ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Pauta: 

1 - Processo nº 23066.034004/97-65- Reexame da situação funcional do Professor Fernando Cardoso Pedrão.
2 - Processo nº 067593/98-94 – Concessão do título de “Doutor Honoris Causa” a Deoscóredes M. dos Santos (Mestre Didi).
3 - O Senhor Presidente autorizou o processo de votação secreta, em observância a dispositivo regimental, em se tratando de concessão de título dessa natureza.
4 - Processo nº 23066.031050/99-38 – Concessão do título de “Professor Emérito”, post mortem, ao Professor Jorge dos Santos Pereira.
5 - Processo nº 23066.062567/98-05 (anexos: Processos nºs 088477/98-81, 088495/98-63, 088641/98-23 e 088528/98-10) – Recurso interposto pela Profª. Maria Auxiliadora Minahim, contra decisão da Congregação da Faculdade de Direito.
6 - Processo nº 23066.034581/97-39 – Proposta de Resolução sobre o Estágio Probatório de Servidor. Relator: Comissão de Legislação e Normas”.
7 - Processo nº 23066.056292/97-45 – Anteprojeto de Regimento Interno do Centro de Pesquisa em Geofísica e Geologia.
8 - Processo nº 23066.026671/74 – Regimento Interno do Hospital de Medicina Veterinária.

Local: 
Sala dos Conselhos do Palácio da Reitoria
O que ocorrer: 

1 - O Conselheiro Roberto Paulo Correia de Araújo retomou um assunto discutido no expediente, no sentido de propor à Administração que as Unidades interessadas possam solicitar à Pró-Reitoria de Planejamento o repasse dos recursos correspondentes às diárias devidas aos examinadores para a sua hospedagem no Hotel Vila Velha, os quais seriam complementados por essas Unidades, com recursos gerados por convênios, mediante procedimentos operacionalizados pelas Fundações, de maneira a proporcionar aos seus examinadores convidados o alojamento em hotel com melhores condições.
2 - Posteriormente, a Conselheira JUÇARA PINHEIRO referiu-se, inicialmente, ao problema particular da Escola de Dança que, provavelmente, terá que trazer professores estrangeiros, vez que é muito reduzido o numero de professores titulares da área no território nacional e os contactados não se dispuseram a vir sem pro labore.
3 - A Conselheira Juçara sugeriu aos seus pares, dirigentes de Unidades com disponibilidade de recursos oriundos de projetos e gerenciados por Fundações, que solidarizem-se àquelas Unidades que não têm essa condição, no sentido de complementar, também, caso isso seja viável, as diárias dos professores convidados por essas Unidades, de maneira a hospedá-los condignamente.
4 - O Conselheiro Valdívio Pinto de Sá comunicou que o DCE encontra-se com a linha telefônica cortada, há mais de trinta dias, por falta de pagamento, solicitando providências por parte da Administração da Universidade, bem como sugeriu que a FAPEX, como Fundação legalmente constituída para gerir os recursos de convênios, seja designada a encaminhar uma solução, no que concerne à hospedagem dos examinadores, que contemple todas as Unidades.
5 - o Senhor Presidente agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a sessão, sobre a qual, Terezinha Maria Dultra Medeiros, Secretária dos Órgãos Colegiados, lavrará a presente Ata, a ser devidamente assinada, com menção a sua aprovação, estando os pormenores da reunião gravados em fitas cassetes.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
HEONIR ROCHA
OTHON FERNANDO JAMBEIRO BARBOSA
FRANCISCO JOSÉ GOMES MESQUITA
NÁDIA ANDRADE MOURA RIBEIRO
CARMEN CÉLIA CARVALHO SMITH
JOSÉ DE SOUZA COSTA
NAOMAR ALMEIDA FILHO
OSCAR NASCIMENTO DOURADO
JOSÉ TEIXEIRA CAVALCANTE FILHO
JOSÉ FERNANDES SILVA ANDRADE
ROBERTO PAULO CORREIA DE ARAÚJO
MANUEL BLANCO MARTINEZ
IRACY SILVA PICANÇO
RICARDO CASTELO BRANCO ALBINATI
VIRGINIA GUIMARÃES ALMEIDA
JOSÉ SÉRGIO GABRIELLI DE AZEVEDO
EVELINA DE CARVALHO SÁ HOISEL
GEORGINA ALMEIDA LOMANTO
CARMÉLIA REGINA DE MATTOS
CAIUBY ALVES DA COSTA
DEOLINDO CHECCUCCI NETO
OSVALDO BARRETO FILHO e MARIA DAS GRAÇAS MOREIRA RAMOS
VICENTE JOSÉ DE LIMA NETO
MARIÊTA BARBOSA DA SILVA
RICARDO SANTOS DIAS
VALDÍVIO PINTO DE SÁ e ANTONIO BONFIM MOREIRA
JURACI FIORI BORGES DE BARROS.
Expediente: 

