Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia. 21 de novembro de 1947.

Não houve ordem do dia.

UFBA
sex, 21/11/1947 (All day)

Reitor Edgard Rego Santos
José Olympio da Silva
Demetrio Ciriaco Ferreira Tourinho
Orlando Gomes
Leopoldo Bastos do Amaral
Elysio de Carvalho Lisbôa
Helio Simões
Francisco Peixoto de Magalhães Netto
Paulo Pedreira de Cerqueira
José Mendonça
Augusto Lopes Pontes
Gentil Marinho Barbosa.

Ata anterior unimamente aprovada sem debates.
O expediente constou de: a) Telegrama do professor Isaias Alves congratulando-se pela decretação do Curso de Didática na Faculdade de Filosofia. Tomou-se conhecimento. b) Oficio do professor Leopoldo Amaral solicitando que fosse Escola de Belas Artes da Bahia incorporada à Universidade da Bahia. O Senhor Presidente informou acharem satisfeitos as exigências para a incorporação definitiva da Escola, com a providencia que agora se verifica da regularização do seu patrimônio, resultante da doação pelo Governo do Estado do prédio em que a mesma está funcionando. Pediu o pronunciamento da casa. Falaram os Conselheiros Magalhães Neto, Leopoldo Amaral e Orlando Gomes, ficando deliberado, pela unanimidade dos votos presentes, aceitar-se a incorporação dentro das exigências do 2º, artigo nº3, do Estatuto da Universidade, isto é, aqueles cursos que foram reconhecidos pelo Governo Federal e se acham em funcionamento, ficado, assim, excluído o curso de Arquitetura. Resolveu o Conselho, ainda, fosse comunicado o ocorrido a referida Escola, afim da Congregação escolher os representantes no Conselho Universitário e, além disso tomar outra deliberação de conformidade com o Estatuto da Universidade. O Conselheiro Leopoldo Amaral agradeceu a solicitante com que foi atendido. O Senhor Presidente congratulou-se com a resolução tomada e declarou que pediria à Congregação um plano dos trabalhos da Escola para calcular as suas necessidades no futuro orçamento. Disse, ainda, existir pequeno saldo na verba da Reitoria, pretendendo dar, ainda este ano, o auxílio de quarenta mil cruzeiros à referida Escola. O professor Lopes Pontes propôs voto de reconhecimento aos ex-professores Aleone-Pai, Aleone-Filho e Américo Simas, pela grande contribuição que deram a Escola de Belas Artes. O Conselheiro Magalhães Netto pediu que fosse incluído em ata um voto de plena satisfação do Conselho Universitário pelos resultados das eleições procedidas para Diretor e Vice-Diretor da Faculdade de Direito, e para o Suplente do Representante da respectiva Congregação. Respectivamente, os professores Demétrio Tourinho, Orlando Gomes e Jayme Junqueira Alves. O Conselheiro Demetrio Tourinho agradeceu em seu nome e em nome dos seus colegas, a homenagem que era prestada à Faculdade de Direito, e declarou que esperava corresponder a demonstração de confiança com o que lhe distinguiram os seus pares enviando todos os seus esforços pelo prestígio sempre crescente da sua faculdade. O Senhor Presidente disse ser a sua intenção comunicar, ao termino dos trabalhos, a posse da nova diretoria da Faculdade de Direito e a escola do representante no Conselho Universitário. Expressava, assim, o seu grande contentamento pelo resultado das eleições. Associando-se ao pensamento do Professor Magalhães Netto, sentia a unanimidade do assentimento dos companheiros aos votos que SS. Formulará. Nada maia havendo a tratar foi encerrada a sessão.
Ata aprovada por unanimidade em sessão de 29 de Dezembro de 1947.