Ata da sessão do conselho Universitário da Bahia, realizada em 24 de Fevereiro de 1950

1- ORDEM DO DIA:

´´Prosseguindo da discussão da redação final do Regimento Interno da Escola de Belas Artes``.

O Conselheiro Medonça Filho informou estar concluída a redação final do Regimento Interno, entretanto, desejaria, antes, submeter a aprovação da Casa três alterações lembradas pela Congregação da escola, as quais apresentou. Fizeram ponderações sobre o assunto os Conselheiros Demetrio Tourinho, Elysio Lisbôa, Paulo Pedreira, Isaias Alves, João Mendonça e Ferreira Gomes.

2- Resolveu o Conselheiro que, não se achando presente o relator do Regimento, Conselheiro Magalhães Netto, e atendendo a resolusão anterior de que os regimentos, em redação final, devem ser distribuídos mimiografados para somente depois se deliberar sobre o mesmo, ficava adiada a discussão da matéria. O Sr. presidente comunicou ter recebido um ofício da Escola de Música da Bahia pedindo incorporação a Universidade. Pretende responder informação não achar a Reitoria ainda oportuna a medida.

3- O Conselheiro Isaias Alves fundamentou um voto de grande pesar pelo prematuro falecimento do Dr. José Bonofacio de Abreu Mariani, o qual, no desempenho das funções de professor substituto de História na Faculdade de Filosofia, revelou qualidades excepcionais para o magisterio, além de possuir sólida e vasta cultura.

4- O Sr. Presidente associou-se a homenagem, a qual, pela justiça que encerrava, considerou unimemente aprovada. O Conselheiro Elysio Lisbôa propoz que se desse conhecimento do resolvido a Família do morto e a Câmara Estadual, da qual era brilhante membro. Esta proposta foi aprovada. Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.

Universidade Federal da Bahia
ter, 24/01/1950 - 15:00

1- Aberta a sessão, havendo o numero legal, disse o Sr. Reitor achar-se presente o Conselheiro Albano da Franca Rocha que , a 3 do corrente, foi empossado no cargo de Diretor da Escola de Engenharia.
 2- Recebia a sua presença com muito prazer, e fazia votos para que a sua colaboração tivesse a eficiencia demonstrada nos outros cargos que tem exercido.
3- O Conselheiro Medonça Filho justificou a ausencia do Conselheiro Ismael de Barros.

José Olympio da Silva
Eduardo Lins Ferreira de Araújo
Demetrio Ciriaco Ferreira Tourinho
Albano da França Rocha
Elysio de Carvalho Lisbôa
Isaías Alves de Almeida
João Medonça
Manoel Medonça Filho
José Carlos Ferreira Gomes
Gentil Marinho Barbosa
Adroaldo Albergaria e o Prof. Edgar Rêgo Santos.

Ata anterior uninimemente aprovada sem restrições.
  Não houve expediente.