Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 19 de outubro de 1957.

1.       O Magnífico Reitor concedeu a palavra ao Conselheiro Carlos Simas, membro da Comissão de Ensino, para apresentar Parecer sobre a proposta da Congregação da Faculdade de Filosofia para ser considerado Professor Emérito o Professor aposentado, Dr. Elísio de Carvalho Lisboa.
2.       O Parecer da Comissão de Ensino, favorável a mencionada proposta da Congregação da Faculdade de Filosofia, foi unanimemente aprovado pelo Conselho.
3.       Foram lidos três ofícios- Um do Diretor em exercício da Faculdade de Filosofia, Professor Dr. Magalhães Neto, comunicando que, em sessão da Congregação de 7 de outubro p.p, foi eleito Vice-Diretor daquela Faculdade, em sucessão ao Professor Dr. Antônio Pithon Pinto que completou o seu mandato; oficio do Dr. Gildásio Amado, Diretor do Ensino Secundário, encaminhando a relação dos beneficiários de certificados falsos, expedidos pela Secção de Fiscalização de Vida Escolar conforme foi apurado naquela Diretoria e um oficio do Dr. Afonso A. Linhares de Albuquerque, Protetor da Jurisdição Plena do Juízo dos Feitos da Fazenda Nacional, remetendo copia da sentença publicada na audiência do dia oito de outubro, no Mandado de Segurança registrado sob n° 35.543, requerido pelos Professores Nelson de Souza Sampaio e Josaphat Ramos Marinho, denegando a Segurança preventiva impetrada e condenado nas custas.

sab, 19/10/1957 - 09:30

1.       O Conselheiro Alberico Fraga justificou a ausência do Professor Lafayete Pondé, que viajou para o Amazonas a fim de arguir concurso da Faculdade de Direito de Manaus e pediu que constasse de ata um voto de congratulações com o Conselheiro Magalhães Neto pela sua eleição para Vice-Diretor da Faculdade de Filosofia.
2.       O Magnífico Reitor e os Conselheiros Mendonça Filho, Teonilo Amorim, Antonino Dias, João Mendonça e Adriano Pondé associaram-se as palavras proferidas pelo Conselheiro Alberico Fraga de referências a eleição do Conselheiro Magalhães Neto.
3.       O Conselheiro Magalhães Neto agradeceu as manifestações dos Senhores Conselheiros e declarou que na função que estava interinamente exercendo, procurará servir a Faculdade de Filosofia da mesma maneira que tem servido a todas as instituições cuja responsabilidade da direção lhe tem cabido. Que, no particular da Faculdade de Filosofia realizará tudo que possa no sentido de que ela atenda plenamente as suas finalidades, cumprindo alias as diretrizes e o ideal superior do seu criador, o notável Professor Isaias Alves.
4.       O Conselheiro Carlos Simas comunicou ao Conselho que a Escola Politécnica vai, em colaboração com o BNT e com a Comissão de Aperfeiçoamento do Ministério da Educação, realizar no período compreendido entre 28 de outubro e 1° de novembro, o segundo Simpósio de Estruturas no qual tomarão parte como conferencistas técnicos de todo o Brasil e também um Instituto de Lisboa.
5.       O Acadêmico Paulo Brandão indagou do andamento de dois processos refrentes a alunos da Faculdade de Ciências Econômicas que pediram dispensa de algumas cadeiras. O Conselheiro Magalhães Neto informou que já recebeu as informações solicitadas á Faculdade de Ciências Econômicas, mas que está procurando na Legislação fundamentos que habilitem decidir de consciência a questão.

Conselheiros Alberico Fraga
Mendonça Filho
Rodrigo Argolo
Teonilo Amorim
João Mendonça
Nilza Garcia
Alceu Hiltner
Carlos Simas
Tobias Neto
Antonino Dias
Magalhães Neto
José Lima
Augusto Machado
Oscar Caetano
Adriano Pondé
Acadêmico Paulo Brandão presidente do D.C.E
Sob presidência do Magnífico Reitor Professor Dr. Edgard Rego Santos.

1.       O Magnífico Reitor declarou aberta a sessão e informou á Casa que não houve tempo para se preparar a ata da sessão anterior e que estava prejudicada a primeira parte da “Ordem do Dia” referente ao Parecer da Comissão de Ensino sobre o programa para o Concurso de Habilitação a se realizar em fevereiro de 1958, para a Escola de Geologia, visto que a Reitoria solicitou do Relator a devolução do processo para um melhor estudo da preposição.