Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 29 de Outubro de 1955.

sex, 21/10/1955 - 21:15
Conselheiros Alberico Fraga
Mendonça Filho
Orlando Gomes
Rodrigo Argolo
Carlos Simas
Isaias Alves
João Mendonça
Augusto Machado
Tobias Neto
Oscar Caetano
Elsior Coutinho
Magalhães Neto
Adriano Pondé
O representante do Diretório Central dos Estudantes acadêmico Murilo Cavalcanti
Sob presidência do Magnífico Reitor Professor Edgard Rego Santos

1.       O Magnífico Reitor declarou aberta a sessão, convidando o Secretário a preceder a leitura de ata da sessão anterior, que lida, posta em discussão e sob votação foi unanimemente aprovada.
2.       Foram lidos os seguintes telegramas- “URG- Exmo Sr. Prof Dr. Edgard Santos Magnífico Reitor Universidade da Bahia- Salvador- Ao regressar do Rio de Janeiro apresso-me dirigir V. EXA  meus melhores agradecimentos generosas atenções me dispensou  durante minha estada na cidade, renovando expressões meu alto apreço pelo relevante serviço prestado causa aproximação cultural luso brasileira em criação Institutos Estudos Portugueses nessa prestigiosa Universidade- Atenciosa SDS Antonio de Faria, Embaixador de Portugal”.- “Prof. Edgard Rego Santos, Magnífico Reitor Universidade da Bahia- Salvador BA- 2686, 14:11:55- Comunico Vossencia Senhor Presidente da República aprovou sugestão Ministério Fazenda sentido remessa balanços exercício vigente ser feita até 15 de Janeiro 1956. Saudações Júlio Sambaqui, Diretor Interino Orçamento Educação”.
3.       O Magnífico Reitor solicitou dos Senhores Diretores a remessa das contas e folhas de pagamento até o dia 30 do corrente e também que enviem os orçamentos para 1957.
4.       S. Magnificência deu conhecimento ao Conselho da marcha do orçamento para 1956 no Congresso Nacional. As dotações para a Universidade da Bahia são as seguintes: -Pessoal: Cr $89.947.620,00. Material: Cr$ ....44.300.000,00. Serviços  e Encargos: Cr$29.842.500,00. Obras: Cr$....69.000.000,00, assim distribuídos: Escola Politécnica 16 milhões; Faculdade de Odontologia 16 milhões; Faculdade de Farmácia 2 milhões; Faculdade de Filosofia 4 milhões; Faculdade de Ciências Econômicas 13 milhões; Escola de Belas Artes 500 mil cruzeiros; Faculdade de Direito 5 milhões e equipamentos 3 milhões.
Disse o Magnífico Reitor que o orçamento está em curso no plenário do Senado tendo sido apresentadas três emendas.  Uma delas para Obras, é assinada pelos Senadores Juracy Magalhães e Dinarte Mariz consignando mais 10 milhões de cruzeiros , que serão assim distribuídos: Politécnica: 4 milhões; Odontologia: 4 milhões  e Equipamentos: 2 milhões. A outra é para material- aumentando a verba de Cr$ 44.300.000,00 para Cr$ 48.000.000,00. A terceira emenda aumenta a verba para pessoal.
5.       Comunicou o Magnífico Reitor que em 1956 funcionará, sob os auspícios da Escola Politécnica, um curso de Geologia. A seguir tratou-se da utilização das becas, pelos estudantes, por ocasião das solenidades de formatura ficando resolvido que cada estudante no ato do recebimento da beca depositará  a quantia de Cr$ 1.000,00 que lhe será restituída quando for devolvida a beca.
6.       O Magnífico Reitor solicitou dos Senhores Conselheiros autorização para enviar um telegrama ao Professor Candido Mota Filho, ex- Ministro da Educação e Cultura, exprimindo congratulações do Conselho pela maneira altamente
7.       O Conselheiro Teonilo Amorim solicitou a inserção em ata de um voto de congratulações com o Magnífico Reitor, na oportunidade em que completa sete anos de existência o Hospital das Clinicas, tendo sido unanimemente aprovada.