Retrato do Reitor Edgard Santos

" Ao reitor Edgar Santos grande Benemérito, desta casa. Homenagem fa faculdade de Filosofia no primeiro decênio de fundação (1941-1951)"

AUTOR: 
J. Barros
ÉPOCA: 
1951
Nº TOMB. ANTERIOR: 
Não informado
DIMENSÕES: 
Aproximadamente 66 X 47 cm
LOCALIZAÇÃO ATUAL: 
Se encontra exposto na parede, na entrada da faculdade de filosofia da UFBA.
DADOS BIOGRÁFICOS DO RETRATADO: 

EDGARD SANTOS

Edgard do Rêgo Santos nasceu no dia 8 de janeiro de 1894 em Salvador. Ele se formou na Faculdade de Medicina da Bahia em 1917.  Clinicou na cidade de São Paulo, entre 1918 e 1922, ano em que volta para a Bahia. Em seguida, segue para a Europa, em viagem de estudos e trabalho em hospitais da França e Alemanha.

De volta ao Brasil em 1924, ingressa por concurso no quadro de docentes da sua Faculdade de Medicina.  Assume a direção do Hospital do Pronto-Socorro de Salvador, função que exerceu até 1937, acumulando com a direção da Faculdade de Medicina da Bahia, a partir de 1936. Ele foi fundador e primeiro reitor da Universidade da Bahia que graças á sua articulação, tornou-se uma instituição federal, a UFBA.

Como reitor, criou o Hospital da Clínicas da Universidade - que hoje tem o seu nome e é um dos mais importantes da capital baiana. Deu um grande impulso às artes na Universidade, com a criação das primeiras escolas superiores de Música, Teatro e Dança do Brasil, além da instalação do  Museu de Arte Sacra da UFBA, no Convento de Santa Teresa.

Durante os 15 anos de seu reitorado, ele abriu as portas e caminhos para um renascimento multicultural na Bahia que se expandiu para São Paulo e Rio e gerou o Cinema Novo e a Tropicália.

Por um curto período, foi Ministro da Educação, durante o segundo governo de Getúlio Vargas. Nomeado em 6 de julho, deixa o cargo em 2 de setembro de 1954, logo após o suicídio de Vargas. Retorna à Universidade da Bahia

Em 1961 foi destituído do cargo que desempenhara como nenhum outro, durante 15 anos de trabalho profícuo, desde a criação da Universidade. Como compensação, é nomeado Presidente do Conselho Federal de Educação.

Edgard Santos faleceu no Rio de Janeiro no dia 3 de junho de 1962.

 

.