Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 10 de Outubro de 1956

Apreciação do parecer da Comissão de Legislação e Recursos referente ao recurso impetrado por Eulicio Pereira da Cunha e outros alunos da Faculdade de Medicina, pedindo a anulação dos exames de 2ª época da Cadeira de Anatomia e Fisiologia Patológicas – O Conselheiro Tobias Neto apresentou o parecer, concluindo pela validade dos exames. Em votação foi rejeitado unanimemente o recurso por ter sido impetrado fora do prazo de validade. Esteve ausente durante a votação o representante dos estudantes.

Não Consta.
qua, 10/10/1956 - 09:00

Conselheiro João Mendonça
Conselheiro Isaias Alves
Conselheiro Carlos Simas
Conselheiro Rodrigo Argollo
Conselheiro Augusto Machado
Conselheiro Tobias Neto
Conselheiro Teonildo Amorim
Conselheiro José Lima
Conselheiro Alceu Hiltner Conselheira Nilza Garcia
Conselheiro Torres Homem
Conselheiro Mendonça Filho
Conselheiro Orlando Gomes
Conselheiro Oscar Caetano
Conselheiro Adriano Pondé
Representante do DCE Ubirajara Brito
Reitor Prof. Edgard Rego Santos.

Lida a Ata da Sessão Anterior, posta em votação foi unanimemente aprovada.
Lido o ofício do Exmo. Sr. Ministro da Educação e Cultura comunicando a designação do professor Eduardo Lins Ferreira de Araújo para suplente do representante do Ministério do Conselho de Curadores.
Lido o ofício do professor Diógenes Rebouças comunicando o início de sua viagem ao exterior e agradecendo a colaboração prestada pelo Sr. Reitor.
Lido o ofício de vários universitários solicitando curso de capoeira regional. Petição despachada pelo vice-Reitor em exercício.
Lido o ofício do Diretor da Escola de Belas Artes comunicando que o Conselho Departamental concedeu inscrição de docência livre ao Engenheiro Civil Guilherme Bittencourt de Souza Avila para o concurso de provimento da cátedra.
Lido o ofício do Comandante da Base Aérea de Salvador participando que o nome do Magnífico Reitor foi incluído na Comissão Regional de Honra, Comemorativa do Ano Santos Dumont.
Lido o ofício do Diretor da Faculdade de Direito encaminhando o processo relativo ao concurso de livre docência de Direito Judiciário Penal a que se submeteu o Dr. Adhemar Raymundo da Silva.
Lido o ofício do atual Presidente do DCE à Reitoria, solicitando providencia que estão além da alçada do Reitor. Foi acordado que não seria interessante trazer essas pretensões exaradas nesse documento.
O Sr. Reitor informou que o crédito especial destinado ao custeio das despesas criadas com a Lei que tem por objetivo completar as providencias da autonomia das Faculdades de Odontologia e Farmácia já está na fase final de sua execução.
Quanto ao problema da criação de cargos de Assistente disse o Magnífico Reitor que não tinha notícia da decisão final do governo.
Quanto ao orçamento disse o Sr. Reitor que foi aprovado na Câmara com um reajustamento da verba pessoal. Quanto ao material, pessoal e verba para obras houveram aumentos.
O Conselheiro João Mendonça disse que era plano da Reitoria construir no Canela um edifício exclusivo para a faculdade de Ciências Econômicas ficando reservado o edifício da piedade somente para a Escola técnica.
Disse o Sr. Reitor que tinha a impressão de que essa orientação foi adotada, que deu ordens para encomendas de equipamentos e que era atribuição da Diretoria e da Congregação da Faculdade.