Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 10 de maio de 1957.

sex, 10/05/1957 - 14:45

Conselheiros Antonino Dias
César Araújo
Tobias Neto
Augusto Machado
Oscar Caetano
Mendonça Filho
Alceu Hiltner
Clayde Oliveira
Mário Tarquínio
João Mendonça
Torres Homem
Magalhães Neto
Orlando Gomes
Acadêmico Paulo Brandão presidente do Diretório Central dos Estudantes
Sob presidência do Magnífico Reitor Professor Edgard Rego Santos.

1.       O Magnífico Reitor declarou aberta a sessão, convidando o Secretário a proceder a leitura da ata da sessão anterior, a qual depois de posta em discussão, foi unanimemente aprovada.
2.       O Magnífico Reitor comunicou que, por estar ausente do país, por prazo superior a 30 dias , o Professor Isaias Alves , comparecia a sessão o suplente do representante da Congregação da Faculdade de Filosofia, Professor Antônino Dias. Comunicou também a presença do Professor César de Araújo, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina, substituindo o Professor Rodrigo Argolo que se afastou para participar da missão Universitária da Bahia que deverá estar reunida em Coimbra no dia 15.
3.       S.Magnificência explicou que deixou de convocar o substituto representante da Congregação da Faculdade de Medicina em virtude da ausência do Professor Adriano Pondé não ser superior a 30 dias e justificou a ausência do Professor Alberico Fraga também, se ausentou, representando a Universidade da Bahia num Congresso de Direito Processual em Montevidéu, tendo como companheiro na representação o Professor Rogério de Faria.
4.       O Magnífico Reitor disse que convocou o Conselho para comunicar que, dentro de algumas horas, se ausentará do país juntamente como Professor Orlando Gomes, Vice-Reitor, o que vai importar na convocação do catedrático mais antigo do Conselho, no caso Professor Oscar Caetano para assumir o Exercício da Reitoria.
5.       O Conselheiro Torres Homem justificou a ausência do Conselheiro José de Lima que foi ao Rio assistir um simpósio de Odontologia.
6.       O  Conselheiro Teonilo Amorim, representante dos Docentes-livres, também  teve a sua ausência justificada pelo Magnífico Reitor.
7.       O Conselheiro Antonio Dias agradeceu ao Magnífico Reitor a maneira porque foi recebido no Conselho e disse que se sentia sempre muito honrado por estar na convivência dos colegas e atendendo aos reclamos superiores do ensino do qual o Magnífico Reitor é incontestavelmente, figura que merece todo acatamento.
8.       O acadêmico Paulo Brandão teceu considerações sobre a posse da nova diretoria do Centro Acadêmico Ruy, da Faculdade de Direito e também sobre a representação do corpo discente da Universidade da Bahia nas solenidades que serão realizadas em Coimbra quando o Magnífico Reitor Edgard Santos receberá o diploma de “DOUTOR HONORIS CAUSA”.
9.       O Conselheiro Antônino Dias em nome de todos os Senhores Conselheiros, desejou boa viagem ao Magnífico Reitor e seus companheiros de missão.