Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 30 de julho de 1957.

1.       O Magnífico Reitor propôs que fossem conferidos os diplomas de DOUTOR HONORIS CAUSA da Universidade da Bahia aos eminentes participantes do referido conclave, Dr. Lester B. Pearson  (Presidente Executivo Internacional do COUNCIL ON WORLD TENSIONS e líder do Partido Liberal do Canadá), Dr. Ralph J. Bunche (Subsecretário das Nações Unidas e detentor do Prêmio Nobel da Paz) e Dr. Roberto de Oliveira Campos (Embaixador do Brasil juntos aos Estados Unidos da América, ocasião em que poderiam  ser entregues iguais diplomas já conferidos aos Drs. Charles Walter Wagley e Anísio Spínola Teixeira, também integrantes da referida Conferência.  Posta em discussão,  foi a proposta unanimemente aprovada, depois do pronunciamento favorável da Comissão de Ensino.

seg, 30/07/1962 - 09:15

1.       O Magnífico Reitor pediu aos Senhores Conselheiros que prestigiassem inteiramente a Conferência sobre Tensões do Desenvolvimento no Hemisfério Ocidental, convidando-os ainda a visitarem as obras que vem sendo realizadas nas varias unidades universitárias.

Conselheiros Adriano Pondé
Theonilo Amorim
Elsior Coutinho
Acadêmico Dímpino Purificação Carvalho
Sob a presidência do Magnífico Reitor Prof. Dr Albérico Fraga.

1.       O Magnífico Reitor mandou o Secretário proceder a leitura da ata da sessão de 27 de junho do corrente ano, que, lida e posta em discussão foi unanimemente aprovada.
2.       O Magnífico Reitor comunicou os resultados alcançados pela recente reunião de Reitores que se realizou em Brasília, DF, por convocação do Senhor Ministro da Educação e Cultura, para tratar da pretendida majoração da representação do corpo discente nas colegiadas universitárias, mandando o Secretário ler o teor da declaração firmada pelos Magníficos Reitores e dirigida ao titular da pasta Educação, a qual conclui a necessidade de resguardo da autonomia universitária e por pedir sobre a matéria as luzes do Conselho Federal de Educação. Informou que o processo referente a reforma estatutária da Universidade da Bahia provavelmente seria apreciado pelo Conselho Federal de Educação em sessão a ser realizada hoje, informando ainda que já havia solicitado e obtido, em Brasília, as providências necessárias a suplementação de crédito que atenderá aos encargos da majoração dos vencimentos dos funcionalismo da Universidade.
3.       O Magnífico Reitor mandou o Secretário ler, para conhecimento dos presentes, o teor telegrama que lhe havia sido dirigido pelo Senhor Primeiro Ministro do Conselho, agradecendo congratulações enviadas quando da posse de Sua Excelência. Propôs o Magnífico Reitor que fossem os estudantes concitados a voltar as aulas, por convite do Conselho a ser publicado pela impressa, comprometendo-se o corpo docente a ministrar-lhe aulas suplementares que fizessem face ao período perdido, o que foi aprovado por unanimidade.