Epanaphoras de varia historia Portugueza: ao excellentissimo senhor Dom João da Sylva... Em cinco relac,oens de sucessos pertencentes a este reyno. Com todas as licenças necessárias
A obra apresenta fio simples na folha de rosto, marca d´agua, capitular ornamentada, cabeção, reclamo e assinaturas. É composta de cinco epanaforas. Em três delas, Francisco Manuel relata acontecimentos que testemunhou: na Epanáfora Política conta o levante ocorrido em Evora em 1637; na Epanáfora Bélica narra a batalha naval da armada de D. Antonio ocorrida contra os holandeses no Canal da Mancha, em 1637; na Epanáfora Trágica descreve o naufrágio da frota de D. Manuel de Meneses na costa francesa. Outras duas Epanáforas - a Amorosa e a Triunfante - não fazem parte do gênero das memórias; referem-se, respectivamente, a uma lenda sobre o descobrimento da Ilha da Madeira e a restauração de Pernambuco, em 1654.
O exemplar apresenta encadernação revestida com pergaminho e lombada com o título manuscrito à tinta. Há um erro na páginação: p. 258 numerada como 259. Algumas folhas estão com fungos e há marcas de traça. As aparas estão escurecidas. Possui marca de propriedade: carimbo molhado da UFBA e marca de propriedade: carimbo molhado da Biblioteca Frederico Edelweiss - Universidade Federal da Bahia.