Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 19 de Março de 1959

ORDEM DO DIA:
Apresentado o parecer da Comissão de Ensino acerca das propostas da Faculdade de Ciências Econômicas. Indicando três professores suplentes para o “quorum” necessário àquela Congregação nas provas do concurso para docência-livre. Professores indicados: Aliomar Baleeiro, Carlos Simas e Oscar Caetano. Parecer favorável á indicação da Congregação da Faculdade de Ciências Econômicas, contra o voto do Conselheiro Tobias Neto.
Comunicado à Casa qie p Exmo. Sr. Dr. Juiz da Vara dos Feitos da Fazenda Nacional. No Mandado de Segurança impetrado pelo professor Arnaldo Silvieira, e concedeu medida liminar, mandando que o referido professor reassumisse a cátedra.

Não Consta.
seg, 09/03/1959 - 09:00

Conselheiro Albérico Fraga
Conselheiro Tobias Neto
Conselheiro Mendonça Filho
Conselheiro Pithon Pinto
Conselheira Nilza Garcia
Conselheiro Oscar Caetano
Conselheiro Alceu Hiltner Conselheiro João Alves Conselheiro Eduardo Araujo
Conselheiro Magalhães Neto
Conselheiro Gama e Abreu
Conselheiro Torres Homem
Conselheiro Rodrigo Argollo
Conselheiro Teonildo Amorim
Conselheiro Orlando Gomes
Conselheiro Adriano Pondé
Conselheiro Pinto de Aguiar
Representante do DCE Pedreira Franco Reitor Prof. Edgard Rego Santos.

Lida ata da sessão realizada em 06 de março de 1959, posta em votação foi unanimemente aprovada.
Comunicada á Casa a presença do Conselheiro Gama e Abreu na qualidade de vice-diretor, em exercício da Escola Politécnica.
Lido o oficio do Major Brigadeiro Henrique Fletuss, presidente do Conselho Nacional do Petróleo, agradecendo o convite para comparecer a cerimônia de graduação dos engenheiros no curso de perfurasse de  produção do petróleo e informando que não poderia comparecer.
Lido oficio do Diretor da Escola Politécnica comunicando que a Congregação elegeu o professor Gama e Abreu para o cargo de vice-diretor.
Lido oficio do Diretor da Escola de Belas Artes comunicando que a Congregação homologou o parecer do Conselho Departamental favorável a que se conceda a inscrição em concurso para a docência da cadeira de “Estudos Brasileiros ao Bel. Cid Teixeira Cavalcante”.
Lido oficio do Diretor da Escola de Belas Artes comunicando que a Congregação aprovou o parecer do Conselho Departamental recomendando a transferência para cadeira de “mecânica racional – grafostática”.
Comunicado à casa que no fim de fevereiro a Delegacia Fiscal entregou dois duodécimos da verba orçamentária.
O Conselheiro Orlando Gomes propôs ao Conselho a elaboração de um Regulamento, no sentido de uniformizar as regras a respeito dos processos e recursos que vem ao Conselho Universitário, visto como não há regras expressas relativas a processos e recursos. Encerrada a discussão o Sr. Reitor Propôs que fosse designada a Comissão de Legislação e Recursos para apresentar o ante-projeto desta regulamentação. Ambas as propostas foram unanimemente aprovadas.
Justificada a falta do Conselheiro Elsior Coutinho.