Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 23 de Março de 1956

Apresentado o parecer da Comissão de Legislação e Recursos quanto ao requerimento do acadêmico Oscar Goes de Oliveira Junior. Com a palavra o Conselheiro Orlando Gomes, depois de fazer o relatório, indagou ao Conselho de aceitava a petição como recurso. Procedida a leitura do parecer, que foi no sentido de que seja reformada a decisão do Conselho Departamental da Faculdade de Ciências Econômicas, indeferindo-se o pedido do aluno para o exame de 2º época, fora da época regulamentar. Votação nominal sugerida e acatada, votando contra somente o Conselheiro Elsior Coutinho.
O Conselheiro Mário Peixoto apresentou o parecer a respeito de um requerimento do acadêmico Joselito Pereira de Brito, que tendo feito vestibular em 1954 para a Faculdade de Ciências Econômicas e cursando o 1º ano do curso de Ciências Contábeis e Atuariais, desejava transferir para o curso de Ciências Econômicas. O parecer foi favorável á solicitação do acadêmico. Votação nominal, tendo votado á favor do parecer os Conselheiros Mário Peixoto, Elsior Coutinho, João Mendonça e Augusto Machado. Os demais votaram contra.

Não Consta.
sex, 23/03/1956 - 09:00

Conselheira Nilza Garcia
Conselheiro Alceu Hiltner Conselheiro Elsior Coutinho
Conselheiro Albérico Fraga
Conselheiro Carlos Simas
Conselheiro Teonildo Amorim
Conselheiro Tobias Neto
Conselheiro Mário Peixoto
Conselheiro João Mendonça
Conselheiro Augusto Machado
Conselheiro Orlando Gomes
Conselheiro Oscar Caetano
Conselheiro Rodrigo Argollo
Conselheiro Magalhães Neto
Representante do DCE Murilo Cavalcanti Reitor Prof. Edgard Rego Santos.

Lida a Ata da Sessão Anterior, posta em votação foi unanimemente aprovada.
Lido ofício do Diretor da Escola de Belas Artes comunicando que o Conselho Departamental aceitou a indicação do nome do Arquiteto Antonio Carlos Guimarães para assistente voluntário da cadeira de Arquitetura Analítica.
Lido ofício do Representante dos docentes livres no Conselho, professor Teonildo Amorim, encaminhando o assunto à Comissão de Ensino para depois ser estudado pela Comissão de Legislação e Recursos.
O Sr. Reitor disse que encaminharia à Comissão de Ensino o texto do Convênio celebrado entre a Universidade da Bahia e o Instituto de Cultura Hispânica de Madrid e também, o do Convênio estabelecido entre a Universidade da Bahia e o Serviço de Cooperação Internacional de Administração, que é uma dependência do Departamento de Estado da América do Norte, explicando ao Conselho as razões por que somente agora trazia ao seu conhecimento os textos dos Convênios.
O Conselheiro João Mendonça, como representante da Faculdade de Ciências Econômicas, não poderia deixar de aplaudir o Sr. Reitor por conta do Convênio assinado.
O Sr. Reitor lembrou que no dia 4 de abril de 1946 foi assinado o decreto-lei que criou a Universidade da Bahia e disse que esperava dos senhores Conselheiros sugestões para o decenário.
Justificada a ausência do Conselheiro Mendonça Filho.
O Conselheiro Elsior Coutinho desejava esclarecer que não tomou parte naquela banca examinadora cujo exame dera margem a um inquérito administrativo, mostrando a seguir, as vantagens das medidas sugeridas ao Conselho e acrescentada uma a outra ás já apresentadas.