Ata da sessão do Conselho Universitário da Bahia, realizada em 7 de Dezembro de 1954.

Pauta: 

1- Nesse orçamento a parte referente durante ás votações para a Universidade da Bahia sofreu uma retificação durante a votação no senado com relação a majoração que a Comissão de Finanças da câmara e os Srs. Deputados aprovaram. Verificou-se uma majoração de trinta e dois milhões de cruzeiros no Orçamento da Universidade no que diz respeito á proposta apresentada pelo Governo, majoração de cerca de 10 ou 15% sobre o total das dotações deste ano.
 
2- A verba de material ficou sendo de trinta e quatro milhões  de cruzeiros, a de serviços e encargos de vinte e nove milhões e tanto e a de obras de sessenta milhões de cruzeiros, além de novecentos mil cruzeiros para o restaurante e residência dos Universitários e dois milhões e quinhentos mil cruzeiros para a Faculdade de Direito.
 
3- Em seguida o Magnifico Reitor destacou a atuação muito delicada e prestigiosa do Deputado Ruy Santos na batalha orçamentária do parlamento e, tambem, nesse particular, no Senado, o grande interesse por parte do senador Pinto Aleixo, que foi quem subscreveu as emendas e muito se interessou por elas. O Cons. Hosanah de Oliveira propôs um voto de agradecimento aos dois parlamentares que tanto contribuiram para a melhoria do orçamento da Universidade, transmitindo-se por ofício aos citados parlamentares esse agradecimentos.
 
4- A proposta foi unanimemente aprovada. Com a palavra o Magnifico Reitor disse que, como resultado da reunião dos Reitores, trouxe duas propostas, uma diz respeito a situação dos assistentes em face da Lei 2.284, que estabiliza os extranumerários mensalistas que tenham 5 anos de serviço e a outra é sobre a designação ou o nome a dar as Universidades Federais.
 
5- Pediu aos Srs. Diretores que consultassem as respectivas Congregações e que enviem a Reitoria a resposta a tempo da Reitoria encaminhar ao Sr. Ministro antes do dia 31 de dezembro. O Cons. Orlando Gomes disse que pretendia submeter á apreciação dos colegas uma sugestão acerca da denominação dos cursos superiores, achava que o termo Faculdade devia ser reservado para as escolas superiores que estão integradas na Universidade ou que sejam oficiais para evitar que sob a mesma denominação se designem certos estabelecimento de ensino superior.
 
6- O Magnifico Reitor  comunicou que o Ministro achou conveniente fazer um modelo para a declaração das acumulações com o intuito de facilitar, de uniformizar o critério. Distribuiu, em seguida, com os Srs. Diretores os referidos modelos para que fossem encaminhados aos Srs. Professores.
 
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão, o que ocorreu ás 10 horas e 15 minutos. E,eu, Alberico Fraga, secretario da Reitoria, lavrei a presente ata, que depois de lida, vai devidamente assinada com a menção de sua aprovação.
 

Local: 
Universidade Federal da Bahia
Data: 
ter, 07/12/1954 - 09:15
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Expediente: 

1- Havendo o numero legal o Magnifico Reitor declarou aberta a sesão , convidando o secrétario a proceder a leitura da ata da sessão do dia 18 de novembro, lida e em discussão pediu a palavra o Cons. Alceu Hiltner que lamentou não constar da ata a declaração de voto do Cons. Oscar Caetano que havia declarado que votava contra o parecer porque pensava que se derrubado o mesmo surgiria uma solução talvez dentro da lei e que resolveria o assunto.
2- Em seguida a ata foi unanimemente aprovada. O Cons. Carlos Santana declarou que faltou a ultima reunião por está fazendo prova parcial. O Magnifico Reitor procedeu a leitura de um oficio do Prof. Tobias Neto, que responde pelo expediente da Diretoria da Faculdade de Farmacia, comunicando que, no dia 16 de novembro do corrente ano, as 18 horas, foram encerradas, de conformidade com o respectivo Edital. As inscrições para o concurso destinado ao provimento da cátedra de Farmacia Quimica da referida Faculdade, não tendo se inscrito nenhum candidato.
3- Franqueada a palavra, o Cons. Piton Pinto justificou a ausência do Cons. Theonilo Amorim que se acha fora da Capital e O Cons. Orlando Gomse comunicou que solicitou á Reitoria que requisitasse da Faculdade de Filosofia as informações necessárias para o estudo de que foi encarregado pelo  Conselho acerca da situação dos docentes e que a Reitoria, imediatamente, fez a solicitação e já tem informação do Diretor da Faculdade de Filosofia que elas já estão se processando para que não demorasse essa providência.
4- O Magnifico Reitor comunicou ao Conselho Legislativo aprovou e já enviou a sanção do Presidente da Republica o orçamento geral da Republica.