Antes do início oficial da sessão, os Conselheiros assistiram a uma exposição, acompanhada de recursos visuais, realizada pelo Sr. Fernando Saldanha, Técnico da UFBA, acerca de programa, o SIP - Sistema Integrado de Pessoal, em vias de implantação pela Superintendência de Pessoal.
O Senhor Presidente parabenizou e agradeceu ao Sr. Fernando Saldanha e ao Sr. Joseny Marques Freire, Superintendente de Pessoal, para, em seguida, declarar aberta a sessão formal do Conselho Universitário.
Ainda o Senhor Presidente justificou a ausência do Magnifico Reitor, informando que ele se encontrava em Brasília, para participar de audiência com o Ministro da Educação e reunião da ANDIFES.
Prosseguindo, o Senhor Presidente comunicou que o Governo recuara quanto ao encaminhamento ao Congresso Nacional do Projeto de Lei sobre a autonomia das universidades, admitindo retomar a discussão com as universidades antes de enviá-lo ao Congresso, embora mantendo a posição de que o Projeto está perfeito.
Posteriormente, o Senhor Presidente registrou a presença, pela primeira vez no Conselho, do Professor Carlos César Federico, Substituto Eventual do Vice-Diretor da Escola de Administração.
Em continuidade, o Senhor Presidente colocou em discussão e, a seguir, em votação as Atas das sessões realizadas nos dias 20.05.99, 10.06.99, 18.06.99, 08.07.99 e 12.07.99 as quais foram aprovadas sem ressalvas.
Fizeram uso da palavra os Conselheiros: 1) Iracy Silva Picanço encaminhou pleito da Faculdade de Educação, no sentido do agendamento da reavaliação da Resolução nº 02/96 pelo Conselho Universitário, associada à discussão da relação Unidades x Universidade x Fundações, estas que hoje operam em torno da Universidade. 2) Vânia Maria Galvão de Carvalho trouxe ao conhecimento do Conselho, solicitando a intervenção da Universidade junto ao Banco do Brasil, que uma funcionária aposentada da UFBA teve seus parcos recursos sacados de sua conta corrente e da poupança, mediante algum processo fraudatório, sem que o Banco do Brasil queira assumir a responsabilidade. 3) O representante estudantil Valdívio Pinto de Sá, inicialmente, registrou a sua participação no Forum de Pró-Reitores sobre Assistência Estudantil, declarando que, naquela oportunidade, pode observar a existência de um entendimento consensual, inclusive por parte da UFBA, contra qualquer tipo de cobrança pelas universidades para manter a assistência estudantil e, no entanto, a UFBA continua cobrando taxas dos estudantes; em seguida, o Conselheiro Valdívio comunicou que o Conselho de Entidades de Base estaria reunido naquela data, com o objetivo de agendar a eleição da nova diretoria do DCE, exatamente um ano após a última eleição, cumprindo, dessa forma, uma determinação da Entidade, de realizar, apenas, uma eleição anual; continuando, o Conselheiro Valdívio propôs, em nome de alguns Diretórios Acadêmicos que o procuraram, que a Universidade se retratasse junto a alguns estudantes da Escola de Teatro, que foram nomeados em relação encaminhada à Polícia Federal por um professor daquela Escola, por motivos não devidamente explicitados e justificáveis; por fim, o acadêmico Valdívio reivindicou que o prédio da antiga Delegacia do MEC, incorporado ao patrimônio da Universidade, seja transformado em uma nova Residência Universitária, bem como referiu-se às reformas que estão sendo realizadas no Hospital Universitário, lembrando que o Conselho havia decidido, há algum tempo, que a primeira obra a ser realizada pela Universidade seria a construção de um novo Restaurante Universitário.
O Magnífico Reitor em exercício lamentou, também, em nome da Administração da Universidade, mas afirmou a total incapacidade financeira da Instituição para remunerar, de forma minimamente condigna, o trabalho intelectual dos professores convidados para participar das bancas examinadoras, registrando, contudo, a determinação da Administração, no sentido de cobrir, totalmente, os gastos relativos à estada em Salvador dos professores de outras cidades. Prosseguindo, o Senhor Presidente reafirmou as sérias dificuldades financeiras enfrentadas pela Universidade para arcar com as inúmeras despesas decorrentes da realização dos concursos, comprometendo-se, no entanto, a empreender ação junto à Pró-Reitoria de Planejamento, haja vista, pelo menos, alojar os examinadores em quartos individuais.