Ata da reunião extraordinária do Conselho Universitário da Universidade Federal da Bahia realizada em 18 de julho de 2005

1- Processo nº 23066.023514/04-81 – Proposta de implantação do Campus Anísio Teixeira em Vitória da Conquista.
2- Comissão de Relatoria: Antônio Albino Canelas Rubim, Yeda de Andrade Ferreira, Lígia Maria Vieira da Silva, Nelson de Luca Pretto e Lina Maria Brandão Aras.
3- solicitação da Conselheira Lina Maria Aras, relatora do processo, para que procedesse à leitura do seu parecer (em anexo), sendo favoravel à aprovação do projeto, acrescentando ainda, uma alteração no § 3º do Art. 17 do Regimento do novo campus.
4- O Magnífico Reitor registrou as presenças, no recinto, do Prefeito de Vitória da Conquista, Dr. José Raimundo, e do Deputado Estadual Valdenor Cardoso assim como, a do Conselheiro Antônio Albino Rubim,  abordando a temática da desigualdade existente entre os estados brasileiros quanto às instituições federais de ensino superior, em alguns casos conta-se com significativo número de estabelecimentos, em outros ainda o número de Universidades são poucas, neste caso se incluindo a Bahia, com apenas uma, disto resulta a iniciativa então tomada pela sua comunidade, liderada pela UFBA, para a implantação de novas universidades, através de importante mobilização acadêmica, social e política, cujas consequências já podiam ser notadas com a recente aprovação da criação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
5- O Conselheiro Albino, destinou aquela discussão do Conselho ao alcance de uma nova meta educacional, desta vez, em Vitória da Conquista, mediante instalação inicial de um campus avançado, e mais tarde, poderá ser transformado e elevado à condição de Universidade.Concretamente traduzida na disponibilização de novas vagas públicas, empregos, geração de renda e qualificação, na qual a UFBA contribui e assume a liderança e a responsabilidade de ampliação do ensino superior no Estado.
6-  A discussão do parecer da relatoria  foi posta em votação.
7- Magnífico Reitor procedeu à votação do parecer da Comissão de Relatoria (anexo), nos moldes já apresentados e com os adendos já explicitados pela relatora, tendo sido aprovado pela unanimidade do plenário.

8-  Destacou a dupla característica daquele momento, simultaneamente histórico e de afirmação do vetor de expansão do ensino público federal no Estado, também aludindo à aprovação, na última quarta-feira, do processo referente à criação da UFRB no âmbito do Congresso Nacional, totalmente concluído, ainda comunicando a abertura de discussão sobre a implantação de dois outros campi da UFBA: um em Barreiras, já incluído no plano de expansão do MEC e previsto no Orçamento de 2006, para onde deverá se deslocar, juntamente com o Vice-Reitor e mais alguns representantes, no dia 28-07, para conhecimento e avaliação da área; e outro em Simões Filho.

9-  Magnífico Reitor, relata que outras unidades encontram-se em fase de proposta inicial, com perspectivas de avanço, os campi de Irecê, Porto Seguro e Paulo Afonso,  todos eles, visto como uma semente embrionária de uma futura Universidade e não como mera extensão da UFBA.

seg, 18/07/2005 - 10:30

1- CONSUNI se colocou à disposição para a consecução de novos emprendimentos conjuntos, enfatizando a relevância do deferimento do atual projeto que, não se circunscrevendo ao cenário estadual, deverá atender e servir a toda a comunidade científica brasileira.

Prof.Naomar Monteiro de Almeida Filho: Prof. Francisco José Gomes Mesquita (Vice-Reitor)
Neusa Dias Andrade de Azevedo (Pró-Reitora de Desenvolvimento de Pessoas)
Horst Karl Schwebel (MUS)
Rosauta Maria Fagundes Poggio (LET)
Johnson Meira Santos (DIR)
Miguel da Costa Accioly (BIO)
Maria Thereza Barral Araújo (ICS)
Marco Antônio Nogueira Fernandes (MAT)
José Tavares Neto (MED)
Paulo Gabriel Soledade Nacif (AGR)
Lina Maria Brandão Aras (FFCH)
Dirceu Martins (QUI)
Ângela Tamiko Tahara (ENF)
Antônio Wilson Ferreira Menezes (ECO)
Antônio Heliodório Lima Sampaio (ARQ)
Mirabeau Levi Alves de Souza (FAR)
José Vasconcelos Lima Oliveira (MEV)
Sudário de Aguiar Cunha (FCC)
Caiuby Alves da Costa (ENG)
Kátia de Carvalho (ICI)
Antônio Albino Canelas Rubim (COM)
Theresinha Guimarães Miranda (EDC)
Carmen Célia Carvalho Smith (NUT)
Reginaldo Souza Santos (ADM)
Maria da Glória Lima Cruz Teixeira (ISC)
Eliene Benício Amâncio Costa (TEA) e Ricardo Carneiro de Miranda Filho (CONSEPE)

Comunicado de registro da presença dos recém eleitos, Conselheiros Rafael Lucchesi Ramacciotti, Emiliano José da Silva Filho, Geraldo Magalhães Machado e Francisco Javier Alfaya, os dois primeiros titulares e os dois últimos suplentes na referida representação, inaugurando as suas participações em reunião do Conselho.
 Magnífico Reitor procedeu à leitura da Portaria de nomeação de todos eles, nela ainda se incluindo os nomes do Prof. Manoel Vicente Veiga Júnior e do Dr. Antônio Luiz Leite de Brito, respectivamente, titular e suplente, também, naquela representação, que não se faziam presentes à sessão. Em seguida, fez uso da palavra o Conselheiro Rafael Lucchesi para agradecer a sua indicação, declarando motivo de honra e de grande responsabilidade em compor um Colegiado Superior de importante Entidade universitária, comprometendo-se a conceder e agregar efetiva colaboração aos seus pares, assim também se manifestando o Conselheiro Geraldo Machado, que associou o significado da sua contribuição ao atual momento vivido pelo País, a demandar, dentre outras providências, a reflexão e revisão de procedimentos institucionais.
O Conselheiro Emiliano José Filho, integrante do corpo docente da UFBA, aludiu ao aumento do seu compromisso com a Instituição através daquela nomeação, igualmente revelando a sua disposição em ajudar e representar condignamente a comunidade baiana, que muito reclama e solicita os serviços da Universidade. Dando as boas-vindas e manifestando alvissareira expectativa em relação à atuação dos novos integrantes.