Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 23 de Abril de 1955

O Conselheiro Isaias Alves indagou se já havia sido publicada a decisão do Conselho que reformou o Regimento da Faculdade de Filosofia, na parte da inscrição em concursos, para só permitir a inscrição de licenciados por Faculdades de Filosofia deve enviar por escrito ao Conselho Universitário a proposta para a reforma do Regimento Interno.
Estava em andamento, segundo o Sr. Reitor, os entendimentos com o Dr. Otávio Machado para compra dos terrenos vizinhos ao Hospital das Clínicas, devendo o Conselho de Curadores dar autorização para a operação.
Continuou dizendo que estavam prosseguindo os entendimentos para a construção da Faculdade de Farmácia e que já foi julgada a concorrência pública para o término das obras da Faculdade de Odontologia.
Justificada a falta do Conselheiro Torres Homem.
Em breve haveria em algumas Unidades Universitárias a eleição para Diretor, por esse motivo, o Sr. Reitor julga por bem ouvir o Conselho. O Sr. Ministro da Educação esclareceu que o processo a ser adotado deve ser da votação uninominal para cada uma das três vagas que devem compor a lista a ser submetida à escolha do Sr. Presidente da República.
O Conselheiro Orlando Gomes disse que embora discordasse, o Conselho deveria recomendar às Unidades obediência a interpretação Ministerial. Sugestão aceita.
O Conselheiro Mario Peixoto leu um parecer referente ao pedido de transferência de curso do aluno Joselito Pereira Brito, da Faculdade de Ciências Econômicas, a leitura do parecer foi favorável à transferência, tendo discordado os Conselheiros Orlando Gomes, Carlos Simas, Magalhães Neto e Alberico Fraga, tendo o ultimo proposto que o requerimento fosse enviado para à Diretoria da Faculdade de Ciências Econômicas, para os devidos fins, proposta aprovada unanimemente.
O Conselheiro  Albérico Fraga para proceder a leitura do parecer da Comissão de Ensino relativo a indicação pela Escola de Belas Artes dos professores Elysio Lisboa, Pedro Tavares, Magno Valente, Paulo Pedreira, Freitas Guimarães, Lauro Sampaio, Mario Tarquínio, Alceu Hiltner, Carlos de Sá, Arquimedes Guimarães, Miguel Dultra, Navarro de Andrade, Joaquim Santos Pereira, Alvaro Medrado e Otavio Figueiredo, para completarem o “quorum” da Comissão que julgarão concurso de docência livre da Cadeira de Concreto Armado;
Dos professores Robespierre Faria, Alfredo Araujo, Presciliano Silva, José Valadares, Godofredo R. Filho, Navarro de Andrade, Ricardo Pereira, Luiz Pinto de Carvalho, Magalhães Neto, Edith Gama e Abreu, Carlos Ott, Piton Pinto, Renato Mesquita, Antonio de Oliveira Dias, Ivo Braga e Oliveira Neto  para completarem o “quorum” da Congregação que julgará o concurso à docência livre das cadeiras de Desenho de Croquis e Gravura de Talho-Dôde, Agua-forte e Xilografia;
Dos professores Elysio Lisboa, Magno Valente, Lauro Sampaio, Luiz de Moura Bastos, Mario Tarquinio, Carlos de Sá, Navarro Andrade, Presciliano Silva, Miguel Dultra, Augusto Machado, Joaquim Santos Pereira, Mario Barros, João Mendonça, Freitas Guimarães, Renato Mesquita, Oldegar Vieira, Paulo Pedreira e Alceu Hiltner para completarem o “quorum” da Congregação que julgará o concurso para catedrático da cadeira de Organização do Trabalho + Prática Profissional.
O parecer foi favorável com as indicações feitas pela Escola de Belas Artes, foi aprovado unanimemente.
O Conselheiro João Mendonça, membro da Comissão de Publicações, apresentou parecer favorável à aprovação da resolução que cria o “Boletim da Universidade da Bahia”, com o fim de registrar e divulgar oficialmente os acontecimentos, sendo a resolução aprovada unanimemente.

Não Consta.
sab, 23/04/1955 - 09:00

Conselheiro Tobias Neto
Conselheiro Elsior Coutinho
Conselheiro Pithon Pinto
Conselheiro Alceu Hiltner
Conselheiro Carlos Simas
Conselheiro Albérico Fraga
Conselheiro Maria José de Oliveira
Conselheiro Mário Peixoto
Conselheiro Isaias Alves
Conselheiro Magalhães Neto
Conselheiro João Mendonça
Conselheiro Orlando Gomes
Conselheiro Mendonça Filho
Conselheiro Rodrigo Argolo
Conselheiro Teonildo Amorim
Conselheiro Oscar Caetano
Conselheiro Adriano Pondé
Representante do DCE Murilo Cavalcanti
Reitor Prof. Edgard Rego Santos.

Lida a Ata da Sessão Anterior, posta em votação foi unanimemente aprovada.
O Sr. Reitor apresentou aos Conselheiros o novo presidente do Diretório Central dos Estudantes, Acadêmico Murilo Cavalcante. Em seguida, disse o presidente sobre sua satisfação de estar ali.
O Sr. Reitor propôs um voto de pesar pelo falecimento de Einstein. O que foi aprovado unanimemente.