Ata da sessão do Conselho Universitário , realizada no dia 30 de Março de 1965

Pauta: 

"Ordem do Dia"
 
 
O Senhor Presidente concedeu a palavra ao conselheiro Lafayete Pondé para apresentar o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos sobre a redação final do Estatuto do Diretor dos Estudantes.O conselheiro Lafayete Pondé apresentou a redação final do Estatuto do Diretório Central dos Estudantes, tendo o Conselho disoensado a sua leitura e, em seguida, por unanimidade, aprovado.O conselheiro severino Cortizo disse que teve oportunidade de examinar as modificações feitas, em redação final, pelo conselheiro Lafayete Pondé e que foi mantido integralmente o que o Conselho aprovou em reunião anterior.
O senhor Presidente fez um apelo as unidades Universitárias para que incluissem em seus Regimentos os dispositivos referents ao funcionamento dos Diretórios Acadêmicos, de acordo com a Lei numero 4464, de 9 de Novembro de 1964.O conselheiro Sylvio Faria lembrou que, também, o Estatuto da Universidade  deverá ser alterado em face da Lei mencionada pelo Senhor Presidente.O conselheiro Magalhães Neto disse que, como Presidente da Comissão de Legislação e Recursos, informava que o assunto ventilado pelo conselheiro Sylvio Faria já estava sendo estudado e a matéria distribuida ao Conselheiro Lafayete Pondé.
 
 
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.
 

Local: 
UFBA
Data: 
ter, 30/03/1965 (All day)
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Participantes: 
Professor Dr. Adriano Pondé
Vice-Reitor
conselheiros Nilmar Rocha
Ismael de Barros
Luciano Aguiar
João Mendonça
Beijamin Sales
João Rescala
Queiroz Muniz
Magalhães Neto
Ivete Oliveira
Adalício Nogueira
Sylvio Faria
Dyrce Araújo
Paulo Brandão
Carlos Geraldo
Lafayete Pondé
Torres Homem
Acadêmico Severino Cortizo.
Expediente: 

O Senhor Presidente declarou aberta a sessão, informando que o M.Reitor, Professor Dr. Miguel Calmon, viajou para o Rio de Janeiro, atendendo a uma convocação  do EXM. Senhor Ministro da Educação e Cultura para participar de uma reunião com os demais Reitores das Universidades Brasileiras.
A seguir pelo Secretário foi lida a Ata da sessão anterior, a qual depois de posta em discussão, foi unanimemente aprovada. Franqueada a palavra fez o uso da mesma o conselheiro Queiroz Muniz, o qual disse que, como representante dos Docentes Livres, queria trazer ao conhecimento dos demais Senhores Conselheiros fatos que considerava irregulares e que estavam se passando na Faculdade de Odontologia. Que três petições dirigidas á Diretoria da Faculdade de Odontologia, de referência ao provimento da catedra de Protese, não foram despachadas e que a referida Cadeira está, até o momento, vaga e sem regente. Que, dentro do regimento da Faculdade, tem direito á regência da Catedra. Que, oportunamente, por escrito, oficializará a denúncia que ora fez perante o Conselho.O conselheiro Carlos Geraldo disse que da exposição do conselheiro Queiroz Muniz concluiu que o direito de regência da Cátedra que lhe cabe não tem sido conferido.
O conselheiro Torres Homem, usando da palavra, disse que quanto á reclamação do conselheiro Queiroz Muniz relativa ao andamento dos seus requerimentos na Faculdade de Odontologia nada podia informar porque é uma questão puramente administrativa. Que contudo , podia dizer ao Conselho Universitário que o Conselho Departamental da sua Faculdade esteve examinando o assunto focalizado pelo conselheiro Queiroz Muniz e resolveu não dar uma imediata ao pedido de regência de Catedra feito pelo referido conselheiro, concordando com o Diretor da Faculdade no sentido que até o fim do mês de Março, fosse tomada pela Diretoria qualquer resolução para dirimir a situação. Que o conselheiro Departamental está aguardando que o Diretor dê uma solução ao assunto para que possa ser tomada deliberação.
O conselheiro Carlos Geraldo comunicou que a Congregação da Faculdade de Medicina resolveu matricular os excedentes deste ano, em número de dezenove. Que a Congregação esperava que venham recursos e que haja um planejamento no sentido de incorporar aos orçamentos da Faculdade recursos suficientes para cobrir o aumento verificado nas matriculas.O conselheiro Severino Cortizo congratulou-se com a Diretoria e com a Congregação da Faculdade de Medicina em razão de terem demonstrado compreender a realidade dos estudantes bahianos.Também o Senhor Presidente congratulou-se com a Faculdade de Medicina pela medida tomada em favor do ensino.