Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 09 de Agosto de 1959
Parecer da Comissão de Ensino sobre a proposta da Congregação da Escola de Belas- Artes para a concessão do título de Professor Honorário da Cadeira de História da Arte ao Dr. Reynaldo Dos Santos. O Conselheiro Eduardo Araujo leu o parecer da Comissão de Ensino e era favorável à mencionada proposta, Em discussão o parecer usou a palavra o Conselheiro Magalhães Neto que propôs que fosse conferido, também, ao Dr. Reynaldo Dos Santos o título de “Doutor Honoris Causa” Pela Universidade da Bahia. O parecer da Comissão de Ensino e a Proposta do Conselheiro Magalhães Neto foram unanimemente aprovados.
Novamente com apalavra o Conselheiro Magalhães Neto propôs que o Conselho Universitário conferisse o título de “Doutor Honoris Causa” às seguintes personalidades:
MARCELLO JOSÉ DAS NEVES ALVES CAETANO – Professor e tratadista de Direito. Ensaísta, escritor e Reitor da Universidade de Lisboa.
JORGE DA SILVA HORTA – Professor de Medicina da Universidade de Lisboa. Bastonário da Ordem dos Médicos de Portugal. Tem muitos trabalhos publicados, da maior importância, da sua especialidade. Conferências e cursos realizados em numerosas Universidades, inclusive brasileiras como a da Bahia em 1958.
AUGUSTO VAZ SERRA – Professor de Medicina. Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
ALVARO JÚLIO DA COSTA PIMPÃO – Professor Catedrático de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. Diretor do Instituto de Estudos Brasileiros da Mesma Universidade. Editor da revista Brasília. Autor de muitos livros, artigos, conferências, etc. Foi leitor em França. Cursos de Literatura Portuguesa em Universidades espanholas e nas de São Paulo e da Bahia onde trabalhou demoradamente.
JOSÉ DE AZEREDO PERDIGÃO – Jurista iminente. Grande advogado internacional. Conferencista. Já deu cursos na Universidade de Coimbra. Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian.
LUTHER EVANS – Promotor do Primeiro Colóquio como Diretor da Biblioteca do Congresso. ex-presidente da UNESCO.
HARVIE BRANSCOMBIE – Reitor da Vanderbilt University. Patrocinado do primerio Colóquio.
FRANCIS MILLET ROGERS - Professor da Universidade de Harvard. Presidente do Primeiro Colóquio. Grande propugnados dos Estudos Luso-Brasileiros nos EEUU. Autor de muitos trabalhos sobre educação superior americana e sobre historia e literatura portuguesa e brasileira.
ERNESTO GUERRA DA CAL – Professor da Universidade de New York. Um dos prinicipais organizadores do Instituto de Estudos Brasileiros da N.Y. Notável estudioso da obra e do estilo de Eça e de Machado. Poeta, critico e ensaísta.
CARLTON SPRAGUE SMITH – Professor da Universidade de New York. Diretor do Instituto de Estudos Brasileiros. Durante muitos anos adido cultural americano no Brasil. Musicólogo e músico. Ensaísta. Doutor Honoris Causa da Universidade do Brasil.
MARCEL BATAILLON – Administrados do Colégio da França. Introdutor dos Estudos de língua portuguesa nas Universidades francesas.
DAMASO ALONSO – Professor de filologia remânica da Universidade de Madrid. Filólogo e estilista de renome mundial cuja obra tem influenciado profundamente a atuação dessa geração de filólogos brasileiros.
CHARLES RALPH BOXER – Professor da Universidade de Londres. Historiador do Brasil holandês. Biografo de Vieira e de Salvador Correia de Sá, Leivis Hancke, Antonio Martins Filho e Anísio Teixeira.
A Conselheira Nilza Garcia pediu urgência para essa proposta, pedindo que a Comissão de Ensino pudesse dar um parecer verbal a respeito. O Conselheiro Carlos Simas declarou que a Comissão de Ensino era favorável à proposta do Conselheiro Magalhães Neto. Parecer foi unanimemente aprovado.
O Sr. Reitor apelou para que todos colaborassem com o IV Colóquio Luso-Brasileiro.
Comunicado o falecimento do Professor Demétrio Tourinho. Consignado em ata um voto de pesar.
Lida a ata da sessão realizada no dia 17 de julho, posta em discussão foi unanimemente aprovada.
Lida a ata da sessão realizada no dia 21 de julho, posta em discussão foi unanimemente aprovada.
Justificada a falta do Conselheiro Oscar Caetano.