Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 20 de dezembro de 1963
Em seguida S. Magnificência concedeu ao prof. Magalhães Neto para apresentar o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos, referente à duração do curso de graduação da Escola de Enfermagem.
Com a palavra o Cons. Relator disse que: “Foi dado parecer, esclarecendo que o Conselho Federal de Educação, fixara a duração do curso em anos, o que, conforme determinação do próprio Conselho Federal, não pode ser modificada pelas Congregações ou quaisquer outros órgãos universitários”. Posto em votação foi aprovado.
Ainda com a palavra o Cons. Magalhães Neto passou a relatar o processo da Escola Politécnica referente a antecipação do concurso de habilitação. Posto em votação foi aprovado contra o voto do Cons. Nelson Sampaio.
Com a palavra o Cons. Alceu Hiltner, Presidente da Comissão de Ensino para apresentar Parecer sobre a concessão do título de Professor Emérito ao Doutor Fernando José de São Paulo. Posto em votação o Parecer foi aprovado por unanimidade.
Ainda com a palavra, o Conselheiro passou a relatar a concessão do título Honoris Causa, ao Arquiteto Lúcio Costa. Posto em discussão foi aprovado.
Ainda o citado relator expôs o pedido da Diretoria da Faculdade de Medicina, referente ao aproveitamento dos alunos da 4° e 5° séries sujeitos ao sistema de estágio. Exposto, colocado em votação foi unanimemente aprovado.
Permanecendo com a palavra, o prof. Alceu Hiltner, Presidente da Comissão de Ensino, apresentou o seguinte Parecer, sobre o pedido de abono de faltas dos alunos da Faculdade de Direito. Posto em discussão, o parecer foi aprovado, contra os votos do prof. Torres Homem e dos acadêmicos Pedro Castro e Paulo Duarte.
Em seguida usou da palavra o prof. Carlos Geraldo, Relator da Comissão de Ensino que apresentou o seguinte Parecer sobre o novo currículo da 1° série do curso de farmacêutico da Faculdade de Farmácia. Posto em discussão foi aprovado.
Em prosseguimento da Ordem do Dia, o Magnifico Reitor mandou o secretário proceder a distribuição de cédulas para a eleição do substituto eventual do Vice Reitor S. Magnificência nomeou escrutinadores, o prof. Ismael de Barros e o acadêmico Paulo Duarte.
Foram 22 votantes, conferidas as cédulas, procedeu-se a apuração. Receberam votos os seguintes Conselheiros:
Torres Homem (16)
Magalhães Neto, João Rescala, Nelson Sampaio, Arnaldo Silveira (01)
Em branco (02)
Proclamado eleito o professor Torres Homem, para substituto eventual do Vice Reitor (1964).
Registrado um voto de pesar pelo falecimento do Presidente Kennedy. Posto em votação, foi aprovado por unanimidade.
Requerido um voto de pesar pelo desaparecimento do acadêmico Alvaro Camara. Aprovado.
Requerido um voto de pesar pelo desaparecimento do Desembargador Eduardo Spinola Filho. Aprovado.
A professora Dirce solicitou urgência para o Regimento da Escola de Belas Artes.
Inicialmente o Magnifico Reitor fez registrar em ata a Presença do Prof. Jorge Calmon e da Profa.. Maria Alba Lacerda de Faria, respectivamente, da Faculdade de Filosofia e Escola de Geologia.
Deu notícia do restabelecimento do Prof. Aristides Gomes, que acabou de deixar o Hospital das Clinicas.
Apresentou aos Srs. Conselheiros votos de Boas Festas e um feliz Ano Novo.
Trouxe a apreciação do Conselho indicação do Prof. Demente Mariani para ministrar a aula inaugural a 2 de março.
Deu conhecimento dos seguintes telegramas que acabara de receber: do Senador Aloysio de Carvalho "Reitor Alberico Fraga - Universidade da Bahia - Comunico prezado amigo que a emenda subscrita por mim e pelo Senador Josaphat Marinho, não o fazendo o senador Eduardo Catalão por ausente então de Brasília suplementando dotações orçamentárias da Universidade nos precisos termos da sua carta de treze de agosto acompanhando cópia exposição de motivos endereçada em julho pela Reitoria ao Ministério da Educação foi aprovada pelo senado embora com redução em virtude do critério invariável da Comissão de Finanças quanto as suplementações de verbas dos órgãos e serviços federais Afora isso ficou assegurada através da aprovação de emendas também nossas, uma dotação de cem milhões de cruzeiros para realização de programa de indústrias de médio porte no interior do Estado em convênio com a Universidade do Colorado SDS. A Carvalho”.
O Sr, Reitor agradeceu aos Srs. Professores que enviaram suas sugestões para o plano de trabalho do próximo ano que serão objeto do seu relatório de março à Assembleia Universitária.
Leo o ofício do prof. Arnaldo Silveira comunicando a eleição do prof. Jutorib Lima para Vice Diretor da Escola de Odontologia.
O Professor Adriano Pondé pediu a palavra para e leu uma solicitação da Diretora da Escola de Biblioteconomia e do Diretório Acadêmico, pedindo tratamento idêntico as outras unidades. Pedido encaminhado à Comissão de Legislação e Recursos.
Referente ao internato do 6° ano médico foi proposto ao Conselho a antecipação da inscrição dos alunos desta serie para dezembro, o que foi aceito.
O prof. João Mendonça, com a palavra, solicitou do Conselho autorização para reabrir os cursos na Faculdade de Ciências Econômicas. Professor Magalhães Neto apresentou a proposta de reabertura do curso com credenciamento ao Conselho. Posta em discussão, a proposta foi aprovada.
Dado conhecimento ao Conselho de que acabara de receber um telefonema informando que os estudantes havia atirando bombas no prédio da Faculdade de Ciências Econômicas e que a policia havia cercado o edifício.