Ata da sessão do Conselho Universitário da Bahia, realizada no dia 26 de Julho de 1954.

1- Passando a primeira parte da Ordem do Dia-

Eleição de um membro da Comissaõ de Legislação e Recursos- foi procedida a eleição apurando-se o seguinte resultado: Cons. Tobias Neto 13 votos e Cons. Elsior Coutinho 2 votos. O Magnifico Reitor declarou eleito por 13 votos o Cons. Tobias Neto para integrar a Comissão de Legislação e Recursos.

Na segunda parte da Ordem do Dia

Foi aprovado o Parecer da comissão de Ensino favorável a escolha dos Srs. Des, Colvis Leone, Prof. Mario Pinto de Aguiar e Juiz Lineu Lapa Barreto para completarem o ´´Quorúm`` da Congregação da Faculdade de Direito para os concursos á  docência-livre da Cadeira de ´´Direito Industrial e Legislação do Trabalho``.

2- Por proposta do Cons. Carlos Simas foram unidas as terceira e quarta partes da Ordem do Dia, aprovando, em seguida, o Conselho o Parecer da Comissão de Ensino favoravel a aprovação dos programas elaborados pelas Congregações da Faculdade de Direito e da escola Politecnica para os respectivos concursos de habilitação.

3- Passando-se a outra parte da Ordem do Dia

4- Em seguida o Magnifico Reitor consultou os Conselheiros e especialmente os Membros da Comissão de Ensino se concediam urgência para inclusão na Ordem do Dia da sessão a deliberação sobre os programas do concurso de habilitação da Escola de Belas artes  que foram enviados em momento no qual já não era possível alterar a Ordem do Dia.

5- Disse o Cons. Carlos Simas, presidente da Comissão de Ensino, que, sendo Prof. da Escola de Belas Artes já conhecia os Programas tendo mesmo organizado os programas de Fisica e Matematica, e que, por isso, estava habilitado a apresentar o Parecer, sendo aprovado o Parecer Apresentando favoravel a aprovação dos programas elaborados pela Congregação da Escola de Belas Artes para o Concurso de Habilitação.

Universidade Federal da Bahia
seg, 26/07/1954 - 10:15

1- Encerrada a Ordem do Dia foi franqueada a palavra tendo o Cons. Carlos Simas comunicando que, representando a Escola Politecnica na 3° Convenção da união Panamericana das Associações dos Engenheiros, deveria esta, no periodo de 27 de julho a 7 de agosto, em São Paulo, colocando-se a disposição dos colegas e a disposição da Reitoria da universidade.
2- O Cons. Magalhães Neto tratou dos programas da cadeira de português para os concursos de habilitação. O Cons. Alberico Fraga sugeriu que a universidade mandasse imprimir os programas para o concurso vestibular.
3- O Cons. Tobias Neto agradeceu a sua reeleição para a Comissão de Lesgilação e recursos. Antes de encerrar a sessão o Magnifico Reitor convidou os membros do Conselho Universitario para os atos solenes de encerramento do seminario Internacional de Musica.
4- Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão, o que ocorreu ás 11 horas e 55 minutos. E, eu , Alberico Fraga, secretario da Reitoria, lavrei a ata, que, depois de lida, vai devidamente assinada com a menção de sua aprovação.

Prof.Orlando Gomes
João Caldas Coni
João Mendonça
Carlos Geraldo
Carlos F. de Simas
Mendonça Filho
Elsior Coutinho
. Mario Peixoto
Tobias Neto
Alberico Fraga
Antonio Oliveira Dias
Miguel Calmon
Francisco Magalhães Neto
Maria José de Oliveira
Oscar Caetano
Adriano Pondé
Rubens Costa.

Ata anterior unanimemente aprovada.
1-  Na hora do expediente  o Magnifico Reitor comunicou a presença do Prof. Tobias Neto, que havia renunciado ao seu lugar de representante da Congregação da Faculdade de Farmácia e que retornava ao Conselho na qualidade de Diretor dessa Escola. Comunicou, em seguida, o comparecimento ao Conselho de Vice-Presidente do Diretorio Central dos Estudantes, Acadêmico Rubens Vaz da Costa, que esta exercendo a presidência, na ausência do Acadêmico Carlos Santana que se encontra na Capital da República, no Congresso Nacional de Estudantes.
2-  Comunicou S.Excia que recebeu o mandado do Juizo dos Feitos da Fazenda Nacional no qual, na qualidade de Reitor, era citado de que foi julgada improcedente a ação proposta pelo BEL. Yves Orlando Tito de Oliveira contra a Faculdade de Cências Econômicas e a Universidade da Bahia e que pretendia a anulação do Concurso á Docência-livre da cadeira de ´´Intituições de Direito Público``, a que se submeteu e foi reprovado.
3- Registrou S.Excia a presença do Prof. Antonio Oliveira Dias, suplente do representante da Congragação da Faculdade de Filosofia que está em exercício no Conselho. Foi procedida a leitura de um telegrama  do Sr. Ministro da Educação e Cultura, dirigido ao Magnifico Reitor  agradecendo a comunicação de ter assumido o exercício da Reitoria e formulando votos por uma feliz gestão.
4- Franqueada a palavra fez uso da mesma o Cons. João Mendonça que requereu constasse de ata que o Conselho Universitário compareceu incorporado a posse do Ministro da Educação e Cultura. Disse o Magnifico Reitor que sem uma declaração desta ordem não era possível constar da ata.  O Cons. Antonio de Oliveira Dias disse que não compareceu a ultima sessão do Conselho universitário, embora convidado, por que estava ausente da Capital.