Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 27 de setembro de 1957.

sex, 27/09/1957 - 09:00

Conselheiros Augusto Machado
Antonino Dias
Carlos Simas
Mendonça Filho
Oscar Caetano
Tobias Neto
Ivete Oliveira
Teonilo Amorim
Alberico Fraga
Rodrigo Argolo
Orlando Gomes
João Mendonça
Magalhães Neto
Torres Homem
Alceu Hiltner
Acadêmico Paulo Brandão presidente do D.C.E
Sob presidência do Magnífico Reitor Professor Edgard Rego Santos.

1.       O Magnífico Reitor declarou aberta a sessão, convidando o Secretário a proceder com a leitura da ata da sessão anterior, a qual depois de lida e  posta em discussão, foi unanimemente aprovada.
2.       O Magnífico Reitor comunicou que a sessão foi especialmente convocada para receber o Magnífico Reitor da Universidade de Lisboa e aproveitou a oportunidade para comunicar ao Conselho que chegará dia no 28  de Setembro a Salvador, uma comissão de parlamentares, Deputados e Senadores Federais, de outros estados e da Baiana sua maioria componentes da Comissão de Orçamento. Que os visitantes iam conhecer os estabelecimentos de ensino da Universidade, de modo a que possam sentir com a realidade das realizações, as necessidades que se apresentam no setor da Universidade.
3.       Entrou no recinto o Magnífico Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Vitor Hugo de Lemos, tendo o Magnífico Reitor da Universidade da Bahia dito que era com imensa satisfação que registrava a honra da visita do Magnífico Reitor da Universidade de Lisboa.
4.       A palavra foi concedida ao Conselheiro João Mendonça para saudar, em nome do Conselho o ilustre visitante.
5.       O Conselheiro João Mendonça disse que nas relações Bahia-Portugal, criou um continente de ficção, um continente imaginário cujas linhas totais na ordem totais na ordem continental, na ordem política, teve oportunidade de demonstrar na visita do Embaixador de Portugal á Bahia. Criou então, Portu-Bahia e continente imaginário que é Portugal e Bahia, Bahia e Portugal. Que na oportunidade da visita do Magnífico Reitor da Universidade de Lisboa, fazendo evocar com a sua presença as tradições de cultura que integra os nossos países, ia repetir o que naquela ocasião disse a respeito da sua criação, lendo a seguir parte do discurso.
6.       O Magnífico Reitor da Universidade de Lisboa leu um discurso de agradecimento bastante aplaudido pelos Senhores Conselheiros.