Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 04 de Outubro de 1955.

Pauta: 

1.       O Magnífico Reitor convidou o Conselheiro Elsior Coutinho para auxiliar a apuração das eleições para as vagas nas Comissões de Legislação e Recursos, Orçamento e suplente da de Ensino. Com 16 votantes, verificou-se o seguinte resultado: - Para a Comissão de Legislação e Recursos: Professor Magalhães Neto, 11 votos; Professor Alceu Hiltner, 4 votos e Professores Isaias Alves, 1 voto- Para Comissão de  Orçamento: Professor Rodrigo Argolo- 15 votos e Professor João Mendonça, 1 voto. Foram proclamados eleitos para as Comissões de Legislação e Recursos, Orçamento e suplente da de Ensino, respectivamente os Professores Magalhães Neto, Rodrigo Argolo e Alceu Hiltner.
2.       Prodeceu-se a eleição para o representante do Conselho Universitário no Conselho de Curadores. Com 16 votantes foi o seguinte o resultado: Professor Augusto Machado-16 votos. O Magnífico Reitor proclamou eleito o Professor Augusto Machado como representante do Conselho Universitário no Conselho de Curadores.
3.       Passando a outra parte da ordem do dia- apresentar o recurso do Acadêmico  Ideval Alcântara de Carvalho contra a decisão da Congregação da Faculdade de Medicina- O Reitor concedeu a palavra ao relator Conselheiro Orlando Gomes, que solicitou ao Diretor da Faculdade de Medicina que desse, verbalmente a sua informação.
4.       Com a palavra o Conselheiro Rodrigo Argolo, Diretor da Faculdade de Medicina, disse que verificou na Secretaria da Faculdade que o Acadêmico Ideval Alcântara de Carvalho não se inscreveu em exame, conforme despacho do Professor Hosannah de Oliveira, porque não quis.
5.       O Conselheiro Orlando Gomes disse que, diante da informação, mantinha o seu parecer emitido em sessão anterior. Após discussão em que tomaram parte os Conselheiros Teonilo Amorim, Tobias Neto, Orlando Gomes,Alceu Hiltner, Rodrigo Argolo e Alberico Fraga, foi aprovado unanimemente, o parecer negando provimento ao recurso. 

Data: 
ter, 04/10/1955 - 20:45
O que ocorrer: 

1.       O Conselheiro Tobias Neto tratou do recente Decreto do Exmo Sr. Presidente da República que regulamenta a situação dos Diretórios Acadêmicos.
2.       O Conselheiro João Mendonça elogiou o curso de doutorado da Faculdade de Direito e tratou das bancas examinadoras compostas por elementos que não capacitados.
3.       O Conselheiro Magalhães Neto disse que as bancas examinadoras são constituídas de acordo com a Lei e o Conselheiro Rodrigo Argolo que Congregação da Faculdade de Medicina cumpre o artigo 155, não podendo deixar de escolher dois de seus representantes.
4.       O Conselheiro Orlando Gomes disse que em se tratando de uma tese de doutorado ou de um curso simples da Faculdade, não lhe pareceu que fosse possível  escolher fora dos professores da Faculdade e que em relação aos concursos obedece as disposições legais.
5.       O Conselheiro Tobias Neto apresentou sugestões para as modificações dos Regimentos e referiu-se ao dispositivo que exige que o Secretário um diplomado pela Faculdade mostrando as inconveniências deste dispositivo.
6.       O Conselheiro João Mendonça solicitou do Magnífico Reitor que enviasse uma circular as Faculdades lembrando o cumprimento do artigo 38 do Estatuto.
7.       O Conselheiro Alceu Hiltner pediu que as providências que forem tomadas com relação ao cargo de Secretário de acordo com a proposta do Conselho Tobias Neto, sejam, também tomadas com relação aos Bibliotecários.
8.       O Conselheiro Orlando Gomes, tratou dos problemas das transferências de alunos de uma escola para outra.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão, o que ocorreu as 11 horas .  
 

Participantes: 
Magnifico Reitor Professor Edgard Rego Santos
Conselheiros Isaias Alves
Elsior Coutinho
João Medonça
Alberico Fraga
Torres Homem
Mendonça Filho
Tobias Neto
Alceu Hiltner
Carlos Simas
Teonilo Amorim
Nilza Garcia
Orlando Gomes
Magalhães Neto
Rodrigo Argolo
Mário Peixoto
Augusto Machado
Adriano de Azevedo Pondé
Expediente: 

1.       O Magnífico Reitor declarou aberta a sessão, justificando sua falta  na  ata da sessão anterior.
2.        Anunciada a ordem do dia o Conselheiro Teonilo Amorim solicitou inversão da mesma, o que foi aprovado