Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 24 de Março de 1955

O Conselheiro João Mendonça comunicou que a Congregação da Faculdade Nacional de Medicina para enfrentar a diátese nacional dos Mandados de Segurança transformou uma situação de fato em uma situação de direito considerando eliminatórias todas as provas escritas do concurso de habilitação.
O Conselheiro Orlando Gomes questionou o Sr. Reitor como estão os estudos procedidos pela comissão encarregada de verificar as causas dos resultados dos exames vestibulares. A resposta foi que os estudos ainda estão sendo elaborados, dada a complexidade do assunto, a demanda de tempo e dentro de alguns dias a comissão daria o parecer.

Não Consta.
qui, 24/03/1955 - 09:30

Conselheiro Pithon Pinto
Conselheiro Tobias Neto
Conselheiro Carlos Simas
Conselheiro Albérico Fraga
Conselheiro Mendonça Filho
Conselheiro Maria José de Oliveira
Conselheiro João Mendonça
Conselheiro Magalhães Neto
Conselheiro Oscar Caetano
Conselheiro Mário Peixoto
Conselheiro Isaias Alves
Conselheiro Hosannah de Oliveira
Conselheiro Orlando Gomes
Conselheiro Alceu Hiltner
Conselheiro Teonildo Amorim
Conselheiro Torres Homem
Conselheiro Adriano Pondé
Representante do DCE Carlos Santana
Reitor Prof. Edgard Rego Santos.

Lida a Ata da Sessão Anterior, posta em votação foi unanimemente aprovada.
Solicitação pelo Sr. Reitor, que se registrasse em ata um voto de pesar pelo falecimento do Professos Eduardo Diniz Gonçalves, e convidou a todos para que representassem o Conselho no enterro. Proposta unanimemente aprovada.
Solicitação pelo Sr. Reitor, que se registrasse em ata dois votos de pesar pelo falecimento do Deputado Federal Artur Bernardes, ex-Presidente da República e outro pelo Sr. Alexander Fleming, descobridor da penicilina. Proposta unanimemente aprovada.
O Sr. Reitor propôs ao Conselho que fosse enviado ao Almirante Alvaro Alberto. Até bem pouco Presidente do Conselho Nacional de Pesquisas, um ofício ou um telegrama em que o Conselho Universitário da Bahia expressasse o seu agradecimento aos serviços prestados à Universidade. Proposta unanimemente aprovada.
O Sr. Reitor ainda com a palavra informou que o Presidente da República aprovou o quadro extraordinário da Universidade da Bahia. Evidenciou a responsabilidade da Universidade de pagamento no corrente exercício financeiro, lembrando das despesas com as construções das Faculdades de Odontologia, Filosofia, Ciências Econômicas e a Escola Politécnica.
Quanto aos terrenos vizinhos ao Hospital das Clínicas ainda não foram concluídas as negociações. Onde será construída a Faculdade de Direito, com recursos próprios da Universidade.