ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Pauta: 

1 - Processo nº 23066.013359/97-00 – Concessão do título de “Professor Emérito” à Professora Leda Jesuíno dos Santos.
2 - Processo nº 23066.033264/94-40 – Concessão do título de “Professor Emérito” ao Professor Nilmar Vicente Pereira da Rocha.
3 - Processo nº 23066.067527/98-60 - Concessão do título de “Professor Emérito” ao Professor Vivaldo Costa Lima.
4 - Processo nº 23066.034004/97-65 – Concessão do título de “Doutor Honoris Causa” ao Sr. Deoscóredes Maximiliano dos Santos (Mestre Didi). Adiada a sua apreciação, por falta do quorum específico.
5 - Processo nº 23066.051729/98-35 – Recurso interposto por professores da Escola de Agronomia contra decisão da Congregação, no que concerne à organização de lista tríplice para a nomeação do Vice-Reitor.
6 - Processo nº 23066.034004/97-65 – Reexame da situação funcional do Professor Fernando Cardoso Pedrão”. Após um longo debate, o plenário decidiu adiar a decisão acerca do objeto desse processo para uma próxima sessão, considerando a diversidade evidente de interpretações e a necessidade da averiguação dos novos fatos apresentados no decorrer da discussão.

Local: 
Sala dos Conselhos do Palácio da Reitoria
O que ocorrer: 

1 - foi submetida a discussão e votação a Ata da sessão do dia 19.03.99, que foi aprovada com um “em tempo”, no sentido da inserção do nome da Conselheira Iracy Silva Picanço na relação dos Conselheiros presentes.
2 - o Magnífico Reitor retomou a palavra e, embora afirmando que aquele não era o momento oportuno para uma discussão sobre a questão, dirigiu-se aos representantes estudantis presentes, declarando que, não obstante concordar que o provão, efetivamente, não se constituía no elemento mais eficiente de avaliação, a atitude da maioria dos estudantes da UFBA, de boicote ao provão, vinha prejudicando a avaliação dos cursos da Universidade, que têm sido mediocremente conceituados pelo MEC, o que não reflete, certamente, a qualidade dos cursos ministrados pela Instituição.
3 - Sua Magnificência solicitou aos representantes estudantis, membros daquele Conselho, interferirem junto aos seus colegas, esclarecendo-os sobre a questão e, principalmente, no sentido de não tentarem impedir, como tem acontecido em algumas Unidades, que aqueles estudantes que decidam realizar a prova com seriedade, possam exercer o seu direito.
4 - o Senhor Presidente agradeceu a presença de todos e encerrou a sessão, da qual, Terezinha Maria Dultra Medeiros, Secretária dos Órgãos Colegiados Superiores, lavrará a presente Ata, a ser devidamente assinada, com menção à sua aprovação, estando os pormenores da reunião gravados em fitas cassetes.

Participantes: 
HEONIR ROCHA
FRANCISCO JOSÉ GOMES MESQUITA
JOSÉ TEIXEIRA CAVALCANTE FILHO
RICARDO CASTELO BRANCO ALBINATI
NÁDIA ANDRADE MOURA RIBEIRO
CARMÉLIA REGINA DE MATTOS
LEONARDO VICENZO BOCCIA
ANTONIO PLÍNIO PIRES DE MOURA
MANOEL JOSÉ FERREIRA DE CARVALHO
EDMAR JOSÉ BORGES DE SANTANA
MAGDA HELENA ROCHA DANTAS
SÔNIA BORBA COSTA
JOSÉ FERNANDES SILVA ANDRADE
DEOLINDO CHECCUCCI NETO
ROBERTO PAULO CORREIA DE ARAÚJO
CAIUBY ALVES DA COSTA
ENI BARRETO BASTOS
MARLENE CAMPOS PESO DE AGUIAR
JOSÉ BERNARDO CORDEIRO FILHO
JOSÉ ANTÔNIO DE ALMEIDA SOUZA
MARCOS SILVA PALÁCIOS
NAOMAR ALMEIDA FILHO
OSVALDO BARRETO FILHO E LINA MARIA BRANDÃO DE ARAS
JOÃO MAURICIO PEIXOTO DA SILVA
VÂNIA MARIA GALVÃO DE CARVALHO.
Expediente: 

O Senhor Presidente deu início aos trabalhos, comunicando que o anteprojeto do novo Estatuto da UFBA estava sendo distribuído entre os membros dos Conselhos Superiores da Universidade e que o Conselho Universitário, num prazo de três semanas, seria convocado para a sua apreciação definitiva.
Sua Magnificência referiu-se ao documento recebido da Biblioteca Central, com a recomendação da sua divulgação naquele Conselho, o qual registrava o estranhamento do corpo técnico daquele órgão, que não fora convidado a participar da programação das audiências públicas sobre o Sistema de Bibliotecas da UFBA, fato que foi devidamente esclarecido pelo Magnífico Reitor.
O Senhor Presidente reportou-se a deliberação anterior do Conselho, reiterando a necessidade da devolução dos processos antigos à Secretaria dos Órgãos Colegiados, a fim de ser avaliada a atualidade dos seus objetos.
O Conselheiro Naomar Almeida Filho anunciou que o Instituto de Saúde Coletiva completaria, no dia 31 do mês em curso, cinco anos de funcionamento, que seria comemorado com um Congresso interno e uma Assembléia Geral, tendo como pauta a discussão sobre “Autonomia Universitária.
A Conselheira Sylvia Maia, com satisfação, comunicou a inauguração, no dia seguinte, do andar térreo do prédio novo da Biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, ressalvando, contudo, que infiltrações já haviam sido constatadas naquele novo espaço, em virtude de não terem sido concluídas as obras do primeiro andar; o Conselheiro estudante Valdívio Pinto de Sá denunciou a situação precária das instalações físicas da Faculdade de Filosofia e o impedimento ao acesso de estudantes aos equipamentos existentes na Faculdade; o Conselheiro Washington Luiz Cotrim Duete reportou-se aos estudos que estavam sendo realizados na Escola de Agranomia com vistas à criação de novos cursos, de modo a promover o fortalecimento da Escola; e o Conselheiro Vicente Neto solicitou ao Vice-Reitor, Conselheiro Othon Jambeiro, o acréscimo de dois itens ao documento sistematizador das propostas relativas à discussão acerca da Autonomia Universitária, que estava sendo divulgado: a garantia da estabilidade do corpo docente e dos corpos técnico e administrativo e a questão da aposentadoria (criação de fundos).
O Senhor Presidente colocou em discussão a Ata da sessão realizada no dia 30.09.98,  que foi aprovada sem ressalva, embora o Conselheiro acadêmico Valdívio Pinto de Sá houvesse solicitado a incorporação de adendo ao texto, no sentido de registrar que dois representantes estudantis estiveram no recinto da reunião, mas foram “convidados” a se retirar, correção considerada improcedente, uma vez que o fato já constara do texto da Ata sob juízo, obviamente sem o aspeamento.