Canhão
Tela que retrata três soldados manejando um canhão em meio a vegetação de cactus e outros indefinidos; no verso lê-se: “NÚCLEO SERTÃO SALVADOR.BAHIA 12.02.9
AUTOR:
Ericksan
ÉPOCA:
1996
Nº TOMB. ANTERIOR:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PROCEDENCIA/FORMA DE AQUISIÇÃO:
Doação
Nº TOMB. ATUAL:
006
DIMENSÕES:
A=59.,0 x L=49,0 cm
TÉCNICA:
Tela policromada.
LOCALIZAÇÃO ATUAL:
Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa no Lugares de Memória - Estudos Baianos
DADOS BIOGRÁFICOS DO RETRATADO:
“O Artista Plástico Almiro Borges, radicado em Salvador, comemorou os 40 anos de sua primeira exposição realizada em 17 de agosto de 1969, aqui em Alagoinhas no ano de 2009. Almiro Borges nasceu em 29 de abril de 1933 na cidade de Araci (BA), e veio residir nesta cidade ainda jovem, depois de passar uma temporada em Santa Luz (BA), trabalhando no setor de livraria. Autodidata na arte desde 1956, começou a destacar-se na “pintura” dos cartazes que anunciavam os filmes do Cine Azi”, sendo considerado um grande pintor de casarios com exposições coletivas e individu“O Artista Plástico Almiro Borges, radicado em Salvador, comemorou os 40 anos de sua primeira exposição realizada em 17 de agosto de 1969, aqui em Alagoinhas no ano de 2009. Almiro Borges nasceu em 29 de abril de 1933 na cidade de Araci (BA), e veio residir nesta cidade ainda jovem, depois de passar uma temporada em Santa Luz (BA), trabalhando no setor de livraria. Autodidata na arte desde 1956, começou a destacar-se na “pintura” dos cartazes que anunciavam os filmes do Cine Azi”, sendo considerado um grande pintor de casarios com exposições coletivas e individuais. Com trabalhos expostos em galerias de Salvador, como também um grande acervo em mãos de colecionadores, amantes da arte como podemos destacar, o Sr.Marcos Antunes em Alagoinhas possuidor de dezenas de obras de Almiro Borges. Os traços soltos de Almiro em suas marinhas e casarios, com cores firmes e definidas foi também a grande inspiração para um dos grandes artistas de nossa geração, Menelaw Sete; “conhecido como o Picasso Brasileiro, por causa de suas obras de traços e cores fortes. De lá para os dias de hoje, aquele menino se tornou um dos artistas brasileiros mais conhecido e admirado pelo mundo à fora. Sua inquietude interior proporcionou expor suas obras em países como Alemanha, EUA, Espanha, Bélgica, França e Argentina.”(http://lumoura.com.br/2007/10/menelaw-sete-o-picasso-brasileiro/)
ais. Com trabalhos expostos em galerias de Salvador, como também um grande acervo em mãos de colecionadores, amantes da arte como podemos destacar, o Sr.Marcos Antunes em Alagoinhas possuidor de dezenas de obras de Almiro Borges. Os traços soltos de Almiro em suas marinhas e casarios, com cores firmes e definidas foi também a grande inspiração para um dos grandes artistas de nossa geração, Menelaw Sete; “conhecido como o Picasso Brasileiro, por causa de suas obras de traços e cores fortes. De lá para os dias de hoje, aquele menino se tornou um dos artistas brasileiros mais conhecido e admirado pelo mundo à fora. Sua inquietude interior proporcionou expor suas obras em países como Alemanha, EUA, Espanha, Bélgica, França e Argentina.”(http://lumoura.com.br/2007/10/menelaw-sete-o-picasso-brasileiro/)
DADOS BIOGRÁFICOS DO AUTOR:
Tela em cores quentes; retratando lágrima que cai de olho semicerrado, sobre terreno seco e rachado, na qual há um canhão semienterrado e vegetação de cactus; no verso lê-se: “UMA LÁGRIMA PARA CANUDOSREZENDE, 27.08.1994 NÚCLEO DO SERTÃO SALVADOR-BAHIA 12.