Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada no Dia 29 de Setembro de 1967

Pauta: 

Passando à “Ordem do dia” anunciou o Item b) – Parecer da Comissão de Legislação e Recursos sobre o recurso impetrado pelo Acadêmico Evandro José Bahia. Após discussão o Parecer foi aprovado pelo Conselho.
Anunciado o Item d) – Parecer da Comissão de Legislação e Recursos sobre a reforma parcial do Regimento da Escola de Geologia, sendo Relator o Conselheiro Lafayete Pondé.  Após discussão, o Parecer foi aprovado pelo Conselho.
Anunciado o Item c) – Parecer da Comissão de Legislação e Recursos sobre a reforma parcial do Regimento Interno da Escola de Administração, sem qualquer alteração. Tendo o Conselho, por unanimidade, aprovado o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos, o artigo 141 do Regimento da Escola de Administração.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão. 

Local: 
Não consta.
Data: 
sex, 29/09/1967 - 09:00
O que ocorrer: 

Não houve.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Reitor Professor Dr. Roberto Santos Conselheiro Emídio Magalhaes
Conselheiro Antônio Barros
Conselheira Teresa Cardoso
Conselheiro Sylvio Faria
Conselheiro João Mendonça
Conselheiro Lafayete Pondé
Conselheiro Messias Lopes
Conselheiro Pedro Pina
Conselheiro Renato Rolemberg Mesquita
Conselheira Alba de Farias
Conselheiro Alceu Hiltner
Conselheiro Torres Homem
Conselheiro Arnaldo Silveira
Conselheiro Carlos Geraldo
Conselheiro Nilmar Rocha
Conselheira Ivete Oliveira
Conselheiro Oscar Caetano
Conselheiro Juarez Paraiso
Conselheira Dyrce Araújo
Conselheiro Orlando Gomes
Académico Walter Baptista.
Expediente: 

 
Havendo número legal o Magnífico Reitor declarou aberta a sessão, convidando o secretario a proceder a leitura da Ata da sessão anterior, a qual, depois de lida e posta em discussão, foi unanimemente aprovada.
 Em seguida S. Magnificência registrou a presença da Professora Teresa Cardoso, Diretora, em exercício da Escola De Geologia e do Professor Antônio Barros, suplente do Professor Adriano Pondé na representação das Escolas de que trata o artigo 39 do Estatuto.
Ainda na hora do expediente o Magnífico Reitor transmitiu à Casa dois convites: o primeiro do Almirante Uzéda, Comandante do 29 Distrito Naval, para que os membros dos corpos docente e discente visitem o navio Oceanográfico que se acha no Porto de Salvador e o segundo, do Secretário da Indústria e Comércio, Dr. Ângelo Sá, para que o Conselho Universitário visitasse o Centro Industrial de Aratú.
Quanto ao segundo convite o Conselho decidiu marcar o próximo dia 11, às 9 horas. Pelo Secretário foi lido um telegrama sobre agradecimentos dos serviços da Universidade enviado pelo Presidente do BID, Felipe Herrera.
Usando da palavra o Magnífico Reitor disse que, como teve oportunidade de comunicar ao Conselho na sessão anterior, tomou algumas providências a propósito do encaminhamento do concurso de habilitação para o ano de 1968. Que desejava submeter à ratificação do Conselho a deliberação anteriormente tomada, de manter, ainda para o ano de 1968, ainda para o ano de 1968, o regime de funcionamento dos concursos de habilitação pelo qual cabe às próprias unidades essa responsabilidade, cabendo, contudo, à Copesa a responsabilidade da realização da prova de Português, excetuados os concursos de habilitação para a Faculdade de Direito e Cursos de Letras da Faculdade de Filosofia. Após discussão, o Conselho resolveu manter a sua deliberação anterior sobre a matéria, na forma que foi anunciada pelo Magnífico Reitor comunicou ao Conselho que, em seguida à última reunião, quando foi aprovado o Plano de Reestruturação da Universidade a ser encaminhado ao Conselho Federal de Educação, procurou o Conselheiro Orlando Gomes para fazer a revisão da redação do documento. Que foi mantido, com a maior fidelidade, o conteúdo do documento aprovado, modificando-se, no entanto, a redação, razão por que não quis dar publicidade ao mesmo antes que fosse ele conhecido do próprio Conselho.
Após o Magnífico Reitor prestar diversas informações sobre o programa de Desenvolvimento Industrial da Universidade, que resultou de um convênio com a Sudene e a Usaid, o Conselho, por unanimidade, resolveu ratificar a decisão da Reitoria de denunciar o Convênio.
O Conselheiro Nilmar Rocha teceu considerações sobre a distribuição de algumas disciplinas no anexo do Plano de Reforma da Universidade, tendo o Magnífico Reitor informando que aquelas ponderações e objeções poderiam ser enviadas à considerações da Comissão de Reforma.
O Conselheiro João Mendonça propôs que o “jeton” dos Conselhos Universitário e de Curadores fosse equiparado ao do Conselho Federal de Educação. Após discussão, o Conselho aprovou a proposta de aumento do “jeton” formulada pelo Conselheiro João Mendonça, com um aditivo do Conselheiro Sylvio Faria para que o mesmo fosse fixado numa quantia correspondente ao que seriam seis cruzeiros novos em 1964, aplicada a correção monetária indicada pelos órgãos oficiais.
O Conselheiro João Mendonça teceu considerações sobre a “Semana do Economista”, informando que as palestras estão sendo realizadas na Faculdade de Ciências Econômicas. Por proposta do Conselheiro Alceu Hiltner foi unanimente aprovada à inserção em Ata de um voto de pesar pelo falecimento do Professor Tito Vespasiano Augusto Cesar Pires e, por proposta do Conselheiro Orlando Gomes, também unanimente aprovada, um voto de pesar pelo falecimento do Professor Rogério Gordilho de Faria.
 
Usando da palavra o Conselheiro Torres Homem solicitou que o Conselho reexaminasse decisão anterior referente à utilização do Salão Nobre da Reitoria e dos auditórios das diversas unidades. Após discussão, o Conselho,  revendo decisão anterior, de 23 de outubro de 1964, decidiu pela sua revogação, atribuindo aos órgãos administrativos da Reitoria as decisões relativas à autorização de que se realizem em recintos da Universidade atos diretamente afeitos à Universidade ou não. Face a essa decisão o Magnífico Reitor designou uma Comissão, constituída pelos Professores Torres Homem, Alceu Hiltner e Ivete Oliveira para apreciar as solicitações que sejam encaminhadas à Reitoria relativas ao uso do salão para solenidades que aqui se queiram realizar.