Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 30 de abril de 1957.

ter, 30/04/1957 - 14:30

Conselheiros Rodrigo Argolo
João Mendonça
José Lima
Teonilo Amorim
Adopho Diniz
Magalhães Neto
Isaias Alves
Alceu Hiltner
Clayde Oliveira
Mário Tarquínio
Torres Homem
Oscar Caetano
Adriano Pondé
Acadêmico Paulo Brandão presidente do D.C.E
Sob presidência do Professor Orlando Gomes vice- Reitor em exercício da Universidade da Bahia.

1.     O Senhor Presidente declarou aberta a sessão, convidando o Secretário a proceder a leitura da ata da sessão anterior. Em discussão a ata usou da palavra o Conselheiro Magalhães Neto que declarou que as expressões que contém a ata, que teriam sido pronunciadas por ele, realmente o foram. No entanto havia declarações que não era para constar de ata.
2.     O Conselheiro João Mendonça esclareceu que o curso de nutricionistas não é mantido pelo Conselho Universitário. A seguir a ata foi unanimemente aprovada.
3.     O Senhor Presidente informou á Casa que o professor Edgard Rego Santos, Magnífico Reitor da Universidade, convocou este Conselho para uma sessão ordinária do mês de abril. Infelizmente, porém, Magnificência não pode comparecer a sessão porque se acha adoentado. De modo que na qualidade de Vice-Reitor, nos termos do Estatuto da Universidade, assumiu a presidência da reunião.
4.     S. Excia. Justificou as faltas dos Conselheiros Mendonça Filho e Alberico Fraga e registrou a presença, como representante da Faculdade de Farmácia, do Professor Adolpho Diniz Gonçalves, que se encontra no exercício da Diretoria, em substituição ao seu titular, Professor Tobias Neto, dizendo ser muito caro ao seu coração este registro porque ainda se considerava discípulo de S.Excia o Conselheiro Adolpho Diniz agradeceu as palavras do Conselheiro Orlando Gomes.
5.     O Conselheiro Isaias Alves disse que foi impossível fazer o estudo sobre as providencias a serem tomadas pelo Conselho Universitário acerca da duplicidade de matricula nas Faculdades.
6.     O Conselheiro Orlando Gomes, presidente da sessão, informou que há uma circular assinada pelo Ministro Edgard Santos que permite a matricula em cadeiras isoladas das Faculdades de Filosofia.
7.     O Conselheiro Isaias Alves em virtude de sua viagem á Europa, incumbiu o seu  substituto na Diretoria da Faculdade de Filosofia, Conselheiro Magalhães Neto, de examinar o assunto mais breve possível. Sobre o assunto falaram também os Conselheiros Alceu Hiltner José Lima e Adolpho Diniz.
8.     O Senhor Presidente convidou os membros do Conselho para a recepção ao Embaixador de Portugal e para sessão solene o diploma de “Professor Honoris Causa” pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade.