Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 15 de Dezembro de 1951.

1.       Ordem do Dia: 1ª Parte: “Deliberar sobre o recurso do Prof. Gama e Abreu contra o ato da Congregação da Faculdade de Ciências Econômicas (Parecer do Prof. Lopes Pontes- relator”). O Sr. Presidente comunicou não ter comparecido o relator Conselheiro Lopes Pontes. Consultou-se a Casa aceitava o adiamento da discussão da matéria. Todos se manifestaram de acordo.
2.       Passou-se a 2ª Parte- “Deliberar sobre as taxas escolares (Parecer do Prof. Albano Rocha). O Conselheiro Franca Rocha, com a palavra, disse que a matéria é relativa a existência taxas federais as Escolas que agora se tornaram federalizadas.
3.       Os Conselheiros Demétrio Tourinho e Augusto Machado fizeram considerações sobre as taxas que estão sendo cobradas pela Faculdade de Direito da Bahia.
4.       O Sr. Presidente informou ter tido o Conselheiro João Mendonça a lembrança de que na proposta feita pelo DASP e encaminhada pelo Governo ao Congresso para servir de base aos seus estudos, há na verba de serviços e encargos uma quota destinada a compensar a supressão de igual quantia na receita da Universidade, por ter pretendido o Governo tornar gratuito o ensino superior.
5.       O governo não chegou a concretizar esse plano, mas apesar disto, o Congresso não retirou a verba nos orçamentos para 1950 e 1951. Passou a apresentar a proposta orçamentaria para 1952, mostrando existir consignação somente para a Universidade do Brasil, não constando, na verba própria, para as demais Universidades, inclusive a da Bahia.
6.       Absorvendo soma maior a Reitoria tem assistido a vários estudantes auxiliando lhes no pagamento de matriculas, inscrições e bolsas sem aquele caráter de dívida. Teve interesse durante muito tempo, pela decretação da gratuidade do ensino superior. Mas, no momento pensa que ao contrário disto, é preferível favorecer o estudante que precisa, pela forma já referida, acrescida do auxílio alimentar e de medicamentos.
7.       Foi posto em discussão o Parecer. Falou o Conselheiro Elysio Lisboa, achando em princípio que a gratuidade não deve ser completa, isto é, absoluta, sistemática, porem admitida como prêmio ao bom aluno ou aplicada ao estudante reconhecidamente pobre e que revele interesse pelo ensino. No momento, está de acordo com o Parecer.
8.       Não havendo mais quem pedisse a palavra, submeteu o Sr. Presidente o Parecer a votos. Foi unanimente aprovado.

sab, 15/12/1951 - 10:30

1.       O Conselho achou de interesse que o assunto da gratuidade das taxas escolares continue a merecer a atenção do Sr.Reitor, interessando-se para que na proposta de orçamento para 1953 seja incluída verba apropriada.
2.       O Conselheiro Lopes Pontes compareceu em meio a sessão, cientificou-lhe o Sr. Presidente que a Casa adiara a discussão do Parecer do qual é relator.
Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão.

Conselheiros Eduardo Lins Ferreira de Araújo
Adriano de Azevedo Pondé
Demetrio Ciraco Ferreira Tourinho
Albano da França Rocha
Elysio de Carvalho Lisbôa
Isaías Alves de Almeida
Francisco Peixoto de Magalhães Netto
Augusto Alexandre Machado
João Mendonça
Manoel Medonça Filho
Ismael de Barros
Gentil Marinho Barbosa.
Anayde Correa de Carvalho
Aurelino da Silva Teles
Sob a presidência do Sr. Reitor Prof. Edgard Rego Santos

O secretário fez a leitura da ata da reunião anterior, a qual foi unanimente aprovada, sem restrições.