Nº TOMB. ANTERIOR:
Sem tombamento. Será tombada futuramente pela Escola Politécnica da UFBA.
PROCEDENCIA/FORMA DE AQUISIÇÃO:
Pintada na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia.
DIMENSÕES:
Alt: 64,0 cm Larg: 54,0 cm
LOCALIZAÇÃO ATUAL:
Memorial Arlindo Coelho Fragoso, 4° andar, Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia
DADOS BIOGRÁFICOS DO RETRATADO:
Filósofo baiano (1813-1887), intelectual e representante da família tradicional, que dedicou sua vida ao saber. Entre suas obras destaca-se o Catálogo Geral das Obras de Sciências e Litteratura que contém a Biblioteca Pública da Província da Bahia, publicada em 1878.
“A trajetória intelectual de Ferrão Moniz foi marcada pelo fato de que foi o primeiro a desenvolver e difundir a filosofia positivista no Brasil, na longa Introdução ao seu livro Elementos de Matemáticas, publicados em 1858. A afirmação é do doutor em Ciência Política, professor titular de História da Política Exterior do Brasil da Universidade de Brasília (aposentado), Luis Alberto de Vianna Moniz Bandeira, que tem mais de 20 obras publicadas. Ferrão Moniz é seu trisavô.
DADOS BIOGRÁFICOS DO AUTOR:
Salvador- BA 1833/ Rio de Janeiro-RJ 1965), Presciliano iniciou seus estudos no Liceu de Artes e Ofícios, em Salvador. Em 1896 matriculou-se na Escola de Belas Artes da Bahia, onde estudou desenho e pintura. Faz algumas viagens a Europa.
OBSERVAÇÕES GERAIS:
Referências: MACHADO, Z. M.; FAUSTO, C. M. G. Aguiar. Relatório do acervo de pinturas da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Salvador: 2015.