Ata da sessão do Conselho Universitário da Bahia, realizada no dia 4 de Novembro de 1950.

Pauta: 

1- ORDEM DO DIA
 
 1° parte - ´´ Deliberar sobre a indicação feita pela Congragação da Escola Politécnica dos quatro professores que, de acordo com a lei n.851 de 7/10/49, devem completar o quórum necessário para realização do concurso á docente livre de Física Industrial, a se iniciar no proximo dia 6 do corrente``.
 
 
2-A congregação da Escola Politécnica indicou os seguintes nomes: Profs. João Batista Perlott e Antonio Alberto Goetze da Escola de Engenharia da Universidade de Porto Alegre, e Francisco Assis Magalhães Gomes e Edmundo Menezes Dantas da Escola de Engenharia da Universidade de Belo Horizonte. A Casa, inanimemente, aprovou essas indicações.
 
 
3- 2° parte- ´´ Deliberar sobre a indicação feita pelo Conselho da Escola de Odontologia dos três professores que, de acordo com a lei n° 851 de 7/10/49 e com o Parecer n° 270/50 do Conselho Nacional de Educação, devem completar o quórum necessário para realização do concurso para professor catedrático de Metalúrgia e Química Aplicadas, a iniciar-se no proximo dia 10 do corrente```.
 
 
4- O Sr Presidente comunicou que o Conselho de Odontologia escolheu os professores Evaristo de Lima, da Universidade de Belo Horizonte, Aurelino Santos Reis, da Universidade de Porto Alegre, e José Martins d´Alvarez, da Escola Fluminense de Odontologia.
 
5- A Casa, também por unanimemente, aceitou essas indicações.
 
 
Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão.

Local: 
Universidade Federal da Bahia
Data: 
qua, 04/10/1950 - 11:45
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Aristides Novis
Eduardo Araujo
Albano da França Rocha
Elysio de Carvalho Lisbôa
Helio Simões
Paulo Pedreira de Cerqueira
Manuel Mendonça Filho
Augusto Lopes Pontes
Prof. Edgar Rêgo Santos.
Expediente: 

1- Aberta a sessão, havendo número legal, disse o Sr. Presidente ter recebido um ofício assinado pelos representantes dos Diretórios Acadêmicos de Medicina, Engenharia, Filosofia, Ciências Econômicas, Belas Artes e do Centro Acadêmico Ruy Barbosa da Faculdade de Direito comunicando haverem eleito o acadêmico Aurelino Telles de Souza, aluno da Escola de Belas -Artes, presidente do Diretório Central dos Estudantes. Declarou que se achando presente o referido acadêmico, dava-o como empossado. Fez votos por que o mesmo desempenhasse com eficiência o mandato.
 
 
2- Passou-se á leitura da ata da reunião anterior. Em discussão, informou o Conselheiro Helio Simões que o Instituto a ser criado era ´´ Instituto Hispânico da Universidade da Bahia``, e não como se referia ata. O Sr. Presidente disse ter todo o prazer de colaborar as palavras do Conselheiro Demetrio Tourinho e constam de ata, demostrando o contetamento com o que o Conselho recebia, embora eventualmente, a  colaboração do Prof Aristides Novis. Servia-se da ocasião para, com a maior justiça, destacar o interesse com o que o Prof. Aristides Novis , cada vez mais, pugna pelo alevantamento dos assuntos atinentes á Faculdade de Medicina, sem que isto o impeça de atender aos outros interesses superiores da Universidade.
 
 
3- De referência ao Instituto Hispânico, era ideia sua aplicar o mesmo que tem ao Instituto Francês. Não há no orçamento da Universidade verba especial para esses Institutos. Vezes por outra, tem contribuindo, expontaneamente, para o Instituto Fracês dentro das possibilidades de auxilio que permitem as disponibilidades do gabinete da Reitoria. Atenderá ao resolvido pelo Conselho Universitário de levar o caso ao Conselho de Curadores. Não o fez, antes, somente encaminhando-o á Comissão de Ensino, pelos motivos expostos.
 
 
4- Pediu a palvra o Conselheiro Elysio Lisbôa. Disse ter sido voto vencido na resolução do caso em apreço. Leu o art. 6° do Estatuto da Universidade e mostrou que o pedido foi para criação e não incorparação como pede o paragrafo 3° do art. 3. Com o pedido de criação do Instituto Hispânico não se criam compromissos permanentes da Universidade, porém, como explicou o Sr. Presidente, se aplicam as disponibilidades de que dispuser o gabinete da Reitoria.
 
 
5- Continua pensando que o Conselho de Curadores não deve se pronuciar sobre o assunto. A ata, em seguida, foi unanimemente aprovada, com o pedido de retificação do Conselheiro Helio Simões. O Prof. Aristides Novis agradeceu as palavras do Sr. Presidente. O Conselheiro Manuel Mendonça justificou a ausência do Conselheiro Ismael de Barros. O Sr. Presidente fez igual declaração referente aos Conselheiros Demetrio Tourinho, Orlando Gomes e João Mendonça.
 
 Não houve expediente.