Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 23 de Fevereiro de 1956

O Conselho marcou para o dia 10 de março, ás 08:30 horas, a abertura solene dos cursos.
O Conselheiro Magalhães Neto, membro da Comissão de Legislação e Recursos apresentou o parecer favorável á proposta da Congregação da Faculdade de Direito para modificação do Artigo 68 do Regimento Interno, que passa a ter a seguinte redação: “A Congregação reunir-se-á obrigatoriamente a 15 de fevereiro para  apreciar, discutir e julgar o relatório do Diretor e resolver sobre a aceitação dos programas; em 1º de junho para cada triênio para eleição e posse do Diretor e Vice-Diretor, e dentro da quinzena de novembro para aprovação do orçamento.” Parecer foi unanimemente aprovado.

Não Consta.
qui, 23/02/1956 - 09:00

Conselheiro Orlando Gomes
Conselheiro Carlos Simas
Conselheiro Augusto Machado
Conselheiro Oscar Caetano
Conselheiro Torres Homem
Conselheiro João Mendonça
Conselheiro Isaias Alves
Conselheiro Albérico Fraga
Conselheiro Mendonça Filho
Conselheiro Alceu Hiltner Conselheiro Rodrigo Argollo
Conselheira Nilza Garcia
Conselheiro Elsior Coutinho
Conselheiro Teonildo Amorim
Conselheiro Mário Peixoto
Conselheiro Magalhães Neto
Conselheiro Adriano Pondé
Representante do DCE Murilo Cavalcanti Reitor Prof. Edgard Rego Santos.

Iniciada a sessão justificando a falta da sessão anterior.
Lida uma comunicação deita por professores universitários de Minas Gerais referente a majoração de vencimentos. Em discussão o Conselho resolveu não se solidarizar com esse movimento, manifestando-se oportunamente.
Justificada a ausência do Conselheiro Tobias Neto.
Adiamento da exposição das propostas para o exame vestibular, em virtude da ausência de alguns membros do Conselho.
Aprovado um voto de pesar pelo falecimento do Dr. Mário Augusto Teixeira de Freitas, com menção de que se comunique à família do extinto e ao IBGE a aprovação desse voto.
O Conselheiro Augusto Machado disse sobre as dificuldades para organizar as bancas examinadoras dos vestibulares, tornando-se necessária uma interpretação mais razoável do texto legal. Foi solicitado que esse protesto fosse transformado em proposta a fim de ser encaminhado ás comissões competente.
O Conselheiro João Mendonça indagou ao Conselheiro Orlando Gomes quais o critérios adotados pela Faculdade de Direito para a escolha dos assistentes. Em resposta disse que o Regimento Interno desde 1947 prevê a criação de assistentes em diversas cadeiras do curso de graduação.