Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 10 de Dezembro de 1962

seg, 10/12/1962 - 14:30
Conselheiros Aristides Gomes
Rodrigo Argolo
Walter Gordilho
João Rescala
Carlos Sepulveda
Adolfo Diniz
Nilza Garcia
Adriano Pondé
Ivo Braga
Carlos Sá
Adalício Nogueira
Torres Homem
Carlos Geraldo
Sandoval Silva
Theonilo Amorim
Magalhães Neto
Acadêmico Claudio Melo
Sob a presidência do Magnífico Reitor Prof. Dr Albérico Fraga.

1.       O Magnífico Reitor mandou o Secretário proceder a leitura da ata da sessão de 21 de dezembro do corrente ano, que lida e posta em discussão foi pelo Cons. Adriano Pondé requerido retificação na ata, de vez que, esta não declinou os nomes dos parlamentares, Aloisio de Carvalho, Antônio Magalhães e Clemens Sampaio, que colaboraram na composição do orçamento da Universidade. Não havendo mais objeção a fazer, Sua Magnificência deu a ata como aprovada.
2.       Foi lida a ata da sessão de 23 de novembro do corrente ano que posta em discussão, foi unanimemente aprovada.
3.       O Magnífico Reitor leu o telegrama de congratulações pela inauguração do novo Edifício dos Seminários Livres de Música, do Prof. Antônio Balbino, Consultor Geral da República- do Prof. Eliseu Paglioli, Ministro da Saúde- do Dr. Martins Rodrigues, do Dr. Herbert Levy- do Prof. Arquimedes Guimarães- do Dr. Edgard Pereira, do Prof. Bilac Pinto, do Acadêmico Claudio Melo- do Deputado Ranieri Mazzili- do Dr. Expedito Machado- do Dr. Orlando Moscoso, do Dr. Verissimo Bittencourt- do Dr. Hugo de Faria- do Deputado Juracy Magalhães Neto Junior, do Dr. Paulo Sarazate. Ainda, telegrama do Senador Aloysio de Carvalho e do Deputado Clemens Sampaio, pedindo transmitir ao Egrégio Conselho Universitário os seus agradecimentos pelo telegrama enviado.
4.       O Magnífico Reitor encaminhou á Comissão de Ensino, a proposta do Prof. João Ignácio de Mendonça sobre a criação do curso de Psicologia na Faculdade de Filosofia- Informou que receberá do Diretor da Faculdade de Odontologia, comunicação de que o aluno Samuel Eduku Cobbeld, natural de Gana, pedira para fazer as provas escritas dos exames finais em inglês.  Aberta a discussão sobre o assunto, o Conselho decidiu que todas as palavras e exames devem ser feitas em língua vernácula.
5.       O Magnífico Reitor, fez uma exposição ao Conselho sobre o Fórum de Reitores realizado em Curitiba, salientando entre outros os seguintes assuntos: 1) Estatuto do Professor 2)Vestibular 3)Gratuidade do Ensino Superior 4) Aplicação de Vagas 5)Formação de Engenheiros e Médicos 6) Orçamento Universitário  e politica de funcionamento do ensino superior 7)Efetivação dos Interinos 8) Fórum de Reitores, em Belém, fevereiro de 1963.
6.       O Magnífico Reitor informou ao Conselho que não haveria condições de votar a Ordem do Dia pois,  o Relator Prof.  Nelson Sampaio, estava participando de um Congresso, no Rio de Janeiro.
7.       O Acadêmico Claudio Melo, referiu-se a estada em Salvador, de um dos Diretores da SUDENE, Sr. Nailton Santos, que comunicou que a SUDENE facilitará  500 bolsas de estudos para estudantes, que façam vestibular para determinadas carreiras universitárias. Sugeriu que para acolher tal ajuda, seria necessário o apressamento da criação do Colégio Universitário.
8.       O Cons. Walter Gordilho estendeu ao Conselho Universitário o convite da Congregação da Faculdade de Arquitetura para a solenidade que terá lugar, amanhã, dia 11, as 21 horas, na sede da Reitoria, quando será entregue ao Prof. Rodrigo Melo Franco de Andrade, o titulo de “Doutor Honoris Causa”.
9.       O Conselheiro Rodrigo Argolo referiu se ao terreno da  Medicina, ao Projeto de Lei do Ministro Darcy Ribeiro, de que os médicos, antes de terem seus diplomas registrados, prestaram um ano de serviço gratuito em municípios onde não haja assistência médica.
10.   O Cons. Adolfo Diniz, pediu urgência para relatar dois processos de complementação do “Quórum” da Faculdade de Filosofia. O Conselho concedeu a urgência.
11.   O Conselheiro Relator disse que o Parecer da Comissão de Ensino era favorável a indicação do “Quorum” apresentado pela Congregação da Faculdade de Filosofia para os concursos de catedráticos de “Língua e Literatura Grega” e para Docência Livre de “Sociologia” e os nomes indicados foram os seguintes:  Para o concurso de “Língua e Literatura Grega” : Albérico Fraga, Augusto Alexandre Machado, Adalício Nogueira, Evandro Baltazar da Silveira, Mario da Fonseca de Barros, Nelson de Souza Sampaio, Aderbal Gonçalves, Ademar Raimundo da Silva, José Martins Catarina e Raul Nogueira Chaves. – Para o de “Sociologia” Antônio Frederico Lacerda Alves, Augusto Alexandre Machado, Ivo Braga, João Alves dos Santos, Nelson de Souza Oliveira, Orlando Gomes dos Santos, Pedro Dantas Pina, Sandoval Leitão da Silva, e Edgard Paulo da Matta. Posto em votação o Parecer, foi aprovado.
12.   Com a palavra o Prof. Adolfo Diniz, Relator da matéria da Escola de Administração, referente a criação de Departamentos e autorização para designar como chefes responsáveis pelos citados departamentos os seguintes professores: -Administração Geral: Prof. Adelmar Cardoso Linhares –Contabilidade Finanças e Controle: Prof. Luiz  Pondé Barreto –Administração de Produção: Prof. Hilton José Marques Rodrigues –Mercadologia: Prof. Ademon Ganem. Posto em discussão, o Conselho aprovou no sentido de que a designação fosse feita a titulo precário.