ATA DA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO Data:

Pauta: 

1 - A Magnífica Reitora fez uma  retrospectiva a respeito do item único da  pauta – Eleição de dois Representantes da Comunidade Baiana para integrar  o Conselho Universitário - lembrando  que aquele assunto havia sido objeto de pauta e discussão em reuniões anteriores, sem que o Conselho houvesse chegado a finalizações, haja vista a insuficiência de indicações.
2 - A Senhora Presidente abordou a urgência de definir-se aquelas representações, face à proximidade da sessão do Colégio Eleitoral com vistas à organização da lista tríplice para a escolha do novo Reitor da  UFBA, considerando-se que a legislação que regulamenta a eleição de dirigentes das Instituições Federais de Ensino  Superior prevê  a representação da sociedade naquele Colégio Eleitoral.

Local: 
Sala dos Conselhos do Palácio da Reitoria
O que ocorrer: 

1 - A Senhora Presidente encaminhou o processo de votação dos nomes que representariam, na lista sêxtupla, as federações de trabalhadores, concorrendo, nesse primeiro sufrágio, três nomes para duas vagas (Luiz Raimundo Gavazza, José Álvaro Fonseca Gomes e Josemário Martins da Silva), já que uma das vagas fora  considerada preenchida com o nome de Benito Muiños Juncal, em decorrência de deliberação  firmada em reunião anterior, haja vista ter ocorrido consenso em torno desse nome entre a maioria das Comissões.
2 - Procedida a votação, tendo como escrutinadores os Conselheiros José Bernardo Cordeiro Filho e Carmem Célia Carvalho Smith, apurou-se o seguinte resultado: José Alvaro Gomes obteve doze (12) votos; Josemário MARTINS, doze (12) votos; Luiz Raimundo Gavazza, dez (10); registrando-se, ainda, dois (2) votos nulos e dois (2) votos brancos, totalizando 21 votantes.
3 - Realizado o sufrágio e mantidos os mesmos escrutinadores, verificou-se quatorze (14) votos para o Sr. Sérgio Foguel; três (3) votos para José Álvaro Gomes; dois (2) votos para Benito Juncal; hum (1) voto para Josemário Martins da Silva e hum (1) voto para ADARY OLIVEIRA, totalizando, também, 21 votantes, embora fazendo-se presente, naquela ocasião, o Conselheiro Weslen Sandro Moreira, cujo acréscimo foi compensado pela ausência temporária da Conselheira Georgina Lomanto.
4 - Concluída a votação e mantidos os mesmos escrutinadores, contabilizou-se vinte e dois (22) votantes (após o retorno da Conselheira Georgina), sagrando vencedora, para representar a comunidade religiosa de Salvador, a Professora Liliana Mercuri de Almeida, por haver obtido a maioria dos votos (12).
5 - Os outros dez (10) votos foram distribuídos entre o Padre Antonio Thadeu (4 votos); o Padre Giancarlo (3 votos); o Monsenhor José Hamilton (1 voto); registrando-se, ainda um (1) voto em  branco. Finalizado o processo de escolha dos dois Representantes da Comunidade Baiana no Conselho Universitário, que elegeu o Senhor  SÉRGIO FOGUEL e a Professora Liliana Mercuri de Almeida, a Magnífica Reitora, em caráter especial, ainda concedeu a palavra à Senhora Pró-Reitora de  Planejamento, Professora Nice Maria Americano Costa Pinto, que apresentou um relato consubstanciado a respeito do impasse EMBASA/UFBA.
6 - A Senhora Presidente declarou encerrada a sessão, da qual, eu, Terezinha  Maria Dultra Medeiros, Secretária  dos Órgãos  Colegiados, lavrei a presente Ata, a ser devidamente assinada, com menção à sua aprovação, estando os pormenores da reunião gravados em fita cassete.  

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
MARIA GLEIDE SANTOS BARRETO
JOSÉ BERNARDO CORDEIRO FILHO
ILKA REBOUÇAS FREIRE
NÁDIA ANDRADE MOURA RIBEIRO
MARCOS SILVA PALÁCIOS
SYLVIA MARIA DOS REIS MAIA
EVELINA DE CARVALHO SÁ HOISEL
MANUEL BLANCO MARTINEZ
RICARDO CASTELO BRANCO ALBINATI
MARLENE PESO DE AGUIAR
MARIA DAS GRAÇAS MOREIRA RAMOS
EDMAR JOSÉ BORGES DE SANTANA
GEORGINA ALMEIDA LOMANTO
SUZANA MARIA COELHO MARTINS
MANOEL JOSÉ FERREIRA DE CARVALHO
MAURICIO BARRETO
ANTONIO PLÍNIO PIRES DE MOURA
CARMEM CÉLIA CARVALHO SMITH
IRACY SILVA PICANÇO
EDUARDO TUDELLA
WESLEN SANDRO MOREIRA
VALDÍVIO PINTO DE SÁ.
Expediente: 

Senhora Presidente deu por iniciados os trabalhos, tecendo comentários esclarecedores acerca do documento distribuído entre os Conselheiros, o qual constituía-se num relato da audiência da ANDIFES com o Ministro da Educação e com o Secretário da  SESU, ocorrida no dia 24.04.98.
Colocou ainda em discussão e votação a Ata da sessão realizada em 22.12.97, que foi aprovada por unanimidade, sem  comentários e sem ressalvas.