Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 23 de outubro de 1957.

Não houve Ordem do Dia.

qua, 23/10/1957 - 10:30

Conselheiros Rodrigo Argolo
Carlos Simas
Mendonça Filho
Augusto Machado
José Lima
Nilza Garcia
Alceu Hiltner
Alberico Fraga
Magalhães Neto
João Mendonça
Torres Homem
Antonino Dias
Teonilo Amorim
Adriano Pondé
Acadêmico Paulo Brandão presidente do D.C.E
Sob a presidência do Magnífico Reitor Professor Dr. Edgard Rego Santos

1.       O Magnífico Reitor declarou aberta a sessão, dizendo ter sido a mesma especialmente convocada para receber a visita oficial do General Dr. João de Almeida Freitas, comandante da VI ª Região Militar. Depois dizer da satisfação da Universidade pela visita do Senhor General Comandante da VI ª Região, o Magnífico Reitor concedeu a palavra ao Conselheiro Alberico Fraga, em nome do Conselho Universitário.
2.       O Conselheiro Alberico Fraga ressaltou que Sua Excelência alia a sua condição de militar brilhante um titulo universitário conquistado, inclusive com a colaboração da Universidade de Medicina. Disse que o simples fato da atividade profissional de médico que Sua Excelência desempenhou na Capital da Republica vem atestar os seus pendores pela cultura especializada da medicina, ou seja a conjugação de sua função de militar com a de médico, atestando exatamente o seu amor a  cultura em geral e que era grande a satisfação que o Conselho Universitário recebia a honrosa visita de S. Excelência.
3.       O General João de Almeida Freitas disse que era imensamente satisfeito até jubiloso que recebia a homenagem do Conselho Universitário, que sempre foi amigo dos professores, um amigo do ensino, porque acreditava que nada se poderá construir de grandioso em nossa pátria se não levar adiante e me toda profundidade a questão do ensino, desde  o primário até o universitário. Agradeceu a todos a manifestação.
4.       O Magnífico Reitor agradeceu as palavras do Senhor General Comandante da Região acerca do conceito de que goza a Faculdade de Medicina e que se estende, também, a todas as unidades agremiadas em nossa Universidade, e convidou os Senhores Conselheiros para que,  no salão nobre cumprimentassem Sua Excelência.