Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 09 de setembro de 1957.

1.       O Conselheiro Alceu Hiltner informou á Casa que como membro da Comissão de Ensino, trouxe o parecer sobre a indicação feita pela Congregação da Escola de Belas Artes de Professores para completar o “quorum” no concurso para a docência-livre da cadeira de “Desenho Arquitetônico”. Disse que os Professores indicados foram: Professor Albano da Franca Rocha, Alceu Hiltner, Álvaro Rocha, Arquimedes Guimarães, Carlos de Sá, Elisio Lisboa, Magno Valente, Miguel Calmon, Pedro Tavares Filho, Paulo Pedreira de Cerqueira, Luis de Moura Bastos, Lauro Sampaio e Engenheiro Civil Joaquim dos Santos Pereira e que todos já fizeram parte do “quorum” da Congregação Escola de Belas Artes, o seu parecer era para que o Conselho aprovasse a indicação, com exclusão do segundo nome da lista.
2.       O Senhor Presidente colocou em discussão o parecer, tendo usado palavra o Conselheiro Magalhães Neto disse que merecia a aprovação do Conselho, como muito bem escolhido o nome do segundo Professor da lista, Dr. Alceu Hiltner. Encerrada a discussão procedeu-se a votação, sendo o parecer sem restrição do relator, unanimemente aprovado.
3.       O Conselheiro João Mendonça pediu ao Conselho que apreciasse o processo que estabelece normas para as excursões dos estudantes. O Senhor Presidente pediu a atenção da Comissão respectiva para a necessidade de se regulamentar as excursões de estudantes e fez um apelo no sentido de examinar com urgência o assunto e trazê-lo á apreciação do Conselho.

seg, 09/09/1957 - 09:45

Conselheiros Rodrigo Argolo
Carlos Simas
Augusto Machado
Tobias Neto
Nilza Garcia
Antonino Dias
Magalhães Neto
Teonilo Amorim
José Lima
Mendonça Filho
Oscar Caetano
João Mendonça
Alceu Hiltner
Torres Homem
Acadêmico Paulo Brandão presidente do D.C.E
Sob a presidência do Professor Orlando Gomes Vice-Reitor em exercício

1.       Havendo numero legal o Senhor Presidente declarou aberta a sessão, convidando o Secretário a proceder com a leitura da ata da sessão realizada no dia 27 de agosto, a qual depois de lida e posta em discussão, foi unanimemente aprovada. A seguir foi lida, posta em discussão e aprovada por unanimidade a ata realizada em 29 de agosto de 1957.
2.       O Senhor Presidente franqueou a palavra aos Relatores das Comissões  e que foram distribuídos os processos.
3.       O Conselheiro Magalhães Neto informou ao Conselho que ainda não foi possível relatar os processos que lhe foram distribuídos referentes a dois alunos da Faculdade de Ciências Econômicas, que a demora por não ter sido cumprida a diligência determinada para a Faculdade informasse dos fundamentos das decisões do Conselho Departamental e da Congregação sobre o assunto. Que as informações enviadas são do Secretario da Faculdade, mas que como relator necessitava saber o pensamento da Congregação e do Conselho Departamental, pedia na qualidade de relator que o processo voltasse á Faculdade de Ciências Econômicas, não só para se juntarem as atas em copias idênticas, das sessões do Conselho Departamental e da Congregação  nas quais se discutiu o assunto, como também para que fosse enviados os programas das cadeiras de Contabilidade Geral, Ciência da Administração e Economia Política nos dois cursos da Faculdade e ainda, o programa de cadeira de Economia Política da Faculdade de Direito.  Sobre a proposta do Conselheiros Magalhães Neto,   falaram os Conselheiros Augusto Machado, João Mendonça, Rodrigo Argolo e Teonilo Amorim e encerrada a discussão, procedeu-se a votação, sendo aprovada a proposta do relator.