição para o Diretório Acadêmico. Ainda o Conselheiro Alceu Hiltner informou á CASA  que o Rotary Clube da Bahia instituiu para este ano um prêmio denominado "Arlindo Fragoso" para melhor estudante diplomado em Engenharia.