Ata da sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 05 de Maio de 1951.

1.       Passou-se a ordem doa dia. Comunicou o Sr. Presidente ter recebido dois ofícios do Sr. Diretor da Escola Politécnica, os quais passou a ler submetendo a aprovação do Conselho os nomes escolhidos, na forma da lei, para completar o quorum da Congregação que deverá julgar os pareceres dos concursos a docência livre de “ Geologia Econômica e Noções de Metalurgia”, “ Portos de Mar Rios e Canais”, e “ Hidráulica Teórica e Aplicada”. Tem-se as seguintes indicações, obedecida a ordem das disciplinas citadas: Prof. Arnobio Marques Gama, Ivan de Aquino Fonseca, Eduardo Schimidt Monteiro de Castro e Edmundo Menezes Dantas; Profs. Epaminondas dos Santos Torres, Lisandro Pereira da Silva e Paulo de Menezes Mendes da Rocha; Eng. Civil Aníbal de Araújo Lima, Profs. Antônio Pinheiro Filho e Paulo de Menezes Mendes da Rocha.
    O Conselho aprovou os nomes escolhidos, não  aceitando apenaso nome do Prof. Epaminondas dos Santos Torres, em virtude de incompatibilidade legal.

2.       O Conselheiro Franco da Rocha consultou se os professores que fazem parte das comissões de concurso pode completar o quorum para julgamento desses mesmos concursos. O Sr. Presidente esclareceu a matéria, emitindo parecer contrário a pergunta. A Casa, unanimente manifestou-se de acordo com o Sr. Presidente.
sab, 05/05/1951 - 10:30

1.       O Conselheiro Magalhães Netto pediu que fosse consignado em ata um voto de profundo pesar pelo falecimento do grande sanitarista brasileiro Geraldo de Paula Souza, Diretor da Faculdade de Higiene de S. Paulo e que se telegrafasse á Congregação da Faculdade e a família do morto expressando sentimento. A proposta foi aprovada.
2.       O Conselheiro Franca Rocha agradeceu ao Sr. Presidente e aos demais companheiros a atenção que dispensaram ao pedido da Escola Politécnica, comparecendo a sessão de caráter de urgência.
3.       O Conselheiro Gentil Marinho Barbosa justificou não ter comparecido a sessão anterior em virtude de haver recebido o convite com bastante atraso.
Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão.

Conselheiros Eduardo Lins Ferreira de Araújo
Adriano de Azevedo Pondé
Gentil Marinho Barbosa
Albano da França Rocha
Elysio de Carvalho Lisbôa
Helio Simões
Francisco Peixoto de Magalhães Netto
Paulo Pedreira de Cerqueira
João Mendonça~
Manoel Mendonça Filho
Ismael de Barros
D. Jandyra Coelho
Aurelino Telles
Sob presidência do Vice-Reitor Desembargador Demétrio Ciríaco Ferreira Toruinho

Leitura da ata da reunião anterior, a qual foi unanimente aprovada, sem restrições.