Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada no dia 30 de setembro de 1966.

Pauta: 

 “Ordem do Dia”
 
 - Projeto de Resolução de Comissão de Reforma o Senhor Presidente franqueou a palavra. Usando da palavra o Conselheiro Thales de Azevedo fez considerações sobre o projeto de reforma da Universidade Federal da Bahia.
 
A discussão promulgada e publicada a Lei, que se espera, sobre a nova estrutura
das Universidades federais é prematura por dois motivos: primeiro, porque não se conhecem as possíveis modificações do projeto de lei; segundo, porque o próprio texto do projeto presta-se a diferentes entendimentos e, uma vez transformado em lei, deve ser interpretado por este Conselho Universitário para a fixação das linhas fundamentais do plano de reforma da nossa Universidade.
 
 II – O Conselho Universitário, para apreciar um projeto de resolução tão sumário quanto o que se lhe apresenta, necessitaria conhecer os estudos realizados sobre o assunto nos dois anos passados; assim fazia indispensável o conheci mento ao menos da essência.
 
a) do documento distribuído pela Reitoria em 3 de junho do ano corrente à apreciação de uma reunião de Diretores de unidades e membros das Subcomissões de Planejamento;
b) dos estudos do Departamento Cultural e da Sociedade de Planejamento Ltda, datados de agosto findo;
c) dos comentários, emendas e substitutivos apresentados pelo Instituto de Ciências Sociais, pelo Prof. Carlos Sá, pela Escola de Belas Artes e pelo Diretor da Faculdade de Filosofia;
d) da análise pelo Prof. Dumerval Trigueiros e do estudo oriundo da Faculdade de Filosofia;
e) do relatório da Missão Universitária da UNESCO e de outros acaso existentes e indispensáveis a resolução tão séria.
 
O Conselheiro Magalhães Neto informou a CASA que, por motivo de doença,
não compareceu às reuniões da Comissão designada pelo Conselho Universitário para apreciar a matéria a "ORDEM DO DIA", dando em seguida algumas considerações sobre itens do projeto em discussão. Mencionada a urgência de resolução do projeto, pois se pleiteava um empréstimo ao BID, por unanimidade, o Conselho, aprovou uma resolução.
 
Por proposta do Conselheiro Sylvio Faria foi aprovada, por unanimidade, uma Moção de desagravo à pessoa do Conselheiro Magalhães Neto em razão do desacato que sofreu recentemente.
Foi também aprovado unanimemente, por proposta do Conselheiro Thales de Azevedo, um voto de louvor ao Magnífico Reitor pelo trabalho que tem empreendido com tenacidade e interesse em favor da atualização e reforma da Universidade da Bahia.
 
O Conselheiro Luciano Aguiar, em razão de se encerrar nesta data o seu mandato de Diretor da Escola de Geologia, agradeceu a atenção que lhe foi dispensada pelos Senhores Conselheiros e o apoio dado a Escola De Geologia.
 
 
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.

Local: 
Não consta.
Data: 
sex, 30/09/1966 - 09:00
O que ocorrer: 

Não houve.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Dr . Adriano Pondé
Vice -Reitor
Conselheiro Orlando Gomes
Conselheiro João Mendonça
Conselheiro Messias Lopes
Conselheiro Jorge Novis
Conselheiro Queiroz Muniz
Conselheira Alba de Farias
Conselheiro Luciano Aguiar
Conselheiro João Rescala
Conselheiro Thales de Azevedo
Conselheiro Carlos Geraldo
Conselheiro Magalhães Neto
Conselheiro Carlos Simas
Conselheira Dyrce Araújo
Conselheiro Torres Homem
Conselheiro Nilmar Rocha
Conselheiro Ivo Braga
Conselheiro Alceu Hiltner
Conselheira Ivete Oliveira
Conselheiro Sylvio Faria
Acadêmico Saul Quadros
Acadêmico Quadros Neto
Expediente: 

Declarada aberta a sessão, convidado o secretário a proceder a leitura da ata da sessão realizada em 2 de setembro do corrente ano, a qual, depois de lida e posta em discussão, foi unanimemente aprovada.
 
Na hora do expediente o Senhor Presidente saudou o Conselheiro Orlando Gomes, recentemente empossado no cargo de Diretor da Faculdade de Direito, ressaltando as suas qualidades de caráter, os seus dotes intelectuais e a sua profunda cultura humanística e jurídica.
 
No expediente, pelo Secretário foi lido um ofício da DANTES.
Ainda na hora  a Diretoria da Faculdade de Arquitetura comunicando que a Congregação elegeu os Professores Ernani Sobral e Carlos Simas, respectivamente, para substituto eventual do Vice -Diretor e para representante junto ao Conselho Universitário.
 
Novamente com a palavra o Senhor Presidente ressaltou as presenças das Professoras Dyrce Araújo e Alba de Farias, a primeira recentemente reconduzida ao cargo de Diretora da Faculdade de Farmácia e a segunda como substituta do representante do Conselho de Professores da Escola de Geologia.

Usando da palavra o Conselheiro Queiroz Muniz se congratulou com a Congregação da Escola Politécnica pelo brilhante concurso realizado pela Professora Lolita Carneiro de Campos Dantas para a Docência Livre de Matemática Superior; congratulou-se, ainda, com o Dr. Zitelmann de Oliva, Professor do Curso de Jornalismo da Faculdade de Filosofia, pela publicação do livro "A presença da Igreja" e disse da sua satisfação pela volta da Conselheira Dyrce Araújo ao Conselho.
 
O Conselheiro Saul Quadros, Presidente do Diretório Central dos Estudantes, agradeceu a interferência do Conselheiro Thales de Azevedo para que fosse liberado um universitário preso defronte ao Restaurante universitário.
 
A Conselheira Dyrce Araújo agradeceu as palavras proferidas a seu respeito pelo Senhor Presidente Conselheiros Queiroz Muniz e Sylvio de Faria.
 
Por proposta do Conselheiro João Mendonça foi unanimemente aprovada uma Moção sobre o período de Pedro Calmon como Reitor, e por proposta do Conselheiro João Mendonça foi também aprovada uma Moção de aplauso e confiança ao Senhor Min. da Educação e  Cultura , Professor Moniz de Aragão, agora nome do Reitor Da Universidade Federal do Rio De Janeiro.
 
O Conselheiro João Quadros leu um ofício assinado pelos Presidentes de Diretórios  Acadêmicos acerca dos acontecimentos verificados com referência aos estudantes. O Conselheiro Saul Quadros pediu que o Conselho se manifestasse publicamente sobre os acontecimentos da semana retrasada e que envolveram alguns estudantes da Universidade.
 
O Conselho, em votação nominal, por unanimidade, aprovou nota elaborada pelo Conselheiro Orlando Gomes.