Ata da sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 16 de Agosto de 1951.

1.       Passou-se a Ordem do Dia: “Deliberar, nos termos da letra i) do artigo 38 do Estatuto da Universidade, sobre a concessão do titulo de “Professor Honorário” da Faculdade de Ciências Econômicas, feita pela respectiva Congregação, ao Dr.Horácio Lafer”.
2.       O Sr. Presidente declarou que a presente convocação se originou pelo oficio do Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, o qual passou a ler e vai anexo a presente ata. Acompanha o oficio o Parecer que foi objeto de estudos e deliberação da Congregação da referida faculdade.
3.       A Comissão de Ensino do Conselho Universitário, por maioria de seus membros, emitiu Parecer favorável. Leu S. Excia, o Parecer que, também vai junto a presente ata. Posto este último em discussão, não houve quem pedisse a palavra. Submetido a votos foi aprovado por unanimidade

qui, 16/08/1951 - 16:30

O Sr. Presidente convidou os presentes para a sessão de Assembleia Universitária, a realizar no próximo dia 19, as 20:30 horas, no salão nobre da Faculdade de Medicina. Encareceu a presença e pediu fosse dada a maior contribuição para realce do ato. Informou que o orador oficial seria o Conselheiro Orlando Gomes.
Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão.

Conselheiros Eduardo Lins Ferreira de Araújo
Demetrio Ciriaco Ferreira Tourinho
Orlando Gomes
Albano da França Rocha
Elysio de Carvalho Lisbôa
Isaías Alves de Almeida
Francisco Peixoto de Magalhães Netto
Augusto Alexandre Machado
João Mendonça
Manoel Mendonça Filho
Ismael de Barros
Augusto Lopes Pontes
Gentil Marinho Barbosa
Sob a presidência do Sr. Reitor Prof. Edgard Rego Santos

1.   O secretário fez a leitura da ata da reunião anterior, a qual foi unanimente aprovada, sem restrições.
      2.  O Sr. Presidente disse desejar submeter a apreciação da Casa os agradecimentos do Conselho ao Prof. Paulo Pedreira pelos serviços que desde o início dos trabalhos da Universidade, vinha prestando com dedicação, inteligente e probidade. A Casa, por unanimidade, aprovou a sugestão do Sr. Presidente.