Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 07 de Janeiro de 1955

Justificadas as ausências dos Conselheiros Hosannah de Oliveira, Adriano Pondé, Teonildo Amorim, Caldas Coni, João Mendonça, Isaias Alves e Phiton Pinto.
O Conselheiro Isaias Alves relator na Comissão de Ensino do recurso impetrado por D. Zaida Borba Ramos contra a decisão da Congregação da Faculdade de Medicina, existem dois pareceres um da Comissão de Ensino e outro da Comissão de Legislação e Recursos, ambos negam provimento ao recurso. Em votação, ambos os pareceres foram unanimemente aprovados.
O Conselheiro Carlos Simas comunicou que recebeu do Juiz de Feitos da Fazenda Nacional um mandado mandando matricular alunos que não tinham obtido média 5 e que requereram mandado de segurança. Citados outros casos análogos, o Conselheiro Hosannah de Oliveira disse ser conveniente uma ação conjunta da Universidade.
O magnífico Reitor felicitou a escola de Belas Artes pela publicação de Seu primeiro volume dos arquivos.
Disse ainda ter que dar ao Conselho uma Explicação quanto a falta do orçamento para a clínica de tisiologia, esclarecendo que a mesma tem uma situação anômala na administração da Universidade. Em seguida, comunicou ao Conselho, que dirigiu um oficio ao Diretor da Faculdade de Medicina pedindo sugestões acerca da conveniência da modificação dos textos do convênio de modo que o contrato tenha dispositivos mais claros a respeito do aproveitamento da clínica no ensino da Tisiologia, no preparo de técnicos que é sua principal finalidade.
Lembrete do aniversário do Sr. Reitor no dia seguinte.
O Conselheiro Magalhães Neto pediu que fosse registrado em Ata um Voto de Veneração do Conselho Universitário a memória de Teodoro Sampaio, cujo primeiro centenário de nascimento se comemorava.

Não consta
sex, 07/01/1955 - 09:30

Conselheiro Isaias Alves
Conselheiro Orlando Gomes dos Santos
Conselheiro Carlos Furtado Simas
Conselheiro Manoel Inácio Mendonça Filho
Conselheiro José Tobias Neto
Conselheiro Miguel Calmon Du Pinto e Almeida Sobrinho
Conselheiro José Vicente Torres Homem
Conselheiro Maria José de Oliveira
Conselheiro Albérico Fraga
Conselheiro Elsior Coutinho
Conselheiro Mário Peixoto
Conselheiro Magalhães Neto Conselheiro Mário Peixoto
Reitor Prof. Edgard Rego Santos.

Lida a Ata da Sessão Anterior, posta em votação foi unanimemente aprovada.
Não houve expediente.