Ata da Sessão do Conselho Universitário Realizada no dia 25 de Abril de 1967.

Pauta: 

 Após assumir a presidência da sessão o Conselheiro Adriano Pondé anunciou o primeiro item da "ORDEM DO DIA" — Parecer da Comissão de Legislação e Recursos relativo à DURAÇÃO DO Curso de Jornalismo da Faculdade de Filosofia concedendo a palavra ao Relator, Conselheiro Lafayete Pondé. O Conselheiro Lafayete Pondé explicou que o Parecer da Comissão, favorável à aplicação imediata do currículo, já estava em votação quando dele pediu "vista" o representante dos estudantes, de modo que a S. Excia deve ser dada a palavra. Após discussão, da qual participaram, como consta das notas taquigráficas anexas, os Conselheiros Walter Baptista, Sylvio Faria, Thales De Azevedo, Queiroz Muniz, Lafayete Pondé, João Mendonça, Magalhães Neto, Torres Homem, Carlos Geraldo, Raul Chaves, Jorge Novis E Alceu Hiltner, o Conselho rejeitou o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos, já transcrito na ata da sessão anterior.
Passando à segunda parte da "Ordem do Dia", o Senhor Presidente anunciou que iria se proceder à eleição do substituto eventual do Vice-Reitor, que era, então, o Conselheiro Carlos Simas. ]
Realizada a eleição, com 22 votantes, procedendo-se, em seguida, a apuração, funcionando como Conselheiro escrutinador o Conselheiro Raul Chaves. O resultado foi o seguinte: o Senhor Presidente declarou eleito o Conselheiro Hernani Sobral.
Realizada eleição para a vaga do Conselheiro Carlos Simas na Comissão de Orçamento, ainda com 22 votantes e tendo o Conselheiro Raul Chaves como escrutinador, foi apurado o seguinte resultado: Face ao Resultado o Senhor Presidente declarou eleito o Conselheiro Torres Homem.
Com a eleição do Conselheiro Torres Homem ficou vaga a suplência da Comissão, razão por que o Senhor Presidente anunciou a eleição. Com 22 votantes e tendo como escrutinador o Conselheiro Raul Chaves, apurou-se o resultado seguinte: Em razão do resultado da votação foi proclamado eleito o Conselheiro Alceu Hiltner.
Dada a palavra ao Conselheiro Jorge Novis pelo mesmo foi apresentado o Parecer da Comissão de Ensino, referente ao processo da Escola de Geologia relativo a matricula de aluno sem prestação exame vestibular. Após discussão, da qual participaram, como consta das notas taquigráficas anexas, os Conselheiros Queiroz Muniz, Ivete Oliveira, Alceu Hiltner, Magalhães Neto, Carlos Geraldo, Torres Homem, Sylvio Faria E Jorge Novis, foi aprovado o projeto de resolução apresentado pelo Conselheiro Magalhães Neto com a supressão da parte final do artigo 29, de acordo com o Parecer da Comissão de Ensino apresentado pelo Conselheiro Jorge Novis.
 
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão. 

Local: 
Não consta.
Data: 
ter, 25/04/1967 - 09:00
O que ocorrer: 

Não houve. 

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Reitor Dr. Miguel Calmon
Conselheiro João Mendonça
Conselheiro Adriano Pondé
Conselheiro Pedro Pina
Conselheiro Thales de Azevedo
Conselheiro Jorge Novis
Conselheira Ivete Oliveira
Conselheiro Evandro Scheneider
Conselheira Dyrce Araújo
Conselheiro Alceu Hiltner
Conselheiro Nilmar Rocha
Conselheiro Lafayete Pondé
Conselheiro Torres Homem
Conselheiro Sylvio Faria
Conselheiro Queiroz Muniz
Conselheiro Raul Chaves
Conselheiro Carlos Geraldo
Conselheiro Shiguemi Fujimori
Conselheiro Magalhães Neto
Conselheiro Messias Lopes
Conselheiro Oscar Caetano
Acadêmico Carlos Alberto
Académico Walter Baptista.
Expediente: 

Havendo número legal o Magnífico Reitor declarou aberta a sessão, informando que, por motivo superior, deixava de ser lida a ata da sessão anterior.
Na hora do expediente S. Magnificência informou à Casa que na qualidade de Presidente do Conselho de Reitores esteve no Rio Grande do Sul para participar de uma reunião com Reitores alemães. Em seguida comunicou que teve entendimento com o Sr. Ministro da Educação e Cultura relativo às verbas das Universidades, bem como de referência ao problema da matrícula dos alunos excedentes.
Franqueada a palavra fez o uso da mesma o Conselheiro Jorge Novis que registrou o brilhantismo com que o professor adjunto da Faculdade de Medicina desta Universidade, Professor Guilherme Rodrigues da Silva, conquistou a Cátedra de Medicina Preventiva na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Após outras considerações o Conselheiro Jorge Novis chamou a atenção do Conselho para o problema do salário do pessoal do magistério superior em razão da política recentemente adotada pela Universidade de São Paulo e propôs a inserção em ata de um voto de congratulação com o Professor Guilherme Rodrigues da Silva. Proposta unanimemente aprovada.
 
Em razão de ter de embarcar o Sr. Ministro da Educação e Cultura o Magnífico Reitor passou a presidência da sessão ao Vice -Reitor, Professor ADRIANO PONDÉ.