Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 28 de Maio de 1962.

1.       Ordem do dia: Reforma dos Estatutos para adaptação a Lei de Diretrizes e Bases.
2.       O Magnífico Reitor disse que o assunto era de suma importância, isto é, a participação do estudante no Conselho Universitário, Conselho Departamental e Congregação. Em sessão anterior S. Magnificência apresentara uma proposta no sentido da participação de um estudante em cada Órgão da Universidade. O assunto foi devidamente apreciado pela Comissões de Legislação e Recursos e Ensino com a devida participação do Presidente do D.C.E. – As Comissões na palavra dos Srs. Presidentes opinaram favoravelmente a participação de um estudante, contrariando a proposta encaminhada pelo Representante do D.C.E. , isto é , de que a representação fosse de 1/3 no Conselho Universitário, 1/3 no Conselho Departamental e 1/3 na Congregação.
3.       O Conselheiro Aristides apresentou uma forma conciliatória, ele diz que essa representação poderá ser de 2 (dois) alunos em cada um desses órgãos da Universidade, sendo um Presidente do Diretório Acadêmico e outro estranho ao Diretório. Participaram da Discussão os Conselheiros Magalhães Neto, Osmar Sepulveda, Aristides Gomes, Alceu Hiltner , Rodrigo Argolo, Oscar Caetano, Ivo Braga, Nelson Sampaio e Torres Homem.  O Cons. Torres Homem propôs o adiamento da meteria , posto em votação o adiamento requerido S. Magnificência mandou o Secretário colher votos. Contra 4 votos dos Profs. Adriano Pondé, Aristides Gomes, Torres Homem e do Representante do D.C.E o Conselho deliberou examinar o assunto imediatamente.
4.       O Magnífico Reitor pós em votação o Parecer da Comissão de Legislação, Recursos e Ensino, referente a participação de um estudante m cada órgão da Universidade, submetido a votação apurou-se o seguinte resultado: por 12 votos contra, 6 o Conselho decidiu que a representação dos estudantes será de 1 (um)em casa órgão colegiado, isto é, um para o Conselho Departamental, um para o Conselho Universitário e um para a Congregação. Os Conselheiros Adriano Pondé, Aristides Gomes, Ivo Braga e Elsior Coutinho votaram pela representação de dois (2) estudantes, sendo que o prof. Elsior Coutinho votou com a exclusão dessa representação de dois estudantes no Conselho Departamental.
5.       Os Conselheiros Torres Homem e Osmar Sepulveda votaram a favor da representação de 1/3. Declaração do voto prof. Torres Homem: “ voto pela representação de um terço porquanto tendo o estudante uma representação expressiva as decisões dos órgãos devem ser acatadas pelos próprios universitários”. Declaração de voto do Cons. Osmar Sepulveda: “ Declaro que voto por uma representação estudantil de 1/3 por que considero que a representação individual ate então existente no Conselho Universitário não atende as reivindicações estudantis, condicionando ao seu representante a atitude de espectador , vez que, na maioria das ocasiões nem sequer são ouvidas as revindicações dos estudantes”. Devido ao adiantado da hora S. Magnificência suspendeu a sessão.

seg, 28/05/1962 - 10:45

Conselheiros Aristides Gomes
Pedro Tavares
Alceu Hiltner
Adolfo Diniz
Adriano Pondé
Nilza Garcia
Rodrigo Argolo
Carlos Geraldo
Ivo Braga
Lafayete Pondé
Carlos Sepulveda
Oscar Caetano
Torres Homem
Elsior Coutinho
Magalhães Neto
Theonilo Amorim
Arnaldo Silveira
Nelson Sampaio
Acadêmico Osmar Sepulveda
Sob a presidência do Magnífico Reitor Prof. Dr Albérico Fraga.

1.       O Magnífico Reitor mandou o Secretário proceder a leitura da ata da sessão do dia 17 de maio do corrente ano, que lida e posta em discussão foi unanimemente aprovada.
2.       Por proposta do Conselheiro Magalhães Neto foi inserido em ata um voto de pesar pelo falecimento do ilustre homem de letras Dr. Júlio Dantas. Ainda pelo Cons. Arnaldo Silveira foi unanimemente aprovado, um voto de pesar pelo falecimento do Prof. Fernando Aberceb.
3.       O Magnífico Reitor levou ao conhecimento do Conselho os entendimentos havidos coma comissão encarregada de organizar o curso pré-vestibular  e propósito de inicia-lo a 1° de agosto, abrindo as inscrições a partir de 1° de julho.  Participaram da discussão os seguintes Conselheiros: Carlos Geraldo, Alceu Hiltner, Aristides Gomes, Rodrigo Argolo, Magalhães Neto, Ivo Braga, Osmar Sepulveda, Adolpho Diniz, como consta notas taquigráficas.
4.       Por proposta do Conselheiro Rodrigo Argolo e aceita pelos Conselheiros presentes, foi adiada a matéria afim de que se processasse uma convocação especial com o propósito de ouvir a Comissão encarregada de estudar o problema.
5.       S. Magnificência solicitou dos Srs. Diretores de Faculdade que não modificassem os seus programas do curso vestibular. Referindo-se a Bolsa de Estudos, solicitou ao Conselho autorização para obter uma suplementação de verba junto ao Ministério, a fim de atender os estudantes que não foram enquadrados dentro das regras que o Conselho traçou, como por exemplo estudante dependente de uma matéria. Concedida a autorização. A Cons. Nilza Garcia opinou que essa seleção seja feita através do trabalho de uma Assistente Social. O Magnífico Reitor pediu ao Cons. Carlos Geraldo que o Serviço de Assistência Social do Hospital das Clínicas, entrasse em contato com o Departamento de Estudantes e como o Presidente do D.C.E. no sentido de que o trabalho de seleção seja feito conjuntamente.