Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 23 de agosto de 1963

Pauta: 

ORDEM DO DIA - O Magnifico Reitor concedeu a palavra ao Prof. Alceu Hiltner para apresentar Parecer da Comissão de Ensino, sobre os currículos provisórios para os cursos de licenciatura e jornalismo na Faculdade de Filosofia. A Comissão de Ensino apresentou o Parecer. Posto em votação foi aprovada a proposta da Faculdade de Filosofia, contra os votos dos profs. Alceu Hiltner, Theonildo Amorim, Ivo Braga, Nelson Sampaio e Queiroz Muniz.
O Magnifico Reitor passou a palavra ao Prof. Nelson Sampaio para emitir o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos, referente a concessão do titulo de "Professor Emérito" ao Dr. Eduardo Luis Ferreira de Araújo Parecer , posto em votação, foi aprovado. Fizeram declaração de voto os seguintes Conselheiros: Queiroz Muniz, Dirce Araújo, Torres Homem, Ivete Oliveira, João Mendonça, Adriano Pondé Luiz Tenório, Hernani Sobral, Alceu Hiltner, Carlos Geraldo, Aristides Gomes, Ismael de Barros, conforme notas taquigráficas.
 O Magnifico Reitor concedeu a palavra ao Prof. Lafayete Pondé, para apresentar o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos, sobre a proposta do Magnifico Reitor referente a concessão do titulo de "Doutor Honoris Causa" ao Prof. Moses Bensabat Amzalak. Posto em votação o Parecer, foi aprovado contra os votos dos acadêmicos Luiz Tenório e Paulo Duarte.
Em seguida o Magnifico Reitor, concedeu a palavra ao Prof. Adriano Pondé, Presidente da Comissão para apresentar o Relatório sobre a matéria da Escola de Nutricionistas. O Prof. Adriano Pondé passou o relatório ao acadêmico Luiz Tenório, membro da Comissão, para que procedesse a leitura. O parecer foi aprovado contra os votos dos acadêmicos Luiz Tenório e Paulo Duarte.
O prof. Carlos Geraldo, com a palavra, apresentou o Parecer da Comissão de Ensino referente a complementação do “Quórum” para os concursos das cadeiras de  "Materiais de Construção. Tecnologia e processos Gerais de Construção" e de "Higiene Geral. Higiene Industrial  e dos Edifícios. Saneamento e Traçado das Cidades". O Parecer foi no sentido de aprovação. Os nomes indicados foram os seguintes: Aposentados-Archimedes Pereira Guimarães - Aurélio Brito de Menezes - Javme Cunha da Gama e Abreu - Mario Tarquínio - Miguel Ferreira Dultra - Paulo de M. Pedreira de Cerqueira - Tito Vespasiano Augusto Cesar Pires. Da Faculdade de Filosofia - Aristides da Silva Gomes, Suplente - Lauro Sampaio, Suplente. Da Faculdade de Arquitetura  - Américo Furtado de Simas Filho - Guilherme Bittencourt de SouzaAvila - Walter Veloso Gordilho . Posto em votação, o Parecer foi aprovado.
 
Ainda, com a palavra o Prof. Carlos Geraldo, apresentou Parecer sobre o novo programa de Física para o concurso de vestibular da Escola Politécnica. O Parecer é no sentido de aprovação. Posto em votação o Parecer foi aprovado.

Local: 
Não consta.
Data: 
sex, 23/08/1963 - 09:00
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Reitor Albérico Fraga
Conselheira Maria Ivete Oliveira
Conselheiro Aristides Gomes
Conselheiro João Mendonça
Conselheiro Ismael de Barros
Conselheiro Alceu Hiltner
Conselheiro Pedro Tavares
Conselheiro Ivo Braga
Conselheiro Theonildo Amorim
Conselheiro Hernani Sobral
Conselheira Dirce Araújo
Conselheiro Torres Homem
Conselheiro Nelson Sampaio
Conselheiro Queiroz Muniz
Conselheiro Carlos Sirvas
Conselheiro Carlos Geraldo
Conselheiro Lafayete Pondé
Conselheiro Adriano Pondé
Acadêmico Luiz Tenorio
Acadêmico Paulo Duarte
Expediente: 

 
 

Havendo número legal e não tendo ata para ser lida em face ao curto espaço de tempo entre a última sessão e a presente, o Magnífico Reitor fez as seguintes comunicações:
Leu telegrama do Exm. Sr. Ministro da Educação referente a liberação de verbas da Universidade;
Ofício do Diretório da Escola de Geologia transmitindo as suas reinvindicações a propósito da Escola;
O Magnifico Reitor designou uma comissão de Geologia transmitindo as suas reinvindicações a propósito da situação daquela Escola;
O Magnifico Reitor designou uma comissão presidida pelo Prof. Adriano Pondé, Carlos Simas e o acadêmico Luiz Tenório para estudar e emitir parecer com urgência a respeito das reinvindicações apresentadas.
O Prof. João Mendonça pediu a palavra e requereu que fosse constituída uma comissão para tomar conhecimento dos documentos lidos no Conselho mostrando a impossibilidade de ordem especial, de ordem moral, de ordem pedagógica, administrativa e de ordem legal para que as duas instituições continuem no mesmo prédio. O Conselho não se opôs.
 O Magnifico Reitor indicou os Professores Lafayete Pondé, João Mendonça e Luiz  Tenório. Ainda sobre a matéria, S. Magnificência concedeu a palavra ao Procurador da Universidade, Bel. Arion d'Almeida Monteiro para que informasse ao Conselho de como se está processando o problema, na arena judicial. S. Excia. fez urna exposição a respeito das providencias tornadas pela Procuradoria da Reitoria.
O Magnifico Reitor informou ao Conselho que o Cons. Paulo Duarte havia solicitado a necessidade de o Conselho ouvir a palavra do Presidente do Diretório da Faculdade de Ciências Econômicas sobre as ocorrências naquela Faculdade. Sobre o assunto o Magnifico Reitor concedeu a palavra ao Acadêmico Manoel Castro.
O Presidente do Diretório da Faculdade de Ciências Econômicas leu para os Senhores Conselheiros uma serie de reinvindicações, conforme notas taquigráficas. O Magnifico Reitor deu conhecimento ao Conselho de que o  Prof. Mendonça já está de posse das chaves da casa, do Solar Marback, com as obras feitas. O Cons. Aristides Gomes justificou a ausência do Professor Magalhães Neto.