Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada no dia 2 de Dezembro de 1966.

Pauta: 

Por proposta do Conselheiro Alceu Hiltner o Conselho decidiu incluir na "Ordem Do Dia" o processo da Escola Politécnica relativo à criação do curso de Engenharia Mecânica. Dada a palavra ao Conselheiro Jorge Novis, membro da Comissão de Ensino, pelo mesmo foi apresentado Parecer da referida Comissão favorável à criação do curso, devendo o processo ser encaminhado à Comissão de Legislação e Recursos. O Parecer foi unanimemente aprovado.
 
Em prosseguimento à "Ordem Do Dia" o Magnífico Reitor concedeu apalavra ao Conselheiro Thales de Azevedo para apresentar o parecer da Comissão Legislação e Recursos sobre o processo originário da Faculdade de Medicina, no qual o seu Diretor consulta sobre o cumprimento de dispositivo estatutário que manda rever os títulos dos docentes livres.
 
O Conselheiro Thales de Azevedo disse que o Parecer da Comissão era no sentido de que, preliminarmente, fosse ouvida a Comissão de Ensino. Após discussão, o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos foi unanimemente aprovado.
 
Ainda na "Ordem do Dia" o Magnífico Reitor concedeu a palavra ao Conselheiro Alceu Hiltner para apresentar o Parecer da Comissão de Ensino sobre a proposta proveniente Escola de Belas Artes para concessão do titulo de Professor Emérito ao Professor Ismael de Barros, aposentado naquela. Escola o Parecer da Comissão de Ensino, favorável à proposta da Congregação da Escola de Belas Artes, foi unanimemente aprovado.
 
Por proposta do Conselheiro Magalhães Neto, o Conselho decidiu que as Diretorias das Faculdades e Escolas deverão destacar os dispositivos dos Regimentos que necessitem de reforma urgente para apreciação do Conselho.
 
O Conselheiro Carlos Geraldo propôs que, no próximo ano, fosse realizada uma única aula inaugural, abolidas as aulas inaugurais nas diversas unidades. Após discussão, da qual participaram os Conselheiros João Mendonça e Torres Homem, o Conselho, por unanimidade, aprovou a proposta do Conselheiro Carlos Geraldo.
 
A Conselheira Dyrce Araújo congratulou-se com o Magnífico Reitor pela edição do Catalogo da Universidade.
 
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.
 
 

Local: 
Não consta.
Data: 
sex, 02/12/1966 - 09:00
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Reitor Dr. Miguel Calmon
Conselheiro Ivo Braga
Conselheiro Shiguemi Fujiiviori
Conselheiro Jorge Novis
Conselheiro João Rescala
Conselheiro João Mendonça
Conselheiro Carlos Geraldo
Conselheiro Juarez Paraiso
Conselheiro Nilmar Rocha
Conselheira Dirce Araújo
Conselheiro Torres Homem
Conselheira Ivete Oliveira
Conselheiro Adriano Pondé
Conselheiro Thales de Azevedo
Conselheiro Sylvio Faria
Conselheiro Magalhães Neto
Conselheiro Queiroz Muniz
Conselheiro Alceu Hiltner
Acadêmico Raymundo Araújo Acadêmico Quadros Neto.
Expediente: 

Havendo número legal o Magnífico Reitor declarou aberta a sessão, convidando o Secretário a proceder a leitura da Ata da sessão anterior, a qual depois de lida e posta em discussão, foi unanimemente aprovada. No expediente foi lido pelo Secretário um oficio do Exmo. Senhor Ministro da Educação e Cultura recomendando, em razão da reforma universitária, que não se crie curso novo.
 
Usando da palavra o Magnífico Reitor comunicou ao Conselho a sua próxima viagem a Lisboa, dando, em seguida, várias informações sobre a reunião convocada pelo Ministério da Educação para se examinar a reforma universitária.
 
Fez, ainda, S. Magnificência referência a exposição, feita na ocasião, pelo Professor Walmir Chagas, Membro do Conselho Federal de Educação, sobre a reforma universitária. Por proposta do Magnífico Reitor o Conselho designou uma comissão composta pelos Professores Jorge Novis, Alceu Hiltner, Sylvio Faria, Américo Jaus e Benedito Brito para se encarregar da elaboração do "quadro único”.
 
Franqueada a palavra fez uso da mesma o Conselheiro Adriano Pondé, o qual, após comunicar ao Conselho o falecimento do Professor Arando de Assis e de fazer o elogio do extinto, enumerando os cargos exercidos e as obras publicadas pelo mesmo, propôs a inserção em Ata de um voto de pesar pelo falecimento do mencionado Professor.
 
Após, o Magnífico Reitor e o Conselheiro Magalhães Neto teceram considerações sobre a personalidade do extinto, a proposta do Conselheiro Adriano Pondé foi unanimemente aprovada. Novamente com a palavra S. Magnificência deu conhecimento à casa dos entendimentos mantidos com o Professor Walter Lezer sabre a reformulação do concurso de habilitação.
 
Após discussão, da qual participaram o Magnifico Reitor e os Conselheiros Thales De Azevedo, Magalhães Neto, Ivete Oliveira, Alceu Hiltner e João Mendonça.
 
O Magnifico Reitor informou que irá nomear uma comissão para se encarregar de fazer um estudo de modo a se ter condição de pensar em realizar o vestibular único em 1968.
 
 
Ainda com a palavra o Magnifico Reitor tratou do problema da obtenção de auxílios de entidades financiadoras para a Universidade, comunicou a visita do Presidente da SUDENE e informou que constituirá uma Comissão de Pesquisa composta dos Professores Aloisio Prata, Antônio Celso Costa, Luiz Henrique Tavares, Jose Martins Carvalho E Vitor Gradil.