Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada 12 de Março de 1957.

ter, 12/03/1957 - 10:45
Conselheiros Alberico Fraga
Mendonça Filho
Tobias Neto
Augusto Machado
Isaias Alves
Alceu Hiltner
Nilza Garcia
José Lima
Teonilo Amorim
Rodrigo Argolo
Oscar Caetano
Torres Homem
Magalhães Neto
João Mendonça
Adriano Pondé
Acadêmico Ubirajara Brito representante do D.C.E
Professor Adalício Nogueira membro do Conselho de Curadores da Universidade da Bahia.

1.       O Conselheiro Orlando Gomes disse que o fim especial da sessão era a transmissão do cargo de Reitor ao Professor Dr. Edgard Santos, seu titular efetivo, convidando a seguir o Secretário a proceder a leitura do respectivo termo. Após passar a presidência as sessão ao Magnífico Reitor o Conselheiro Orlando Gomes disse da satisfação do Conselho Universitário pelo regresso de S. Magnificência e que essa interinidade, esse contato mais direto com os problemas da Universidade lhe deu a convicção necessária para que formule um voto, o de que esses destinos da Universidade estejam por muito tempo ainda sob a sua alta e esclarecida direção.
2.       O Magnífico Reitor agradeceu as palavras proferidas pelo Conselheiro Orlando Gomes. Disse que se sentia muito feliz em manifestar ao Conselho a sua grande satisfação em aplaudir calorosamente todos aqueles atos que o Vice-Reitor, no exercício do cargo, houve de praticar. Significou também perante os membros do Conselho o seu profundo agradecimento a atitude que S.Exa manteve, atitude de coerência com os seus atos, abrindo em muitas oportunidades, clareiras que nas atividades universitárias lhe facilitarão imensamente a tarefa que neste momento assumia. Disse que pediu ao Professor Orlando Gomes que promoveu esta reunião do Conselho Universitário perante a qual deveria reassumir o cargo e também, a convocação do Conselho de Curadores, visto como teve o intuito de fazer a todos os responsáveis pela administração superior da Universidade um só relatório, embora sucinto, acerca da viagem que o convite do Departamento do Estado dos Estados Unidos acabava de fazer a este país.
A maioria do Conselho de Curadores não estava presente, de modo que a exposição dos resultados da viagem, pelo menos a parte referente as despesas deverá ser repetida em outra sessão do Conselho de Curadores.
3.       Disse que a vida do Reitor da Universidade durante esses trinta dias foi muito intensa, de modo que é natural que traga uma serie numerosa de itens para comentar alguns dos quais, naturalmente serão objetivo de deliberação outras.
4.       Registrou S. Magnificência a colaboração utilíssima que recebeu a Universidade da Bahia de três americanos que podem ser considerados grandes amigos da Universidade: o Vice-Cônsul na Bahia , que revelou grande interesse na aproximação da Universidade com a America do Norte , o penúltimo Cônsul na Bahia, agora em Washington e Dr. Eugênio Kentall. Disse ainda que vários problemas foram tratados com as autoridades americanas destacando o problema da criação do serviço de residente para o Hospital das Clinicas, o regimento de tempo integral, convênio a ser assinado com Universidades americanas visando a visita de Professores americanos  , como também a presença de Professores da nossa Universidade naquelas Universidades.
5.       O Reitor disse que convidou três Professores para visitarem a Universidade da Bahia, Professor Aron, Professor de espanhol, Professor  Davison, Diretor de uma Faculdade de Medicina de o terceiro é um antropologista do Museu de História Natural, e que esta estudando a possibilidade da criação do Instituto de Estudos Norte-Americanos.
6.       O Reitor tratou também do problema das bolsas de estudos que serão controladas pelo Instituto de Estudos Norte-Americanos e disse que trouxe, também entrevista a possibilidade de uma visita em conjunto dos Diretores de Faculdade á America, patrocinada pelo Departamento de Estado que oferecerá as vantagens que lhe ofereceu e a Universidade procurará dar uma quota.
A esse respeito disse o Magnífico Reitor que a Universidade da Bahia não deu a menor contribuição financeira direta para a viagem do seu Reitor, que recebeu apenas o auxilio do Departamento de Estado, podendo o Conselheiro Fernando Goês informar sobre as remessas de dólares que fez para a America do Norte. Os Diretores que viajaram para America tiveram auxilio da Reitoria, bem como o Professor Roberto Santos, embora menor, ressaltando nesta oportunidade a contribuição do referido Professor para o êxito da viagem do Magnífico Reitor da Universidade da Bahia.
A respeito da excussão de estudantes disse o Magnífico Reitor que entrou em entendimentos com o Conselho e espera que nas férias de julho possa mandar alguns estudantes á America do Norte. Deu também S.Magnificência diversas explicações ao Conselho sobre o problema do estudante americano.