ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO

1 - Dar continuidade à discussão acerca do destaque ao Regimento Interno da Faculdade de Comunicação (Processo nº 23066.047153/95-96), aprovado em sessão do dia 26.08.98.
2 - O Parecer da Comissão de Legislação e Normas, manifestaram-se foi posta em discussão e alguns Conselheiros, verificando-se alguma polêmica em relação à procedência ou não da inclusão da representação dos técnico-administrativos nos Departamentos, gerando uma proposta de suspender-se a análise de todos os processos relativos a Regimentos de Unidades até a apreciação do novo texto do Estatuto da Universidade, que estabelecerá ou não, a depender da decisão do Conselho, a inserção daquela representação.
3 - Processo nº 23066.039294/96-43 – Regimento Interno do Instituto de Saúde Coletiva.
4 –O Conselheiro José Sérgio Gabrielli de Azevedo questionou a pertinência, naquele contexto, da expressão “corpo acadêmico”, registrada no caput do Art. 3º, a qual foi alterada, por sugestão do diretor do ISC e anuência do Relator, para “...corpo técnico/científico/docente.
5 - O Magnífico Reitor colocou em votação o Parecer do Relator, sem o destaque, o qual foi aprovado por maioria dos votos (21 votos a favor, 2 contrários e duas abstenções).
6 - Processo nº 23066.098521/98-06 – Indicação de Representantes do Conselho Universitário (titular e suplente) para o Conselho Deliberativo da FAPEX”.
7 - Processo nº 23066.029368/98-32 – Concessão do título de “Professor Emérito” ao Professor João Gonçalves de Carvalho. Relator: COMISSÃO DE TÍTULOS HONORÍFICOS”. Homologado o Parecer da Comissão, pela sua aprovação.
8 - Processo nº 23066.023663/97-30 – Concessão do título de “Professor Emérito” ao Professor Raymond Van Der Haegen. Relator: COMISSÃO DE TÍTULOS HONORÍFICOS”. Homologado o Parecer da Comissão, aprovando a outorga do título.
9 – Processo, nº 23066.020578/96-75 – Concessão do título de “Doutor Honoris Causa” a Carlos Alberto Dias. Relator: COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO E NORMAS Vista” para o Conselheiro Wilson Araújo Lopes.

Sala dos Conselhos do Palácio da Reitoria

1 - Procedidas as leituras do voto em separado do Conselheiro Wilson Lopes e do parecer da Relatora, Conselheira Evelina de Carvalho Sá Hoisel, homologado pela Comissão de Títulos, ambos favoráveis à concessão do título conforme propusera a Congregação do Instituto de Geociências, os Conselheiros José Teixeira e Iracy Picanço declararam-se não suficientemente convencidos da pertinência desse título ou se melhor caberia o de “Professor Honorário”.
2 - O Senhor Presidente agradeceu a presença de todos e encerrou a sessão, da qual, Terezinha Maria Dultra Medeiros, Secretária, lavrará a presente Ata, a ser devidamente assinada, com menção à sua aprovação, estando os pormenores da reunião gravados em três fitas cassetes.

MARIA GLEIDE SANTOS BARRETO
IRACY SILVA PICANÇO
VIRGINIA GUIMARÃES ALMEIDA
JOSÉ BERNARDO CORDEIRO FILHO
VÂNIA MARIA GALVÃO DE CARVALHO.

O Senhor Presidente deu por iniciados os trabalhos, colocando em discussão e, a seguir, em votação, a Ata da sessão realizada em 26.08.98, a qual foi aprovada por unanimidade, sem comentários e sem ressalvas.
O Magnífico Reitor informou e teceu comentários a respeito de convênios recentemente assinados pela UFBA; das vagas a serem editadas para concurso de Professor Titular; da manutenção da suspensão das taxas de matrícula para o próximo semestre letivo; das matérias jornalísticas publicadas acerca de transferências irregulares para as universidades de Salvador, inclusive para a UFBA, bem assim das providências encaminhadas pela Reitoria no sentido de averiguar os fatos; e reportou-se a algumas decisões do Conselho extraídas da reunião anterior, concernentes à melhoria da dinâmica das reuniões do Conselho, que ainda não puderam ser implementadas.
O conselheiro José Teixeira Cavalcante Filho, para lembrar a urgência de programação com vistas à eleição do Vice-Reitor, considerando que o mandato atual expirar-se-á em dezembro do ano em curso.
O conselheiro José Sérgio Gabrielli de Azevedo reiterou a necessidade dos diretores serem informados sobre as contas de luz e água de suas Unidades, com a finalidade de procederem ao controle desses gastos.